Coloquem e mantenham seus microfones no mudo se não quiserem falar.
Essa foi uma das instruções para facilitar uma formação meia-lua, mas de forma remota.
Segue foto e texto sobre a formação meia-lua presencial (copiado do artigo Técnicas para Facilitação de Lean Inception):
A formação da meia-lua fornece dois aspectos: (1) todos se veem, evitando conversas cruzadas e “conversas pelas costas”, quando alguém fala de costas para outra pessoa; e (2) alguém está em um ponto central de atenção.
Essa formação reforça o ponto central das atenção (pessoa no centro da meia-lua). Em muitas ocasiões, o facilitador da reunião ou do workshop quer estar no centro ou identificar uma pessoa para estar no centro.
Mas como fazer a formação meia-lua remota? Como conseguir que uma pessoa fique no centro das atenções enquanto os outros ouvem? Como facilitar esse tipo de dinâmica, remotamente?
Solução: Instrua todos os participantes que coloquem e mantenham seus microfones no mudo se não quiserem falar.
Outro dia eu estava numa video-chamada com alguns colegas da Thoughtworks Espanha. E fizemos uma formação meia-lua, mas de forma remota: Uma pessoa estava no centro das atenções, falando. Todos ouviam (microfones “mutados”). Se alguém quisesse falar, “desmutava” o microfone, indicando que queria falar. Então, essa pessoa ia para o centro das atenções, e falava para todos participantes.
Outro dica de facilitação importante. Você deve pedir para todos usarem o modo galeria do aplicativo de vídeo-chamada. Desta forma todos possam se ver.
Em outras reuniões remotas, eu já instrui os participantes a abanar as mãos quando quisessem… mas, desta vez, percebi que a opção de mute on/off do microfone foi bem mais efetiva. Como você pode constatar na imagem acima, algumas pessoas estavam com o video off (para economizar bandwidt), então a transição do microfone de off para on sinalizava claramente o intuito de falar.
O Martin Fowler compartilhou um excelente artigo sobre como ser efetivo nas chamadas de vídeo. O artigo tem ótimas dicas sobre como se comportar nas reuniões de vídeo-chamada.