[Lean Inception] Como as empresas tem conciliado Inception com pré-vendas?

18 set 2017 | Lean Inception

Aqui você irá aprender sobre:

Aquí aprenderás sobre:

Here you will learn about:

Ici, vous apprendrez:

Qui imparerai a conoscere:

Hier erfahren Sie Folgendes:

Pergunta: Se somente após o Workshop da Inception eu saberei quanto tempo e quanto custará cada MVP, como as empresas tem conciliado isso com o processo de pré-vendas? O cliente normalmente pedirá uma proposta comercial com o prazo e custo antes de fechar negócio. Eu imagino que as empresas não param um time de projetos para fazer uma Inception para cada nova oportunidade de negócio, certo? O ideal seria a inception ser oferecida como parte da consultoria? pré-projeto? Como as principais empresas tem lidado com isso no mercado?

 

Resposta: Muito boa a sua pergunta: inception, time de projetos, pré-venda…

É isso mesmo. Somente depois da inception o time vai ter uma ideia melhor sobre o esforço para criar o MVP, e quanto custará para criá-lo.

“Eu imagino que as empresas não param um time de projetos”

Esse é o maior problema. Atualmente a maioria das empresas trabalha com time de projetos, e isso atrapalha.

Se fossem times de produto, nada mais natural do que parar para fazer uma inception, ou seja, avaliar e planejar (via MVP) uma nova oportunidade de negócio.

Mas com time de projeto isso fica menos natural, afinal de contas, o tal projeto já deve ter sido aprovado. E isso leva a sua outra pergunta… o processo de pré-venda.

Mais um problema. Mesmo antes da inception, um time (especialmente se for terceiro) participa do processo de pré-venda onde passa alguma estimativa de prazo e custo para trabalhar em algo.

Isso não encaixa bem com a Lean Inception.

Lean Inception encaixa como uma luva numa estratégia mais enxuta (Lean Strategy), com times de produtos e reavaliação da estratégia do negócio como parte do processo. Estou tentando escrever mais sobre isso. Vou colocando nesse E-Book: Lean Strategy.

 

lean-strategy-eBook

Como consultoria, ou empresa terceira, eu gosto do seguinte modelo. Vou tentar dar um exemplo:

A empresa A quer contratar a consultoria C para fazer o projeto.

A consultoria C diz o valor do time por semana para trabalhar em tal projeto, mas não informa quanto tempo o projeto vai levar.

A empresa A contrata somente uma semana da consultoria C para realizar uma Lean Inception. Ao final da inception, todos saberão o esforço e custo relacionado ao MVP.

A empresa A decide se mantém  a consultoria C para criar o MVP.

Esse é um exemplo simplificado, mas passa a ideia.

Claro que os contratos devem refletir isso, o que pode ser mais ou menos burocrático.

O Ismael Melo é especialista em contratos e contagem de pontos de função (as vezes um requisito contratual; por exemplo contratação pelo governo). Ele descreveu bastante sobre como lidar com isso tudo (junto com ágil e Lean, inclusive a Lean Inception) neste E-Book: Enxugando a máquina: Lean MVP & Pontos de Função.

[content_block id=3005 slug=inception-mvp-e-diretoaoponto]

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Técnicas para Facilitação de Lean Inception

Técnicas para Facilitação de Lean Inception

Como você facilita uma reunião, uma atividade ou uma sessão de workshop? Deve ser um grande grupo com todos conversando? Começar com um brainstorming individual? Trabalha em grupos menores? Você deve considerar muitas opções para decidir a formação do grupo e abordagem de comunicação. Neste artigo, o autor Paulo Caroli compartilha algumas técnicas e dicas usadas durante na facilitação de workshops Lean Inception, incluindo conselhos para executá-las remotamente.

ler mais
O Canvas MVP

O Canvas MVP

Construir produtos de muito sucesso, reduzindo tempo, uso de recursos e alinhados às necessidades dos usuários, é o desejo de qualquer organização ou negócio. Neste artigo, o criador do método Lean Inception, Paulo Caroli, traz a você mais detalhes sobre o Canvas MVP, importante ferramenta utilizada para validar ideias de produtos.

ler mais

Pin It on Pinterest