Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Como adaptar a Lean Inception para criar Roadmaps de Produtos Digitais: Um guia prático com Bruna Fonseca

Por Bruna Fonseca*

É com imensa alegria que venho escrever esse conteúdo para compartilhar um pouco das minhas experiências e conhecimentos com você leitor, leitora que acompanha os conteúdos da Caroli.org. Hoje, quero levar vocês a um pensamento de gerenciamento de Produtos Digitais, utilizando o Lean Inception para definir Roadmaps eficazes.

Quem sou eu?

Permitam-me começar com uma breve apresentação. Meu nome é Bruna Fonseca, uma profissional da área de gestão de produtos. Atuando como professora, facilitadora e Product Manager, com mais de 20 anos de experiência com Produtos Digitais. Minha paixão está em executar e ensinar, sempre buscando testar, adaptar e compartilhar conhecimentos que provaram ser eficazes.

Aproveita e me segue no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/btfonseca/

A essência da Lean Inception

O workshop colaborativo da Lean Inception de 5 dias imersivos é incrivelmente rico e oferece um caminho para definir o MVP (Mínimo Produto Viável). Mas, não é só isso, também pode ser adaptado para criar um ambiente de melhoria contínua para produtos já existentes. Minha abordagem sempre inclui colocar a “mão na massa”, testando e coletando resultados para adaptar estratégias eficientes. Como minha outra grande paixão é a educação, transmitir conhecimento. Acredito firmemente que conhecimentos validados e testados não devem ser guardados, mas, sim, compartilhados para o benefício de todos. É com esse espírito que abordo, desejando que todos saiam daqui com aprendizados valiosos.

Construindo um Roadmap com Lean Inception

Partindo de minha experiência na indústria, enfrentando desafios da Transformação Digital, observei, juntamente com minha Squad, a necessidade de familiarizar todos com a cultura de Produto e a criação de Roadmap. Através de um planejamento cuidadoso, granularizamos quatro grandes iniciativas derivadas de direcionais da nossa diretoria em épicos, utilizando cores distintas para uma visualização fácil e eficiente.

Priorização e Planejamento

Neste momento do processo, já adotamos a técnica de priorização da Lean Inception, considerando esforço técnico para a execução, valor para o negócio e valor para o usuário.

Com workshops colaborativos, que tiveram a duração de quatro manhãs e onde estavam presentes os papéis do Business Owner, Business Analyst, Product Manager, Product Owner, UX Product Designer e o Tech Lead, conseguimos definir um sequenciador de tarefas, após termos aplicado os itens na matriz de confiança e respeitando regras essenciais para a construção de ondas de desenvolvimento que, posteriormente, nos ajudaram a criar um Roadmap detalhado.

Desafios e soluções na criação de Roadmaps

A criação de um Roadmap eficaz é uma tarefa complexa, especialmente, em um contexto de planejamento anual, que ainda muitas empresas realizam. Com a aplicação da Lean Inception, enfrentamos e superamos esses desafios, adaptando a metodologia para atender às necessidades específicas de Produtos Digitais já lançados.

Disponibilização de Recursos

Para facilitar a aplicação prática desses conceitos, estou disponibilizando um template no Miro, contendo todas as tags, regras e estruturas necessárias para você realizar essa adaptação poderosa da Lean Inception e definir Roadmaps para seus produtos digitais. Esse recurso é um convite aberto para testar, explorar e adaptar conforme as necessidades de seu projeto ou organização. Bora por a mão na massa?

ACESSAR TEMPLATE

Encorajo todos a se engajarem, testarem as práticas apresentadas e compartilharem suas experiências.

Vamos juntos nessa jornada de crescimento e inovação!

E se você quiser assistir ao webinar onde participei e explico um pouco mais desse case de sucesso, clica no link abaixo e dá o play.

Até a próxima!

Gostou do conteúdo?

Caroli.org

A Caroli.org, com um excelente time e a integração de pessoas autoras, treinadoras, parceiras e demais colaboradoras, tem como missão principal compartilhar conhecimento e, dessa forma, contribuir para a transformação de um mundo melhor. Veja mais detalhes sobre nossos Treinamentos autorais e exclusivos, nossos Livros e muitos outros conteúdos em nosso Blog.
Lean Inception seguida pelo PBB

Lean Inception seguida pelo PBB

Neste artigo, você aprenderá como combinar Lean Inception e Product Backlog Building (PBB) para otimizar o desenvolvimento de produtos. Primeiro, a Lean Inception define funcionalidades e cria o Canvas MVP. Em seguida, o PBB detalha essas funcionalidades em itens de backlog e histórias de usuário, priorizando e planejando as entregas em Sprints. Essa combinação proporciona uma abordagem eficiente e colaborativa, resultando em um backlog bem estruturado e um plano de entrega claro.

ler mais
O Canvas MVP

O Canvas MVP

Construir produtos de muito sucesso, reduzindo tempo, uso de recursos e alinhados às necessidades dos usuários, é o desejo de qualquer organização ou negócio. Neste artigo, o criador do método Lean Inception, Paulo Caroli, traz a você mais detalhes sobre o Canvas MVP, importante ferramenta utilizada para validar ideias de produtos.

ler mais
Construir ou Comprar MVP: Matriz para tomada de decisão

Construir ou Comprar MVP: Matriz para tomada de decisão

O artigo “Construir ou Comprar MVP” ajuda na decisão crucial de desenvolver ou comprar software para novos empreendimentos, enfatizando a rápida validação de ideias de negócios. Ele apresenta uma matriz de decisão e uma ferramenta Excel para ajudar as partes interessadas a pontuar e comparar opções, garantindo que a decisão de construir ou comprar esteja alinhada com os objetivos estratégicos e operacionais. Essa abordagem promove um processo de tomada de decisão colaborativo e baseado em dados.

ler mais

Pin It on Pinterest