Uma boa conversa de bar: é isso que você tem em suas mãos agora. Este não é mais só um livro sobre agilidade, mas também uma conversa aberta e esclarecedora com respostas a perguntas frequentes sobre agilidade, inovação, trabalho em equipe e pragmatismo.
Mas este livro também vai além de perguntas e respostas. Ele será o responsável por lhe fazer pensar, refletir e compreender a iteração atual entre pessoas, equipes e organizações. Tudo isso acompanhado de muito carisma, pragmatismo e conhecimento, características marcantes dos autores Fábio e Vitor.
O primeiro dos quatro valores do Manifesto Ágil é: “Indivíduos e iterações mais que processos e ferramentas”. Ou seja, antes de tudo, é preciso humanizar o projeto e se relacionar com as pessoas envolvidas. É somente por meio do contato com outros indivíduos, da comunicação e da troca de experiências e de conhecimentos que um projeto ágil terá sucesso. E é exatamente isso as próximas páginas irão lhe proporcionar!
Logo após retornar ao Brasil e fazer parte da fundação da AgileBrasil, em 2010, eu conheci o Fábio e o Vitor. Esse encontro, aliás, aconteceu numa excelente conversa numa mesa de bar, após um evento. Desde então, segui encontrando eles nas conferências, nos eventos e nas rodas de conversas sobre agilidade, gestão, inovação e transformação. Cada uma dessas ocasiões gerou muito aprendizado em conjunto e é por isso que me senti tão honrado com o convite de escrever este prefácio. O trabalho do Fábio e do Vitor é incrível e de extrema importância para quem quer trabalhar com gestão de projetos ágil, então aproveite a oportunidade de aprender o máximo possível com eles.
Os autores compartilham muito conhecimento sobre cada um dos temas. Porém o que mais chama a atenção é o carisma, a forma cativante como ambos se relacionam com pessoas de várias tribos – Scrum, Kanban, XP, PMI, Lean Inception, Lean StartUp, Design Thinking etc – e promovem uma excelente iteração entre elas.
Assim como no primeiro valor do Manifesto Ágil, eles têm muito a compartilhar sobre processos e ferramentas. Entretanto, valorizam muito mais os indivíduos e as interações. Isso é grande segredo do sucesso e também o importante objetivo do livro: entender indivíduos e promover iterações.
Então, abra uma cerveja – ou uma água, um suco ou a bebida de sua preferência –, e imagine-se na mesa do bar, conversando com o Fábio e o Vitor. Esteja disposto a aprender e também a compartilhar os seus conhecimentos, lembre-se de que são esses relacionamentos que promovem resultados.
Agora, um conselho: aproveite isto que está em suas mãos. Faça uso dessa boa conversa de bar, porque é daquelas que conta com um excelente bate-papo, de modo descontraído, mas extremamente efetivo e eficaz, com muito aprendizado e troca de experiências.
Boa leitura!
Paulo Caroli, consultor principal da Thoughtworks, cofundador da AgileBrazil e autor do livro Lean Inception