O Mapeamento do Fluxo de Valor, ou Value Stream Mapping (VSM) em inglês, é uma ferramenta valiosa para organizações que buscam otimizar seus processos. Ao criar uma representação visual de todo o processo, do início ao fim, o VSM permite que as organizações identifiquem facilmente gargalos e áreas de melhoria.
Passo a passo:
- Mapeie o estado atual: Crie uma representação visual do processo atual, incluindo todas as etapas e o fluxo de materiais e/ou informações.
- Adicione informações relevantes: complemente cada etapa com detalhes relevantes, como tempo de processo, pessoas envolvidas, sistemas, tecnologia e outras informações relevantes.
- Identifique gargalos e desperdícios: analise o processo atual para descobrir gargalos, atividades que não agregam valor e fontes de desperdício.
- Determine is itens ação: identifique as melhorias de processo desejadas e determine os itens de ação necessários para alcançá-las.
O Mapeamento do Fluxo de Valor é uma ferramenta poderosa para otimização de processos e funciona melhor como um esforço de equipe. Incentive a participação de todas os departamentos e níveis dentro da organização para garantir que o mapa do processo reflita com precisão as perspectivas de todas as partes interessadas.
ªª Esse post faz parte de uma série de atividades de Inception.
Assista esse vídeo do Vitor Massari sobre o assunto:
Confira também este artigo do Ewerton Santos e Elias Nogueira sobre as 4 etapas do Value Stream Mapping na resolução de problemas.

exemplo de MFV do artigo 4 etapas do Value Stream Mapping na resolução de problemas.