Episódio 9: Faça a coisa certa e faça certo as coisas

12 fev 2022 | Podcast

>> Ouça este episódio

Eu sou o Paulo Caroli e este é o Podcast Mínimo Viável, onde compartilho conhecimento sobre as novas relações de trabalho e, assim, contribuo para a transformação de um mundo melhor.

Lean Inception é um workshop colaborativo para alinhar um grupo de pessoas para construir o produto certo, a solução com muito sucesso. Ele é um workshop muito influenciado por Lean StartUp e Design Thinking, o design centrado no usuário.

É um workshop  muito colaborativo, muito bem organizado, com uma sequência de atividades que vai ajudar, sim, a esse grupo de pessoas que está buscando a solução ou o produto ideal, a alinhar e decidir por onde a gente começa? Qual é o Mínimo Viável para a gente começar nessa caminhada.

Das maiores dificuldades para as empresas e organizações para desenvolver um novo produto, uma nova solução, a primeira: é e aí, como é que a gente sabe se isso vai atender o que o usuário necessita ou vai resolver uma dor no usuário?

A gente vive muito num mundo hipotético de suposição. A gente pode até fazer várias entrevistas com o usuário, perguntar para ele e aí, o que você quer? Como é que a gente melhora a sua vida? Mas, você nunca vai saber se isso realmente está ajudando o usuário até que ele esteja usando e recomendando o seu produto, a sua solução para os outros.

O Ford tinha uma frase que ele falava: “se eu tivesse perguntado para os meus usuários o que eles queriam, teriam respondido os cavalos mais rápidos”. Essa que é a parte do Lean StartUp, de trabalhar com o MVP, de você pensar assim tem que ouvir os seus usuários, mas cuidado para não gastar muito tempo ouvindo.

Ouve e cria logo o seu Mínimo Viável e coloca na mão do usuário para validar se eu estou atendendo à necessidade dele, se estou resolvendo uma dor que ele tinha, que esse usuário, que essa usuária tinha.

A gente está evoluindo nosso produto, nossa solução, num caminho que é bom para o negócio e atende à necessidade do usuário? Essa é a dor: como responder essa pergunta e de forma rápida.

Eficiência e eficácia… A gente tem que ser muito eficiente e muito eficaz.

Em inglês, tem aquela frase “it’s doing the right thing and doing to right”. Com métodos ágeis, a gente ficou muito bom em fazer tudo com muita eficiência, a gente passou a trabalhar melhor, a gente responde rápido, a gente usa Scrum, Kanban, a cada Sprint, a cada semana a gente demonstra o que a gente está fazendo.

A gente ficou muito eficiente, as ferramentas que a gente usa nos ajudaram com a eficiência. Agora, uma grande questão que é essencial é ser eficaz. A maior perda que você tem é fazer de forma muito eficiente algo que nunca deveria ser feito, daí essa questão de novo: é o Lean StartUp, é o Produto Mínimo Viável, decidir por onde a gente começa, tentar ser muito eficaz e validar se a gente está realmente sendo eficaz.

A eficácia é essencial. Como um negócio, uma organização, a gente não pode perder tempo, dinheiro e recurso criando a solução errada, criando o produto errado. A gente sempre precisa experimentar para validar rápido.

O erro não tem problema, você sempre está gerando muito aprendizado.

O erro tem problema se ele leva muito tempo para você errar, você não faz nada com esse aprendizado e você permanece no erro. Então, o MVP é uma forma muito rápida de vamos validar, vamos ser eficazes, vamos criar algo que a gente acha que vai resolver, mas não vamos criar a solução completa.

Vamos criar um Mínimo Viável, colocar na mão do usuário e verificar e aí… funcionou? vamos mais, vamos mais… vamos construir a coisa certa, claro, com muita eficiência, mas, sim, com muita eficácia. Daí, a Lean Inception, vamos ser eficazes, alinhar o grupo de pessoas e decidir por onde a gente começa.

Super importante: qualquer caminhada, se você quer chegar no topo dos Himalaias, que ótimo, você vai chegar lá no topo, mas você precisa decidir: qual é a primeira etapa? Qual é o primeiro passo? Você precisa ser muito eficaz no seu começo!

Pense grande, comece pequeno e aprenda rápido.

 

E aqui o episódio de hoje. Espero que você tenha gostado. Eu te peço para se inscrever e recomendar esse podcast na sua plataforma de podcast preferida, como Spotify e YouTube, e nas redes sociais. Ou, como eu prefiro: recomende aos seus amigos. Assim, você me ajuda com a missão de compartilhar conhecimento sobre as novas relações de trabalho, de forma a contribuir para a transformação de um mundo melhor.

>>> Temos mais uma novidade: se você gostou desse episódio, escreva um review na sua plataforma de podcast preferida e nos envie um e-mail com um print para [email protected]. Os cinco primeiros e-mails vão ganhar um livro a sua escolha.

 

Notas do episódio

Lean Inception – como alinhar pessoas e construir o produto certo (Casa Firjan)

MVP: Conheça e saiba como usar o produto mínimo viável

Próximos Treinamentos Lean Inception online e ao vivo

Treinamento Gravado Pocket Lean Inception

 

>> Adicione nosso podcast a sua playlist

Caroli.org

A Caroli.org, com um excelente time e a integração de pessoas autoras, treinadoras, parceiras e demais colaboradoras, tem como missão principal compartilhar conhecimento e, dessa forma, contribuir para a transformação de um mundo melhor. Veja mais detalhes sobre nossos Treinamentos autorais e exclusivos, nossos Livros e muitos outros conteúdos em nosso Blog.
Episódio 42: Como implementar e otimizar UX em times ágeis?

Episódio 42: Como implementar e otimizar UX em times ágeis?

Neste episódio do Podcast Mínimo Viável, você vai conferir a primeira parte de uma excelente apresentação de Rodrigo Moreira – autor do Treinamento UX Ágil – oportunidade em que ele aponta mais detalhes sobre como é possível atuar com UX em times ágeis e trazer maior performance e eficiência ao processo, diferenças entre UX Design e UI Design, maturidade de UX nas organizações e muito mais.

ler mais

Pin It on Pinterest

X
X
X