Data Product Thinking: Unindo o universo de Dados e Produto

21 jul 2022 | Cultura Ágil

TAG:

Por Carolina Vega e Luma Corrêa*

Conheça a abordagem que está apoiando times profissionais ao redor do mundo

Desenvolver o produto certo é o que todas empresas desejam e, para isso, apostam milhões em implementações tecnológicas e contratações de profissionais altamente qualificadas e especialistas. Se os produtos forem iniciativas de dados, então, esses investimentos crescem exponencialmente, ao passo que algumas frustrações tendem a surgir do processo de definição e desenvolvimento dos produtos.

A complexidade na definição do escopo de um projeto de dados também cresce devido à quantidade de variáveis que podem impactar o resultado do produto final.

Diante disso, constatamos uma ausência de referências que auxiliem pessoas POs (Product Owner), PMs (Product Manager) e BAs (Business Analyst) a realizarem a etapa de descoberta de produtos em desafios de dados. Consequentemente, há uma dificuldade em direcionar o delivery dos produtos de dados.

Fato que demanda um alto esforço dessas profissionais para criar as próprias ferramentas ou adaptá-las a esses contextos – o que na maioria das experiências vividas, comprovou-se ineficaz ou ineficiente – pois ao final do processo de descoberta de produto, não havia direcionamentos para um plano de delivery que fosse alinhado à estratégia de negócio. Ou seja, o time acabava ficando sem orientações consistentes sobre os trabalhos a serem feitos e sobre quais caminhos melhor executar as primeiras entregas.

A partir desse cenário, iniciamos uma pesquisa que evidenciou essa ausência de referências sobre o tema de descoberta de produtos de dados (discovery) e nos apontou um enfoque muito técnico para o direcionamento desses tipos de produtos em iniciativas e desafios de dados.

Projetos de IA/ML (inteligência artificial / machine learning) ou Big Data, iniciativas de data visualization e analytics, entre outras de diferentes naturezas tendem a culminar em desenvolvimentos de produtos de dados (data products) com um resultado de baixa percepção de valor e de impacto para as usuárias e o negócio ou, até mesmo, desconectado do contexto e da estratégia do negócio.

Em nossa trajetória, identificamos algumas ferramentas, diversos “canvas” (painéis de atividades) foram encontrados e até constatamos alguns institutos e escolas de dados que propõem certas atividades para direcionar um desafio que envolve produtos de dados. Porém, todos com enfoque extremamente técnico, que pouco consideram contexto de estratégia, produto e impactos no negócio.

Data Product Thinking

Tendo em vista todas as análises feitas, criamos um modelo de pensamento que denominamos de “Data Product Thinking”. A proposta fundamenta-se na fusão dos pensamentos de produto e de dados e tem como objetivo preencher essa lacuna do mercado de tecnologia e ser uma referência enquanto uma abordagem eficaz e especialista em desafios de produtos de dados de diferentes naturezas.

*Data Product Thinking é uma abordagem criada desde 2021 e que está sendo amadurecida por Carolina Vega e Luma Corrêa.

 

*Carolina Vega é uma entusiasta da inovação, análise de dados, inteligência artificial, estratégias de negócios e smart cities. Como experiente Analista de Dados de Negócios, ela colabora para que as empresas possam extrair insights valiosos e tomar decisões estratégicas embasadas em dados. Sua abordagem colaborativa e orientada para soluções impulsiona a inovação e o crescimento sustentável.

 

*Luma Corrêa é apaixonada pelos universos de dados e de produto, com mais de 12 anos de experiência na área de tecnologia. Com um histórico de grandes desafios como líder de produtos e projetos, já tendo passado por empresas de diversos segmentos como Energia, Logística, Varejo, Legaltech e startups, Luma está atualmente no Grupo Boticário como GPM na Diretoria de Dados da companhia, onde segue focada em apoiar equipes de produtos de dados em potencializar suas entregas de valor. Seu objetivo é promover abordagens que facilitem os trabalhos dos times e estejam orientadas a resultados que alavanquem cenários empresariais cada vez mais eficientes, inteligentes e, sobretudo, informados.

Caroli.org

A Caroli.org, com um excelente time e a integração de pessoas autoras, treinadoras, parceiras e demais colaboradoras, tem como missão principal compartilhar conhecimento e, dessa forma, contribuir para a transformação de um mundo melhor. Veja mais detalhes sobre nossos Treinamentos autorais e exclusivos, nossos Livros e muitos outros conteúdos em nosso Blog.
Retrospectiva 2023

Retrospectiva 2023

Neste conteúdo, você vai conferir a Retrospectiva da Caroli.org neste ano de 2023. Veja o Top 5 de artigos mais lidos, episódios do nosso Podcast Mínimo Viável, eventos ao vivo, além das soluções que foram novidades na área In Company e muito mais.

ler mais

Pin It on Pinterest