>> Ouça o aúdio
É uma honra ser patrono do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Porto Alegre.
Primeiramente quero parabenizar aos formandos, seus familiares, seus amigos, professores e funcionários.
Na minha formatura eu ouvi um provérbio que nunca esqueci. Eu gostaria de compartilhar o mesmo com vocês.
É um provérbio árabe, mais ou menos assim: É como se você tivesse caminhando em um deserto procurando por um Oásis, aquele lugar especial. E a sua carreira é como um cavalo selvagem. Você está caminhando no deserto e de repente vê um cavalo selvagem, vindo na sua direção.
Existem três tipos de pessoas.
O primeiro, vai ver o cavalo passar, e não vai fazer nada. O cavalo passa, mas ele segue caminhando, procurando seu Oásis.
O segundo, vai ver o cavalo se aproximando, vai se preparar, e vai pular para cima do cavalo. Vai se agarrar na crina do cavalo e vai seguir com o mesmo até que encontre o Oásis.
Mas tem um terceiro tipo de pessoa. Aquele que vai ver o cavalo vindo, vai se preparar, vai pular, vai agarrar na crina do cavalo. E vai dar a direção que ele quer para o cavalo. Até alcançar o oásis da sua escolha.
Essa é a carreira com o que vocês se depararam. São cavalos selvagens que ficam passando. Alguns muito próximos, outros um pouco mais distantes; uns mais mansos, outros mais bravos. Mas estão ali. Ao seu alcance.
E cabe a você agarrá-lo. Segure firme na sua crina e dê o direcionamento que você quer. Você pode ir para onde você quiser!
O futuro está em suas mãos. Desejo-lhes todo o sucesso em seu desempenho profissional.
Muito obrigado a todos.
Paulo Caroli, patrono do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Porto Alegre, Janeiro de 2016.