Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Construir ou Comprar MVP: Matriz para tomada de decisão

Ao embarcar em um novo empreendimento de produto, muitas vezes surge uma questão fundamental no início do processo: Devemos construir ou comprar nosso MVP (Produto Mínimo Viável)? Embora vários artigos discutam como abordar essa decisão, poucos a abordam através das lentes da estratégia focada em MVP – começando aos poucos para alcançar progressivamente sua visão de produto.

Construir ou Comprar MVP: Aprendizagem

O objetivo principal de um MVP é aprender. Existe uma solução pronta para uso que possa facilitar esta fase inicial de aprendizagem? Caso contrário, é mais viável construir uma solução personalizada ou modificar um serviço existente? Às vezes, uma abordagem híbrida é melhor, usando os serviços existentes como base para o seu MVP.

Construir ou Comprar MVP: Time to Market

A velocidade é crucial. Quanto mais rápido você colocar seu MVP nas mãos dos usuários, mais rápido poderá obter feedback. Avalie qual opção – construir ou comprar – permitirá que você entre no mercado mais rapidamente, mesmo que o produto inicial seja rudimentar.

Construir ou Comprar MVP: Esforço

Considere o esforço envolvido. Uma abordagem de alto esforço pode atrasar o aprendizado e o feedback. Avalie se construir ou comprar oferece um caminho de menor resistência e implantação mais rápida do seu MVP.

Construir ou Comprar MVP: Custo

As considerações de custo estão intimamente ligadas ao esforço. Analise as implicações financeiras de cada opção. Como o custo de aquisição de soluções pré-construídas se compara às despesas de desenvolvimento interno?

Construir ou Comprar MVP: E se for sucesso

Imagine o melhor cenário: seu MVP é um sucesso retumbante. Qual opção permite escalar rapidamente e adicionar recursos alinhados à sua visão de produto de longo prazo?

Construir ou Comprar MVP: E se falhar

Por outro lado, considere as implicações do MVP não atender às expectativas. Qual opção – construir ou comprar – torna mais fácil dinamizar ou encerrar o projeto com perdas mínimas?

Construir ou Comprar MVP: Matriz de Decisão

Para abordar sistematicamente estes fatores, utilizo uma matriz de decisão que pontua cada critério de 1 a 5 – sendo 1 o menos favorável e 5 o mais favorável. As partes interessadas e as pessoas eu fizeram pesquisa sobre possíveis soluções para o MVP devem estar envolvidos neste processo de pontuação para garantir uma decisão bem fundamentada.

Construir ou Comprar MVP: Cálculo da Pontuação da Matriz de Decisão

Para avaliar sistematicamente cada opção – construir, comprar ou outra alternativa – calculamos a pontuação de cada opção com base no seguinte critério numa escala de 1 a 5:

  • Aprendizagem: 1 (proporciona pouco aprendizado sobre o produto) a 5 (proporciona aprendizado crucial sobre o produto).
  • Time to Market: 1 (retarda a entrada no mercado) a 5 (acelera significativamente a entrada no mercado).
  • Esforço: 1 (requer esforço significativo) a 5 (requer esforço mínimo para lançamento).
  • Custo: 1 (muito caro) a 5 (altamente econômico).
  • E se Sucesso: 1 (difícil de escalar e atender a alta demanda) a 5 (fácil de escalar e lidar com sucesso).
  • E se Falha: 1 (complicado e caro para descontinuar) a 5 (fácil e barato para descontinuar).

As pontuações de cada critério são somadas para determinar a opção mais viável. A escolha com maior pontuação total é considerada a melhor, pois está estreitamente alinhada aos nossos objetivos estratégicos e operacionais.

Construir ou Comprar MVP: Ferramenta Excel para Tomada de Decisões

Para auxiliar as partes interessadas na aplicação desta matriz, criei e usei uma ferramenta MVP Matriz de Decisão Construir ou Comprar (abra-a e faça uma cópia para usá-la). Este Excel compartilhado apresentará um modelo onde os usuários podem inserir pontuações para cada critério em diferentes opções. A planilha Excel calculará automaticamente as pontuações totais, ajudando a visualizar e comparar os resultados potenciais da decisão de construir ou comprar. Esta abordagem prática garante que todas as partes envolvidas possam participar ativamente no processo de avaliação, tornando a tomada de decisões mais colaborativa e baseada em dados.

Exemplo de resultado de construção ou compra de MVP

Resumindo

A decisão de construir ou comprar um MVP pode ser altamente eficaz quando as partes interessadas e os investigadores – que examinaram minuciosamente as opções de compra e construção – estão ativamente envolvidos no processo de tomada de decisão. Esta abordagem é particularmente benéfica para organizações que estão comprometidas em alavancar estratégias de MVP.

Se os objetivos da sua organização vão muito além do estágio de MVP, considere adotar um processo mais abrangente (aqui estão alguns artigos recomendados: aqui, aqui e aqui). Você deve investir mais tempo em um planejamento estratégico mais amplo. Nesses casos, os insights deste artigo podem ser menos aplicáveis. Além disso, um workshop Lean Inception, projetado para alinhar os membros da equipe no MVP e nas metas mais amplas do produto, pode não ser tão benéfico para equipes que desejam um plano detalhado e final.

 

>> Curte o assunto MVP, mas não está em uma grande organização para fazer uma Lean Inception? Então conversa com o ChatMVP.

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
Lean Inception seguida pelo PBB

Lean Inception seguida pelo PBB

Neste artigo, você aprenderá como combinar Lean Inception e Product Backlog Building (PBB) para otimizar o desenvolvimento de produtos. Primeiro, a Lean Inception define funcionalidades e cria o Canvas MVP. Em seguida, o PBB detalha essas funcionalidades em itens de backlog e histórias de usuário, priorizando e planejando as entregas em Sprints. Essa combinação proporciona uma abordagem eficiente e colaborativa, resultando em um backlog bem estruturado e um plano de entrega claro.

ler mais
O Canvas MVP

O Canvas MVP

Construir produtos de muito sucesso, reduzindo tempo, uso de recursos e alinhados às necessidades dos usuários, é o desejo de qualquer organização ou negócio. Neste artigo, o criador do método Lean Inception, Paulo Caroli, traz a você mais detalhes sobre o Canvas MVP, importante ferramenta utilizada para validar ideias de produtos.

ler mais

Pin It on Pinterest