Data Product Thinking: Unindo o universo de Dados e Produto

21 jul 2022 | Cultura Ágil

Conheça a abordagem que está apoiando times profissionais ao redor do mundo

Por Luma Corrêa*

Desenvolver o produto certo é o que todas empresas desejam e, para isso, apostam milhões em implementações tecnológicas e contratações de profissionais altamente qualificadas e especialistas. Se os produtos forem iniciativas de dados, então, esses investimentos crescem exponencialmente, ao passo que algumas frustrações tendem a surgir do processo de definição e desenvolvimento dos produtos.

A complexidade na definição do escopo de um projeto de dados também cresce devido à quantidade de variáveis que podem impactar o resultado do produto final.

Diante disso, constatei uma ausência de referências que auxiliem pessoas POs (Product Owner), PMs (Product Manager) e BAs (Business Analyst) a realizarem a etapa de descoberta de produtos em desafios de dados. Consequentemente, há uma dificuldade em direcionar o delivery dos produtos de dados.

Fato que demanda um alto esforço dessas profissionais para criar as próprias ferramentas ou adaptá-las a esses contextos – o que na maioria das experiências vividas, comprovou-se ineficaz ou ineficiente – pois ao final do processo de descoberta de produto, não havia direcionamentos para um plano de delivery que fosse alinhado à estratégia de negócio. Ou seja, o time acabava ficando sem orientações consistentes sobre os trabalhos a serem feitos e sobre quais caminhos melhor executar as primeiras entregas.

A partir desse cenário, iniciei uma pesquisa que evidenciou essa ausência de referências sobre o tema de descoberta de produtos de dados (discovery) e nos apontou um enfoque muito técnico para o direcionamento desses tipos de produtos em iniciativas e desafios de dados.

Projetos de IA/ML (inteligência artificial / machine learning) ou Big Data, iniciativas de data visualization e analytics, entre outras de diferentes naturezas tendem a culminar em desenvolvimentos de produtos de dados (data products) com um resultado de baixa percepção de valor e de impacto para as usuárias e o negócio ou, até mesmo, desconectado do contexto e da estratégia do negócio.

Na minha trajetória, identifiquei algumas ferramentas, diversos “canvas” (painéis de atividades) foram encontrados e até constatamos alguns institutos e escolas de dados que propõem certas atividades para direcionar um desafio que envolve produtos de dados. Porém, todos com enfoque extremamente técnico, que pouco consideram contexto de estratégia, produto e impactos no negócio.

Data Product Thinking

Tendo em vista todas as análises feitas, criei um modelo de pensamento que denominei de “Data Product Thinking”. A proposta fundamenta-se na fusão dos pensamentos de produto e de dados e tem como objetivo preencher essa lacuna do mercado de tecnologia e ser uma referência enquanto uma abordagem eficaz e especialista em desafios de produtos de dados de diferentes naturezas.

*Data Product Thinking é uma abordagem criada desde 2021 e que está sendo amadurecida por Luma Corrêa, especialista em produtos de dados e negócios digitais.

Gostou deste conteúdo?

Em breve, a Luma vai compartilhar mais conteúdos para toda comunidade. Atualmente, ela vêm evoluindo e compartilhando sobre o assunto em eventos abertos à comunidade de tecnologia e interessados no tema.

 

Caroli.org

A Caroli.org, com um excelente time e a integração de pessoas autoras, treinadoras, parceiras e demais colaboradoras, tem como missão principal compartilhar conhecimento e, dessa forma, contribuir para a transformação de um mundo melhor. Veja mais detalhes sobre nossos Treinamentos autorais e exclusivos, nossos Livros e muitos outros conteúdos em nosso Blog.
A crise vai passar

A crise vai passar

Esta crise, como todas as anteriores, vai passar. As pessoas colaboradoras da Caroli.org vão apoiar a comunidade nesse momento. Confira neste conteúdo a iniciativa “Participe agora, pague depois” e avise aquela colega que vai se beneficiar disso.

ler mais
Crie a Visão de Troca de Valor

Crie a Visão de Troca de Valor

A Visão de Troca de Valor permite o claro entendimento de quem são os principais atores com quem a empresa e seu produto se relacionam, o que cada ator recebe, ou deveria receber, e entrega, ou deveria entregar, de seu produto. Veja neste artigo mais detalhes sobre o assunto, exemplos e como construir a Visão de Troca de Valor.

ler mais
Medir a produtividade em equipes de software vai além de olhar apenas o volume de código produzido: você precisa do Coeficiente de Produtividade

Medir a produtividade em equipes de software vai além de olhar apenas o volume de código produzido: você precisa do Coeficiente de Produtividade

Neste artigo, o autor Alberto Silveira usa uma simples metáfora de restaurante para ajudar os leitores a entender que, ao construir software, cada unidade de trabalho é importante e essencial. Entre os temas abordados com a analogia, estão: como as equipes de alto desempenho medem a eficácia, a importância de uma perspectiva mais humana, o desafio de satisfazer o cliente e muito mais.

ler mais

Pin It on Pinterest