Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

[Workshop Remoto] O que tem na sua caixa de ferramentas?

25 maio 2020 | Remoto

TAG:

O que tem na sua caixa de ferramentas? Quais são as ferramentas que você está usando para facilitar reuniões e workshops remotos?

Esta é uma pergunta repetida que tenho recebido ultimamente. Por isso, decidi criar uma lista e compartilhá-la. Em um post anterior, compartilhei quais são as ferramentas remotas que as pessoas estão usando (fiz duas enquetes no Linkedin para isso).

Neste post, compartilho uma lista das ferramentas que tenho usado nas reuniões e workshops remotos desde o início de 2020 (quando colegas da Thoughtworks China me pediram para ajudar a facilitar um workshop remoto por causa de um lock down local … mal sabia eu que em poucos semanas todos meus colegas trabalhariam remotamente).

Algumas dessas ferramentas podem fazer mais de uma coisa. Mas, ao decidir sobre a ferramenta, penso nela para uma necessidade específica; são elas:

  • Compartilhamento de arquivos: Dropbox, Google Drive, GitHub
  • Comunicação em tempo real: Zoom, Microsoft Teams, Hangout, Skype
  • Mensagens assíncronas: WhatsApp, Slack, Telegram, Mail
  • Organização das tarefas: Trello, Jira, Excel
  • Colaboração visual: Mural, Miro
  • Retrospectiva remota: FunRetrospectives

Canivete suíço ou caixa de ferramentas

Algumas pessoas preferem ter um canivete suíço, outras preferem ter uma caixa de ferramentas com ferramentas específicas para necessidades específicas. Eu prefiro ter uma caixa de ferramentas com muitas ferramentas (incluindo um canivete suíço). Dessa forma, tenho mais opções e posso escolher de acordo com o contexto e a situação específica.

Por exemplo, outro dia facilitei um workshop remoto. Conversamos no Zoom. Colaboramos visualmente no Mural, onde eu preparei um quadro com uma sequência de atividades do FunRetrospectives (adicionei um link para o quadro anônimo do Safety Check no quadro Mural – era mais simples do que recriá-lo no Mural e configurar a atividade para votação anônima ) Usamos o Mail para compartilhar as informações antes do workshop. O resultado do workshop foi arquivado no Google Drive da equipe. Alguns itens de trabalho foram adicionados ao Jira.

 

Comentários no LinkedIn.

 

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
7 atividades quebra-gelo para equipes remotas

7 atividades quebra-gelo para equipes remotas

O quebra-gelo é uma atividade rápida que pode ser executada para energizar a equipe e promover a interação do grupo. É um bom começo para qualquer reunião de equipe, criando um ambiente amigável e deixando as pessoas mais confortáveis ​​para interagir. Neste artigo, o autor Paulo Caroli apresenta sete ótimos quebra-gelos energizadores para você impulsionar as reuniões remotas de seu time e o passo a passo de como desenvolvê-los.

ler mais

Pin It on Pinterest