Qual plataforma escolher para receber dinheiro dos seus seguidores?

Por Paulo Caroli

No Brasil, tem muita gente compartilhando conteúdo. Seja no YouTube, TikTok, Instagram, Facebook, LinkedIn, Medium, Podcasts ou outra dezena de redes sociais.

E tem muita gente que busca uma forma de monetizar. Um exemplo clássico é o YouTuber Felipe Neto. Ele ganha fortunas pelo YouTube. Mas, ele é um ponto fora da curva. Ele tem milhões de assinantes em seu canal.

E como fazem as outras milhares de pessoas produzindo conteúdo? Aquelas com um bom número de seguidores, na casa de milhares, não de milhões? Como fazer? A pouca quantia que vem de YouTube ou outra forma de monetização proporcionada pela própria rede social não vai atender suas necessidades, suas expectativas.

É aí que entram as plataformas que ajudam produtores de conteúdo a receber dinheiro dos seus seguidores. Vale lembrar que dinheiro é uma forma de reconhecimento. É uma excelente forma de demonstrar que você aprecia e apoia a pessoa que cria, que compartilha e/ou que está tentando alcançar algo.

Além das pessoas compartilhando conteúdo, existem também pessoas que ajudam ONGs e organizações a buscar doações para as suas causas.

Neste artigo, compartilho os três tipos de plataformas disponíveis no Brasil, para que você possa escolher qual a melhor opção para o seu momento atual. Compartilho, também, qual eu escolhi e o motivo.

1. Alcance uma meta

Você quer lançar um livro, produzir um produto, montar uma empresa, tirar aquele projeto do papel?

Basicamente, você descreve o seu projeto, explica que precisa de um valor para tirar ele do papel e abre a sua campanha.

As melhores plataformas brasileiras para isso são: Catarse, Kickante e Vakinha.

2. Garanta uma receita recorrente

Você quer começar uma revista mensal? Você quer bonificar um grupo seleto com conteúdo especial, exclusivo e periódico? Você precisa de uma receita recorrente.

Você vai criar um texto explicando o que oferece. Seus fãs e seguidores terão a opção de se inscrever, de assinar seu serviço exclusivo e recorrente.

As melhores plataformas brasileiras para isso são: Padrim, Apoia.se e Catarse.

3. Receba contribuições pontuais

Você compartilha conteúdo gratuito? Você não quer separar seu público entre VIP (Very Important People) e as outras pessoas? Você tem uma causa que busca contribuições dos seus seguidores? Você quer oferecer uma forma simples para seus seguidores enviarem algum dinheiro, como um PIX?

A melhor plataforma brasileira para isso é: MePagaUmCafe

Outras opções: você compartilhar sua conta de banco, sua chave PIX ou o link de doação do PagSeguro (PagBank), Mercado Pago, PayPal, PicPay ou similares.

Qual eu escolhi?

Eu escolhi utilizar a MePagaUmCafe.

Essa decisão foi simples. Eu não tenho uma meta a alcançar. Eu compartilho porque gosto e vou seguir compartilhando.

Não vou usar uma plataforma para alcançar uma meta. Minha meta é compartilhar, continuamente. Não tenho um projeto específico.

Tão pouco vou criar um serviço de assinatura. Eu não quero criar uma lista VIP. Eu quero compartilhar com a maior quantidade possível de pessoas. Não quero ter o trabalho de decidir quem recebe isso ou aquilo. Não quero a obrigação de gerar conteúdo exclusivo, pois eu prometi isso para minha lista VIP.

Mas, eu quero uma forma de receber uma contribuição pontual, um apoio, uma doação, um café dos meus seguidores.

Testar o MePagaUmCafe foi simples e sem custo. Diferente das outras plataformas, que cobram uma taxa sobre o valor arrecadado, a plataforma MePagaUmCafe não cobra nenhuma taxa.

Eu somente subi minha foto, uma breve descrição, alguns links das minhas redes sociais e o link para receber os cafés (eu usei o NuBank, que também não cobra taxa para receber!).

Aqui vai um exemplo:

As famílias de Recife, afetadas pela chuva, contam com a sua ajuda. Doe através do PIX: Chave PIX (CNPJ): 04203075000120, Núcleo de Gestão do Porto Digital.

Ou, usando o MePagaUmCafe: Você paga um café a um amigo? E para as famílias de Recife, afetadas pela chuva? MePagaUmCafe.com.br/Recife .

Aqui vai outro exemplo:

Se gostou desse artigo, e deseja fazer uma contribuição para a equipe, minha chave PIX é 3b6a24b0-77db-4a0d-8daa-3fb548f4cd3f ou você pode fazer uma doação via PayPal.

Ou, usando, como eu prefiro (e tenho utilizado nas minhas redes): Gostou desse artigo? A Equipe na Caroli.org aceita e agradece pelo café: MePagaUmCafe.com.br/caroli.

Muito obrigado pelo apoio e pelo café,

Paulo Caroli

 

Caroli.org

A Caroli.org, com um excelente time e a integração de pessoas autoras, treinadoras, parceiras e demais colaboradoras, tem como missão principal compartilhar conhecimento e, dessa forma, contribuir para a transformação de um mundo melhor. Veja mais detalhes sobre nossos Treinamentos autorais e exclusivos, nossos Livros e muitos outros conteúdos em nosso Blog.
Feedback sobre o caroli.org

Feedback sobre o caroli.org

Estou sempre falando sobre a importância do feedback do usuário, da pesquisa de UX... e estava decidindo mudanças no site sem te consultar. Então criei um breve formulário para coletar o seu feedback, para nos ajudar a decidir o que fazer. Nesse caso eu estou me...

ler mais

Pin It on Pinterest

X
X
X