Chega de MU-VUCA, agora é Lean Inception remota!

16 mar 2020 | Lean Inception, Remoto

Vários são os artigos e palestras sobre o mundo VUCA — Volátil, Uncertain, Complex and Ambiguous.

Mas a situação, agora, está ainda MUito mais Volátil, Uncertain, Complex and Ambiguous. Agora virou MUVUCA (MUito VUCA!)

Entretanto, por causa do vírus, precisamos evitar a MUVUCA.

 

Evite a MUCUVA. Para você que pode, trabalhe remotamente.

 

Eu prefiro reuniões e workshops presenciais. Vide a Lean Inception e as Retrospectivas (muitos dos energizers do FunRetrospectives.com são presenciais — mas já estou adicionando informação para aqueles que funcionam bem para equipes remotas, por exemplo a atividade Fun Fact online)

Dado a situação atual, precisamos ajudar, manter a distância física entre as pessoas, e evitar a muvuca.

Precisamos fazer as inceptions. Precisamos ajudar nossas empresas e organizações. Aliás muitas serão as inceptions para novas iniciativas, desafios e oportunidades  causadas por esse vírus.

Semana passada eu facilitei uma Lean Inception remota (eu nunca recomendei inception remota, mas agora tem um motivo muito forte para tanto).

Essa inception ajudou uma equipe e uma empresa a alinhar sobre o direcionamento do produto e o MVP, com a mesma qualidade e engajamento típico de uma inception presencial, mas, de forma remota.

Isso é essencial nesse momento. Precisamos nos adaptar. Somos ágeis, então vamos responder às mudanças.

A Lean Inception ajuda a alinhar um grupo de pessoas. Independente do distanciamento físico por causa desse vírus, as pessoas precisam se alinhar.

Entre não fazer uma inception, ou fazê-la remota, faça uma inception remota. (Em época de pandemia)

Entre fazer uma inception presencial ou fazê-la remota, faça uma inception presencial. (Em época sem pandemia)

Em breve estaremos juntos novamente em uma Lean Inception presencial, com todos juntos, numa mesma sala.

Por hora, a sala da Lean Inception é virtual. E a Inception será remota.

Favor compartilhar no comentário deste post no LinkedIn as dicas de ferramentas que te ajudaram na suas inception remota.

Paulo Caroli

Paulo Caroli é o autor do livro best-seller "Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo" (o primeiro em uma série de livros sobre Estratégia e Entrega Lean). Ele também é o criador do FunRetrospectives.com , site e livro sobre retrospectivas, futurospectives e actividades de team building. Caroli escreve neste blog com frequência. Receba a próxima postagem em seu e-mail. Inscreva-se aqui.

Pin It on Pinterest

X
X
X