Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Microfone mudo se não quiser falar

31 mar 2020 | Remoto

TAG:

Coloquem e mantenham seus microfones no mudo se não quiserem falar.

Essa foi uma das instruções para facilitar uma formação meia-lua, mas de forma remota.

Segue foto e texto sobre a formação meia-lua presencial (copiado do artigo Técnicas para Facilitação de Lean Inception):

A formação da meia-lua fornece dois aspectos: (1) todos se veem, evitando conversas cruzadas e “conversas pelas costas”, quando alguém fala de costas para outra pessoa; e (2) alguém está em um ponto central de atenção.

Essa formação reforça o ponto central das atenção (pessoa no centro da meia-lua). Em muitas ocasiões, o facilitador da reunião ou do workshop quer estar no centro ou identificar uma pessoa para estar no centro.

Mas como fazer a formação meia-lua remota? Como conseguir que uma pessoa fique no centro das atenções enquanto os outros ouvem? Como facilitar esse tipo de dinâmica, remotamente?

Solução: Instrua todos os participantes que coloquem e mantenham seus microfones no mudo se não quiserem falar.

Outro dia eu estava numa video-chamada com alguns colegas da Thoughtworks Espanha. E fizemos uma formação meia-lua, mas de forma remota: Uma pessoa estava no centro das atenções, falando. Todos ouviam (microfones “mutados”). Se alguém quisesse falar, “desmutava” o microfone, indicando que queria falar. Então, essa pessoa ia para o centro das atenções, e falava para todos participantes.

 

Outro dica de facilitação importante. Você deve pedir para todos usarem o modo galeria do aplicativo de vídeo-chamada. Desta forma todos possam se ver.

Em outras reuniões remotas, eu já instrui os participantes a abanar as mãos quando quisessem… mas, desta vez, percebi que a opção de mute on/off do microfone foi bem mais efetiva. Como você pode constatar na imagem acima, algumas pessoas estavam com o video off (para economizar bandwidt), então a transição do microfone de off para on sinalizava claramente o intuito de falar.

O Martin Fowler compartilhou um excelente artigo sobre como ser efetivo nas chamadas de vídeo. O artigo tem ótimas dicas sobre como se comportar nas reuniões de vídeo-chamada.

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
7 atividades quebra-gelo para equipes remotas

7 atividades quebra-gelo para equipes remotas

O quebra-gelo é uma atividade rápida que pode ser executada para energizar a equipe e promover a interação do grupo. É um bom começo para qualquer reunião de equipe, criando um ambiente amigável e deixando as pessoas mais confortáveis ​​para interagir. Neste artigo, o autor Paulo Caroli apresenta sete ótimos quebra-gelos energizadores para você impulsionar as reuniões remotas de seu time e o passo a passo de como desenvolvê-los.

ler mais

Pin It on Pinterest