🥳  No mês de Aniversário da Caroli.org, você estuda com 30% off usando o cupom: 7ANOSCAROLI. Escolha o seu treinamento!

Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Mapeamento de Fluxo de Valor

O Mapeamento do Fluxo de Valor, ou Value Stream Mapping (VSM) em inglês, é uma ferramenta valiosa para organizações que buscam otimizar seus processos. Ao criar uma representação visual de todo o processo, do início ao fim, o VSM permite que as organizações identifiquem facilmente gargalos e áreas de melhoria.

Passo a passo:

  1. Mapeie o estado atual: Crie uma representação visual do processo atual, incluindo todas as etapas e o fluxo de materiais e/ou informações.
  2. Adicione informações relevantes: complemente cada etapa com detalhes relevantes, como tempo de processo, pessoas envolvidas, sistemas, tecnologia e outras informações relevantes.
  3. Identifique gargalos e desperdícios: analise o processo atual para descobrir gargalos, atividades que não agregam valor e fontes de desperdício.
  4. Determine is itens ação: identifique as melhorias de processo desejadas e determine os itens de ação necessários para alcançá-las.

O Mapeamento do Fluxo de Valor é uma ferramenta poderosa para otimização de processos e funciona melhor como um esforço de equipe. Incentive a participação de todas os departamentos e níveis dentro da organização para garantir que o mapa do processo reflita com precisão as perspectivas de todas as partes interessadas.

ªª Esse post faz parte de uma série de atividades de Inception.

 

Assista esse vídeo do Vitor Massari sobre o assunto:

 

Confira também este artigo do Ewerton Santos e Elias Nogueira sobre as 4 etapas do Value Stream Mapping na resolução de problemas.

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
Qual é o alicerce da Gestão Ágil de Projetos?

Qual é o alicerce da Gestão Ágil de Projetos?

Quando falamos “Gestão Ágil de Projetos” pensamos várias coisas como agilidade, projetos, ritos, ferramentas… Mas a verdade é que a base, o que é essencial, não pensamos. Talvez porque não temos esse conhecimento, ou porque não tivemos experiências para aprender. E é isso que a autora Annelise Gripp traz para você neste excelente artigo.

ler mais
Transformando a Experiência do Colaborador com Lean Inception

Transformando a Experiência do Colaborador com Lean Inception

Neste artigo, o autor JP Coutinho aborda a Lean Inception como uma ferramenta valiosa para melhorar a experiência do colaborador desde o início de projetos ou iniciativas. Ele compartilha sua experiência com a metodologia na criação de produtos de Gestão de Pessoas, incluindo ações de desenvolvimento e programas de incentivo, e destaca os benefícios principais para organizações e times com essa abordagem.

ler mais

Pin It on Pinterest