Como fazer MVP em projetos com um ciclo longo de aprovação?

7 nov 2016 | MVP

Aqui você irá aprender sobre:

Aquí aprenderás sobre:

Here you will learn about:

Ici, vous apprendrez:

Qui imparerai a conoscere:

Hier erfahren Sie Folgendes:

Pergunta: Paulo, como aplicar essas ideias de MVP e inception se a minha empresa ainda tem ciclos longos para a aprovação de projetos?

 

Eu imagino que no futuro sua empresa, assim como a maioria das empresas de produtos digitais, não vai mais ter ciclos longos para aprovação de projetos.

Muitas praticas descritas no livro Lean Enterprise e similares livros precursores já serão utilizadas. Por exemplo, um portfólio de produtos baseado nos 3Hs, um estilo beyound budgeting para controle financeiro, talvez até contratos mais ágeis, mesmo para aqueles que precisam de mais controle na gestão de outsourcing.

A nossa indústria vai ter feito um shift de projetos para produtos. Talvez até mesmo de processo para produtos.

Mas a sua pergunta é muito válida, e específica para o mundo atual, aonde, em muitas empresas, ainda somos “projetizados” e temos longos ciclos de aprovação.

Visitei algumas grandes organizações, com perfil similar à sua, que queriam começar e trabalhar com MVP. Percebi que elas seguiram uma das seguintes  três formas:

1. MVP antes de ir para o departamento de TI

O time de marketing ou de produto vai testar a ideia antes de abrir um projeto. Constrói o MVP dentro de casa, sem depender da TI. Algo simples, mas que fornece subsídio para mostrar que o projeto merece atenção especial pois trará muito retorno (comprovado pelos resultados do MVP). Isso tem até um nome: Shadow IT.

2. Abre o projeto, e organiza ele em MVPs

Faz a inception enxuta, entende o plano de evolução do produto via MVPs. Depois controla o projeto de acordo com as entregas e os resultados dos MVPs.

Isso pode ser menos ou mais burocrático, dependendo do nível de maturidade Lean e Ágil da sua empresa.  Esse eBook — Enxugando a maquina –pode te ajudar a lidar com tal burocracia.

3. Cria uma fila, ou portfólio distinto para trabalhar com MVPs

Essa é minha opção preferida pois representa um passo inicial para alterar a gestão de portfólio, mudando o foco de projeto para produto.

Comece pequeno. Tenta separar uma fatia do portfólio para esse tipo de iniciativa: criação ou evolução de produto via MVP. Essa fatia é pequena. Esse portfólio é distinto. Não crie ciclos ou estruturas de aprovação burocráticas.

A aprovação para trabalhar num MVP deve ser bem mais rápida. Até por que ele é pequeno. Agora cabe a você mostrar logo o resultado desse MVP para colocar um novo pedido para outro MVP nessa fila.

[content_block id=3005 slug=inception-mvp-e-diretoaoponto]

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
MVP, equipe de produto e o tempo

MVP, equipe de produto e o tempo

O tempo disponível para emplacar um produto de sucesso é curto. Se você não o fizer, alguém vai fazer. O maior erro é exagerar e se apressar para elaborar e criar todo o produto. Por exemplo, contratar mais gente, planejar todo o produto, trabalhar 14 horas por dia (incluindo fim de semana e feriados).

ler mais

Pin It on Pinterest