5 dicas para o sucesso de equipes distribuídas por Gabriel Notari

14 nov 2016 | Cultura Ágil

Aqui você irá aprender sobre:

Aquí aprenderás sobre:

Here you will learn about:

Ici, vous apprendrez:

Qui imparerai a conoscere:

Hier erfahren Sie Folgendes:

Gabriel Notari, head of delivery da ThoughtWorks Brazil, fez uma enquete sobre equipes distribuídas. Como resultado, ele compartilha cinco dicas para o sucesso de projetos realizados por equipes distribuídas:

1.  Entender a infraestrutura necessária para o projeto, e compará-la com a infraestrutura existente: conexão com internet, câmera decente, fones de ouvido e microfones bons necessários para o trabalho. Talvez exista um checklist nessa etapa que faça sentido, mas a ideia é entender o que precisa ser verificado. Alguém da equipe trabalha de casa? Então ter um espaço exclusivo em casa é essencial. Ter um local específico, longe do barulho e da rotina da casa, que possa ser utilizado com conforto é algo indispensável. Ajuda no foco, na concentração e, inclusive, a separar trabalho da vida pessoal
2.   Momentos presenciais programados: como formar o time, como criar intimidade para se ajudar e para criticar, como entender o que cada pessoa pode ou não contribuir, enfim. Todas aquelas coisas que fazem com que viajemos para nos encontrar face-a-face (e.g. uma inception enxuta), de tempos em tempos, essencial nos projetos offshore;
3.   Handoff de atividades: o que eu estou fazendo agora e deve ser comunicado a alguém? Como que a continuidade do que eu estou fazendo pode ser garantida, caso eu precise passar para outra tarefa? alguém em um fuso diferente tem de continuar o que comecei a fazer?
4.   Descentralização ou redundância da liderança em todos os locais: garantir que tenhamos proxies confiáveis de liderança em todos os locais (não ler liderança como “o gerente do projeto”, mas sim como “quem toca o projeto pra frente, em todos os sentidos”);
5.   Formar times de fato distribuídos: entender que todos, independente de onde estejam, são parte da equipe e que devem ser incluídos nos processos e cerimônias. Evitar que alguém se sinta somente um trabalhador remoto (“I was suddenly just a remote worker “ descrito  neste artigo )

 

Alguns links

Durante a pesquisa, alguns colegas (Bruno Tavares, Fabio Pereira, Marco Valtas e Paulo Caroli) compartilharam alguns links bem relevantes sobre o assunto. Seguem os links:

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
User Story Review (Revisão de Histórias de Usuários)

User Story Review (Revisão de Histórias de Usuários)

Você já trabalha com o Ágil ou Scrum? Se sim, já se deparou com a escrita de histórias de usuários, se não, a escrita de história de usuários é a forma de expressar a necessidade do cliente/usuário. Por isso, é uma das mais importantes etapas do desenvolvimento, pois ela traz um conjunto de informações que será usado para desenvolver software, aplicativo, sistema, como queira chamar. Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre USER STORY REVIEW.

ler mais
Cultura Organizacional e a Agilidade

Cultura Organizacional e a Agilidade

Para empresas que passam por momentos de transformação, sejam elas ágeis, digitais ou culturais, olhar para a forma como as relações são construídas, os temas se organizam e os valores são praticados é fundamental. Quando uma empresa busca mudanças significativas, como a adoção de novas tecnologias, práticas ágeis, ou a redefinição de seus processos e governança, é crucial considerar como essas mudanças se alinham com a cultura existente. E isso é o que você irá conferir neste artigo do autor JP Coutinho sobre Cultura Organizacional e Agilidade.

ler mais

Pin It on Pinterest