Lean PMO

6 jul 2015 | Lean Inception

A inception enxuta gerou o canvas MVP, no qual está mapeado o que o time estará construindo para a entrega dos incrementos do produto enxuto, baseado nos MVPs.

Artigo reescrito: leia a versão mais atual aqui: https://caroli.org/o-pmo-enxuto/

 

O canvas MVP fornece o alinhamento e direcionamento para o time que vai construir o produto. É importante ressaltar que o time possui alguma flexibilidade sobre o MVP e suas features. O MVP e suas features estão definidos em alto nível. Cabe ao time o detalhamento e realinhamento durante a fase de criação.

Como é o caso em grandes corporações, alguns mecanismos de controle e verificação são empregados para  acompanhar o andamento de projetos. Produtos enxutos também beneficiam de mecanismos de controle e verificação da sua criação. Chamo este mecanismo de Lean PMO, o acompanhamento do PMO no estilo enxuto de criação de produtos baseado no canvas MVP.

O PMO está presente para ajudar com o todo, e não para se perder nos pequenos detalhes em relação aos MVPs. Por isso sugiro que o PMO mantenha seu acompanhamento no nível dos MVPs e suas features  de alto nível. Detalhamentos em relação aos pequenos pedaços e tarefas relacionados ao MVP somente devem ser ressaltados e escalados ao nível do PMO caso esses estejam impactando o MVP, em relação a seu prazo e/ou escopo planejado.

O Lean PMO deve fazer o acompanhamento periódico (por exemplo semanal) em relação a criação do produto. Tal acompanhamento deve ser realizado comparando o estado atual com o que estava planejado no canvas MVP. Para tanto sugiro um status report com três partes:

1. Status report do MVP
2. Burn up do MVP em construção
3. Cumulative Flow Diagram de todas features

 

if (gosta desse assunto) 

{

      subscreva a minha newsletter;

      baixe o eBoom sobre Lean PMO (FREE);

}

Paulo Caroli

Paulo Caroli é o autor do livro best-seller "Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo" (o primeiro em uma série de livros sobre Estratégia e Entrega Lean). Ele também é o criador do FunRetrospectives.com , site e livro sobre retrospectivas, futurospectives e actividades de team building. Caroli escreve neste blog com frequência. Receba a próxima postagem em seu e-mail. Inscreva-se aqui.

Pin It on Pinterest

X
X
X