O que é RH Ágil?

11 out 2022 | Cultura Ágil

Por JP Coutinho*

 
Os profissionais da área de Recursos Humanos têm sido cada vez mais desafiados a se transformar e entregar mais valor aos colaboradores e ao negócio. Do mesmo modo, as organizações que desejam prosperar em meio ao avanço digital precisam direcionar o seu olhar para um novo RH.
A forma tradicional de fazer gestão de pessoas não responde mais aos desafios atuais. O que ainda vemos hoje em muitas organizações é uma área operacional, com muita burocracia, ações padronizadas e desperdício de tempo e dinheiro.

O RH Ágil é aquele que constrói para as pessoas e com as pessoas. Uma área com profissionais que conseguem se adaptar rapidamente às mudanças do contexto, da empresa, da necessidade dos líderes e colaboradores. Saímos da visão que sabemos tudo sobre pessoas, suas demandas, para conseguir colaborar e fazer junto.

Em 2017, foi criado o Manifesto Ágil do RH, que é uma declaração com valores e princípios do que deve ser valorizado e fomentado por profissionais que vivem a agilidade na área de pessoas no seu dia a dia.
 

 
No mindset ágil, a ênfase está na co-criação, na colaboração, na promoção de um ambiente seguro psicologicamente, onde cada colaborador possa ser quem é. Além disso, o desenvolvimento de lideranças foca na transformação da mentalidade do líder: sai de cena o chefe comando e controle para dar espaço a um líder facilitador do dia a dia.

Um RH Ágil é aquele que consegue olhar para as soluções, para os produtos e serviços que entrega com um olhar de melhoria contínua. É capaz de criar métricas, dados sobre o impacto de suas ações e o real valor entregue ao negócio e as pessoas. Há muito espaço para Gestão de Pessoas fazer diferente nas organizações. O RH do futuro é o que consegue olhar para a agilidade e trazer sua forma de pensar e agir para os produtos e para os serviços de gente.

Algumas ações são importantes para dar os primeiros passos:

  • É fundamental contextualizar o time sobre a importância de fazer diferente (falar sobre o propósito da construção de um novo RH);
  • Capacitar os membros do time com temas relacionados à agilidade (como repensar sua forma de trabalhar);
  • Olhar para a experiência do colaborador (o que fazemos bem e o que pode e deve ser melhorado/transformado/eliminado).

 

*JP Coutinho é palestrante, professor, especialista em aprendizagem colaborativa e facilitador de treinamentos e workshops. Tem mais de 15 anos de experiência em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de soluções de aprendizagem. É pioneiro e referência em RH Ágil no Brasil — um movimento que ganha cada vez mais força dentro das organizações. Trabalha com temas comportamentais, desenvolvimento de lideranças, mindset ágil e transformação digital. Como profissional de recursos humanos, JP atuou em empresas de grande porte no mercado financeiro e no varejo, gerenciando diversas equipes e projetos. Suas experiências proporcionaram muito dos aprendizados que você conhecerá nesta obra. Hoje, ele atua como consultor em projetos de transformação ágil na área de RH de várias empresas brasileiras e multinacionais.

 

Gostou deste conteúdo?

Caroli.org

A Caroli.org, com um excelente time e a integração de pessoas autoras, treinadoras, parceiras e demais colaboradoras, tem como missão principal compartilhar conhecimento e, dessa forma, contribuir para a transformação de um mundo melhor. Veja mais detalhes sobre nossos Treinamentos autorais e exclusivos, nossos Livros e muitos outros conteúdos em nosso Blog.
UX inclusivo: um debate necessário na construção de experiências

UX inclusivo: um debate necessário na construção de experiências

Desenvolvedores de experiências são desafiados a projetar soluções que atendam às necessidades de diferentes usuários. Mas, essa tarefa se torna ainda mais desafiadora quando não existem possibilidades de se explorar o contexto dessas necessidades, de maneira que resultem experiências acessíveis, sobretudo, as das Pessoas com Deficiência (PCDs). Esse é o tema trazido neste artigo da autora Liliane Claudia.

ler mais

Pin It on Pinterest

X
X
X