Portfólio de 3Hs: investir em novas oportunidades ou em melhorias no produto?

22 maio 2017 | Gestão de Produtos

Excelente o post do Joca Torres: devo perseguir novas oportunidades ou fazer melhorias no produto existente?

Neste post Joca entra em detalhes sobre como lidar com algumas dúvidas relacionadas a decisão entre novas oportunidades ou melhorias: como alocar o time? como lidar com bugs? e quem deve liderar esta questão (o gestor de produtos).

Gostaria de adicionar ao conteúdo  do post. Considero que melhorias no produto existente é parte do H1. São melhorias para a sua vaca leiteira. Para que continue (ou aumente) a produção de leite, garantindo a receita da empresa.

McKinsey - os 3 Horizontes de crescimento

Já as novas oportunidades são investimentos em H2; nas bezerras, no que acreditamos que irão dar leite no futuro próximo.

Além dos excelentes pontos levantados pelo Joca, eu gosto de dar uma visão financeira para essa pergunta: para esta família de produto, quanto alocamos para H1? E para H2?

Responda primeiro essas duas perguntas. Depois alinhe como este budget vai ser alocado. Releia o post do Joca (e o seu excelente livro: Gestão de produtos de software; como aumentar as chances de sucesso do seu software) e responda outras perguntas muito importantes: É somente um time? São dois times? Existe um gestor de produtos para essa família de produtos? Mais de um? Como eles categorizam o que é H1 e H2? Como priorizam?

Post relacionado: Portfólio de investimento em produtos e inovação baseado nos 3Hs

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Gestão Ágil de Projetos

Gestão Ágil de Projetos

Neste artigo, a autora Annelise Gripp aborda o tema da Gestão Ágil de Projetos e destaca, entre outras coisas, como esse modelo de gestão flexível, simples e fácil de aplicar pode auxiliar você e sua organização.

ler mais

Pin It on Pinterest