A Arte da Facilitação: O Poder da Facilitação e seu Verdadeiro Impacto na Cultura das Organizações – EM BREVE

Se você quer causar impacto positivo nas pessoas ao seu redor, sendo a alavanca para mudanças organizacionais, chegou a hora de conhecer todas as habilidades e ferramentas necessárias para dominar a facilitação!

Disponível EM BREVE

Assistimos a um movimento cada vez maior de trazer o lado humano para dentro das organizações. Empresas que desejam ter sucesso no presente e perdurar no futuro sabem que o maior ativo delas são os colaboradores.

Mas para que tal caminho seja percorrido, existe um papel essencial: o da pessoa facilitadora, a responsável por conduzir encontros e criar o ambiente adequado para que boas ideias surjam, a comunicação flua com transparência e grandes resultados sejam almejados.

E para cumprir essa missão com êxito, você precisa das habilidades e ferramentas corretas: exatamente o que este livro traz. Com os aprendizados adquiridos ao longo de suas carreiras, e apoiados por outros grandes autores, Diogo e Vinicius criaram um guia acessível e essencial sobre a arte da facilitação. Com os ensinamentos contidos nestas páginas, você estará preparado para facilitar reuniões e guiar os participantes rumo ao
sucesso. Dentre muitas outras coisas, você aprenderá a:

    • Sustentar boas perguntas, para assim atingir os resultados desejados;
    • Organizar e conduzir reuniões, sempre buscando aproveitar o tempo da melhor forma possível;
    • Desenvolver as competências necessárias para compreender e exercer a essência da facilitação;
    • Impactar de maneira estratégica e positiva toda a sua organização, trazendo mais sinergia, comunicação, colaboração e propósito para todos.

As boas ideias, as grandes inovações, os maiores avanços das organizações têm dois pontos em comum: surgem das pessoas e são potencializadas pelas relações entre elas. E no centro dessas trocas de conhecimento está a figura da facilitadora.

 

E quem é ou pode ser uma pessoa facilitadora?

Toda pessoa que esteja disposta a ser o fio condutor dentro de uma equipe, com o objetivo de alinhar os participantes e, assim, aproveitar o que cada um tem de melhor a oferecer para o todo. Ao contrário do que alguns podem pensar, facilitação não é um assunto trivial. Essa arte tem a força de potencializar talentos individuais e construir conquistas coletivas, para assim atingir o sucesso desejado por todos.

Sobre os Autores

Diogo Seffair Riker

Diogo Seffair Riker é agilista formado em design, criador do Agile.Pub, organizador do Agile In The Jungle, aprendiz de mágico e apreciador de cerveja. Apaixonado por pessoas, comunidades, pensamento sistêmico, facilitação e formação de times, ele gosta de pensar que os princípios e valores ágeis são aplicáveis em todos os aspectos da vida. Acredita também que a colaboração e a experiência do usuário são os melhores caminhos para alcançar o diferencial de qualquer produto ou serviço.

Vinicius Campos Silva

Vinicius Campos Silva atua como agile coach e possui mais de dez anos de experiência na indústria como engenheiro de software, líder técnico, mentor e facilitador. Trabalhou em
múltiplos times ao redor do Brasil e em parceria com times na Polônia e nas Filipinas. Aproveita suas horas vagas com leituras, viagens, boa música e sua inseparável guitarra. Acredita que o compartilhamento coletivo de ideias promove aceleração na aprendizagem de um grupo. Costuma estar presente em meetups e conferências relacionadas a agilidade e afins, nas quais busca se atualizar e trocar experiências com a comunidade.

Material extra

EM BREVE.

Avaliação do livro

EM BREVE: Se você já leu esse livro, deixe uma avaliação na Amazon.com.br e/ou compartilhe nas redes sociais (#ArtedaFacilitacao). A sua opinião é muito importante para as futuras leitoras do livro.

Treinamento

A Caroli.org desenvolveu um Treinamento, exclusivo, autoral e com qualidade comprovada, para você aprofundar seu conhecimento sobre Facilitação.

Confira o descritivo e a agenda das próximas turmas do Treinamento A Arte da Facilitação

Outros Livros

Repensando o RH: Ágil, Diverso e Exponencial

Repensando o RH: Ágil, Diverso e Exponencial

Transformar a área de Recursos Humanos vai além do ágil – é preciso ser diverso e exponencial, construir para as pessoas e com as pessoas. Cases, práticas e ferramentas apresentadas neste livro te ajudarão a repensar o RH da sua empresa.

ler mais

Pin It on Pinterest

X
X
X