Segue um modelo de status report para acompanhamento e monitoramento da criação das features do MVP.
Neste modelo você pode verificar as seguintes partes, listadas na figura abaixo.;
1. Nome do time e ID do MVP
O nome do time a identificador do MVP.
2. Nome do MVP
O nome do MVP é utilizado dentre várias conversas, desde a sua concepção, passando pela criação, até a entrega, coleta de feedbacks e validações de hipóteses. Ter um nome claro e específico é essencial para evitar quaisquer confusão sobre o MVP em questão.
3. Estado atual (verde / amarelo / vermelho)
Qual situação atual deste MVP? Tudo ok para o término das features do MVP na data prevista? Sim (verde), médio (amarelo), ou não (vermelho).
4. Data atual e data prevista
Os relatórios de status report de MVP são úteis para o acompanhamento e decisões atuais, bem como para o histórico da criação do produto como um todo. Além disso a demonstração de ambas as datas (atual e prevista) deixa claro o tempo remanescente para alcançar a entrega na data planejada.
5. Lista de features do MVP
Uma tabela contendo a lista de features prevista para o MVP, com as seguintes informações para cada feature: descrição, nível de incerteza, estado, e % de completude.
6. Nível de incerteza da feature(verde / amarelo / vermelho)
Descrição e nível de incerteza da feature são dados provenientes desde a concepção dos MVPs. O nível de incerteza da Feature refere-se ao grau em que a Feature é incerta, a partir do ponto de vista do entendimento de negócio e do entendimento técnico. Isso é indicado pela cor os quais são verde, amarelo ou rosa, indicando níveis baixo, médio ou alto de incerteza, respectivamente.
O nível de incerteza da feature não é alterado. Tal informação serve para relembrar a todos o entendimento original sobre tal feature. Todos e quaisquer riscos ou ações relacionadas ao MVP devem ser listadas nos campos de detalhamento e texto descritivo do status report (item 8 abaixo).
7. Estado e % de completude da feature
O estado e % de completude da feature representam o estado atual da feature em relação a sua completude. Esses parâmetros devem ser alterados nos relatórios, refletindo o estado atual de cada feature.
O estado varia entre: não começou -> em construção -> pronto.
O % de completude varia entre 0 e 100%. É comum que times decidam valores arredondados e pré-definidos como 0%, 25%, 50% 75% e 100%. Alguns times utilizam fórmulas para calcular tais valores (por exemplo, percentual de tarefas completas), enquanto outros decidem tais valores com menos matemática. O importante é que o racional do valor demonstrado seja o mesmo entre diferentes features.
8. Detalhamento e texto descritivo
Todas e quaisquer anotações relevantes sobre o MVP e suas feature que não foram claramente demonstradas nos itens anteriores. Por exemplo: dependências externas, riscos, problemas, e ações realizadas.
>> Você encontra mais sobre esse assunto no eBook Lean Product Development: Guiando a Construção do MvP com Scrum e Kanban