🥳  No mês de Aniversário da Caroli.org, você estuda com 30% off usando o cupom: 7ANOSCAROLI. Escolha o seu treinamento!

Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Retrospectiva logo após a Revisão ou no meio da Sprint: quando fazer?

16 jun 2022 | FunRetro

TAG:

Segundo o framework Scrum, cada Sprint começa com uma breve reunião de planejamento e termina com uma reunião de revisão do trabalho (realizado no último dia da Sprint). O Scrum ainda define que cada Sprint deve ter uma reunião para o time conversar sobre e buscar melhorias na forma de trabalhar: a Retrospectiva.

Entretanto, o Scrum não define quando o time deve fazer essa Retrospectiva. Daí a pergunta: Retrospectiva logo após a Revisão ou no meio da Sprint: quando fazer? Eu já experimentei com dois estilos: (1) a Retro logo após a reunião de Revisão e (2) a Retro no meio da Sprint.

Então, vou comparar os dois estilos.

(1) A Retro logo após a reunião de Revisão

Por exemplo, o time faz Sprints de uma semana, começando segunda e terminando sexta-feira, e faz a reunião de Revisão sexta-feira, das 16h às 17h e a Retrospectiva das 17h às 18h.

Nesse caso, como a Retrospectiva acontece logo depois da Revisão, o time acaba falando muito de resultado e números. Exemplo: na reunião de Revisão, o time confirma que entregou 7 de 10 tarefas planejadas para a Sprint.

Na Retrospectiva, muito provavelmente, a conversa vai ser sobre o que foi bom em relação às 7 tarefas entregues com sucesso e o que o time pode fazer para melhorar, para que não deixe 3 tarefas pendentes na próxima Sprint.

O fato é que, como a reunião anterior foi sobre resultado e entregáveis, provavelmente, isso será levado para a reunião seguinte. É difícil mudar de contexto tão rápido.

Essa sequência Revisão e Retro é boa se esse for o seu objetivo: trazer para a Retro os pontos levantados da reunião de Revisão. Mas, em contrapartida, se você quer usar a reunião de Retrospectiva de forma mais abrangente, não somente focada nos pontos da reunião de Revisão, essa sequência não é boa.

Ainda tem o desafio de ter muitas reuniões num mesmo dia e o risco de encurtarem as reuniões para não “gastar” muito tempo nelas (exemplo: fazer uma só reunião de uma hora Revisão-Retro (das 17h às 18h).

(2) A Retro no meio da Sprint

Por exemplo, o time faz Sprints de uma semana, começando segunda-feira e terminando sexta-feira. Faz a reunião de Planejamento segunda-feira, das 9h às 10h; a Retrospectiva quarta-feira, das 17h às 18h, e a reunião de Revisão sexta-feira, das 16h às 17h.

Nesse caso, como a Retrospectiva acontece no meio da semana, no meio da Sprint, independente e descasada da reunião de Revisão, o time acaba falando sobre melhorias no time no processo.

O fato é que o time não está nem em modo planejamento e promessas (segunda), nem em modo verificação das entregas e justificativas (sexta). O time está em modo cruzeiro (longe da decolagem e da aterrissagem). O papo é sobre a viagem. A conversa tende a ser sobre o time e não sobre o momento da verificação (ou da aterrissagem daquela Sprint).

Qual opção escolher?

Que pergunta difícil. Não tem uma receita única, uma única resposta. Acho que cada pessoa, cada Agile Manager, cada Scrum Master vai ter uma preferência.

Eu prefiro a opção 2. Meu foco está mais nas pessoas e na melhoria dos processos (esse é meu trabalho como facilitador).

Mas, tive uma boa troca com o Michael dos Santos da Silva no Linkedin e gostei muito das palavras dele:

“Eu vejo vantagens nas duas formas. A “tradicional” – a forma 1 – tem a vantagem de fazer um fechamento da Sprint, discutindo todos os problemas do período. Já a forma 2 – esta forma de Retro no meio da Sprint – tem as vantagens que você descreveu, de focar no time, no kaizen (melhoria contínua), e eu concordo plenamente.”

O mais importante de tudo é sempre manter a reunião de Retrospectiva. Mantenha a cadência e a busca da melhoria contínua. Nunca, jamais cancele a Retrospectiva. Pensar em cancelar uma Retrospectiva é um sinal de que deveria fazer mais, não menos Retrospectivas.

 

Confira também:

Treinamento Scrum Basics
Treinamento Sprint a Sprint: Construindo Times de Alta Performance
Treinamento FunRetrospectives
E-book Scrum Basics

Caroli.org

A Caroli.org, com um excelente time e a integração de pessoas autoras, treinadoras, parceiras e demais colaboradoras, tem como missão principal compartilhar conhecimento e, dessa forma, contribuir para a transformação de um mundo melhor. Veja mais detalhes sobre nossos Treinamentos autorais e exclusivos, nossos Livros e muitos outros conteúdos em nosso Blog.
Agenda com 7 passos para uma retrospectiva eficaz

Agenda com 7 passos para uma retrospectiva eficaz

Por um tempo, os autores do livro FunRetrospectives, Paulo Caroli e TC Caetano, catalogaram diversas ideias e atividades para retrospectivas. Neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre uma agenda que eles criaram com 7 passos e atividades para ajudar a estruturar sua próxima retrospectiva.

ler mais
Mais do que Votação por Pontos: 3 opções alternativas de Filtragem para aprimorar suas Retrospectivas

Mais do que Votação por Pontos: 3 opções alternativas de Filtragem para aprimorar suas Retrospectivas

Você deve ir além do método convencional de votação por pontos para priorizar tópicos em uma retrospectiva ou sessões semelhantes. Embora a votação por pontos ofereça simplicidade e eficiência, muitas vezes leva a mal-entendidos devido à sua natureza binária. O artigo apresenta três alternativas e, ao adotar essas diversas abordagens, você pode aumentar o engajamento e obter insights mais profundos durante as retrospectivas, promovendo uma experiência de crescimento da equipe mais inclusiva e enriquecedora.

ler mais
7 atividades quebra-gelo para equipes remotas

7 atividades quebra-gelo para equipes remotas

O quebra-gelo é uma atividade rápida que pode ser executada para energizar a equipe e promover a interação do grupo. É um bom começo para qualquer reunião de equipe, criando um ambiente amigável e deixando as pessoas mais confortáveis ​​para interagir. Neste artigo, o autor Paulo Caroli apresenta sete ótimos quebra-gelos energizadores para você impulsionar as reuniões remotas de seu time e o passo a passo de como desenvolvê-los.

ler mais

Pin It on Pinterest