O Canvas MVP

20 jul 2023 | Lean Inception

Aqui você irá aprender sobre:

Aquí aprenderás sobre:

Here you will learn about:

Ici, vous apprendrez:

Qui imparerai a conoscere:

Hier erfahren Sie Folgendes:

O Canvas MVP é uma ferramenta para validar ideias de produtos. É um quadro visual (disponível aqui para download) que auxilia empreendedores a alinhar e definir a estratégia do MVP – Minimum Viable Product, em inglês, a versão mais simples de um produto que pode ser disponibilizada para o negócio (produto mínimo) e que possa ser efetivamente utilizado e validado pelo usuário final (produto viável).

“Não desperdice tempo, dinheiro e recursos criando o produto errado.” – Paulo Caroli

Muitas vezes, exageramos ao construir um novo produto. Planejamos e adicionamos várias funcionalidades, pensando no produto final, que supomos atender às necessidades dos nossos clientes.

“As pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas.” – Steve Jobs

A verdade sobre startups e novos produtos é que ninguém sabe se vai dar certo. Se soubéssemos o que estávamos criando, então, não seria um novo produto, mas algo que já existe.

Então, faça como o Facebook, Groupon, Airbnb, Spotify, EasyTaxy e vários outros exemplos de empreendimentos de sucesso. Adote uma nova forma de criar e evoluir produtos: desenvolva o produto mínimo viável, crie um Canvas MVP.

 

Lean Startup + User Centric Design

Do Lean Startup, temos o loop construir-medir-aprender, um ciclo simples e direto, entretanto, difícil de colocar em prática devido à dicotomia existente entre uma abordagem científica (construir para aprender) e uma abordagem centrada no usuário (aprender para construir).

Para auxiliar na compreensão e na construção do MVP, complementamos o loop do Lean StartUp com outro loop: usuário-jornada-ação, o qual traz uma abordagem de User Centric Design com foco no aprendizado sobre as personas e as suas jornadas.

 

VALIDANDO A IDEIA DO PRODUTO

Não crie funcionalidades para um MVP se você não souber descrever o que espera como resultado e como medir tais resultados.

Valide as hipóteses do negócio. Tente compreender melhor os seus usuários. Para tanto, planeje coletar dados de uso do MVP que te ajudarão a verificar o resultado/aprendizado desejado.

Depois de definir as funcionalidades do MVP, tente conectá-lo aos resultados esperados e às hipóteses do negócio. O modelo a seguir auxilia com tal declaração:

 

Nós acreditamos que… ESSE MVP

Vai conseguir… RESULTADO ESPERADO.

Sabemos que isso aconteceu com base em… MÉTRICAS PARA VALIDAR AS HIPÓTESES DO NEGÓCIO.

 

Tal modelo é uma adaptação do modelo de Jeff Gothelf para o desenvolvimento orientado a hipóteses. Você precisa preencher esse modelo, pois, se não conseguir completá-lo, não saberá o que esperar do MVP, ou não saberá como medi-lo. E, em qualquer um desses dois cenários, o produto estará à deriva, sem direcionamento.

 

MINIMIZE OS RISCOS COM PERSONAS SEGMENTADAS

Você está criando um MVP, logo precisa validá-lo. Pense em minimizar os riscos e aumentar o aprendizado. Para quem é este MVP? Dentro desse grupo de personas, qual o menor segmento para colocar esse MVP a prova?

Por exemplo, um MVP é inicialmente liberado a um grupo mais reduzido de pessoas. Depois de validado o resultado esperado, o MVP é liberado para um grupo mais abrangente e, mais uma vez, validando o resultado, agora com maior abrangência

 

DESCREVA AS FUNCIONALIDADES DO MVP

Descreva quais funcionalidades compõem o MVP. Mas se desafie, tentando equilibrar a dualidade do Produto Mínimo Viável: Esse é realmente o mínimo? Consegue fazer menos, reduzir algo e ainda assim validar este produto?, VERSUS: Isso faz o produto viável? Precisa adicionar algo para evitar um MVP inacabado?

 

SEJA CLARO: PERSONA & JORNADA

Você está desenvolvendo o seu MVP com uma persona em mente – alguém que tem uma jornada com alguns passos para realizar um trabalho ou alcançar um objetivo. Descreva quais jornadas são atendidas ou melhoradas com este MVP.

 

CONVERSE SOBRE CUSTO & CRONOGRAMA

Estime o esforço, tempo e custo associado à criação das funcionalidades do MVP. Além do custo da criação, quais outros custos estão associados ao MVP?

Por exemplo: vai ter alguma campanha de marketing associada a esse trabalho? Algum outro gasto? Considere as respostas dessas perguntas para detalhar o custo do MVP. Por vezes, associada à pergunta de custo vem também a pergunta sobre o cronograma, defina-o com clareza.

 

Os Blocos do Canvas MVP

O Canvas possui sete blocos que descrevem: a visão do MVP, as hipóteses de negócios, suas métricas, as personas e suas jornadas, as funcionalidades e o custo e cronograma para sua criação.

 

 

Segue a ordem recomendada para preencher e pensar sobre os blocos, por meio de uma sequência de perguntas:

  1. Proposta do MVP – Qual é a proposta deste MVP?
  2. Personas segmentadas – Para quem é esse MVP? Podemos segmentar e testar este MVP em um grupo menor?
  3. Jornadas – Quais jornadas são atendidas ou melhoradas com este MVP?
  4. Funcionalidades – O que vamos construir neste MVP? Que ações serão simplificadas ou melhoradas neste MVP?
  5. Resultado esperado – Que aprendizado ou resultado estamos buscando neste MVP?
  6. Métricas para validar as hipóteses do negócio – Como podemos medir os resultados deste MVP?
  7. Custo & Cronograma – Qual é o custo e a data prevista para a entrega deste MVP? Depois de entregue, quanto tempo precisamos coletar os dados para decidir se pivotamos ou prosseguimos?

 

O Canvas MVP é explicado em detalhes no livro Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo. A publicação explora o conceito de MVP e descreve como executar efetivamente um workshop Lean Inception para alinhar um grupo de pessoas sobre o MVP. O Canvas MVP é a última atividade em um workshop Lean Inception.

 

Utilize o Canvas MVP Remoto

O Canvas MVP é um dos artefatos gerados na Lean Inception. Por isso, a página sobre Lean Inception Remota tem links boards online com o Canvas MVP.

Aprimore seu conhecimento

A conversa, o networking e a troca de experiências sobre Lean Inception e o Canvas MVP encontram-se no Treinamento Lean Inception. Participe, aprimore sua carreira e junte-se à comunidade.

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Técnicas para Facilitação de Lean Inception

Técnicas para Facilitação de Lean Inception

Como você facilita uma reunião, uma atividade ou uma sessão de workshop? Deve ser um grande grupo com todos conversando? Começar com um brainstorming individual? Trabalha em grupos menores? Você deve considerar muitas opções para decidir a formação do grupo e abordagem de comunicação. Neste artigo, o autor Paulo Caroli compartilha algumas técnicas e dicas usadas durante na facilitação de workshops Lean Inception, incluindo conselhos para executá-las remotamente.

ler mais

Pin It on Pinterest