Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Showcase da Sprint 0 para times que trabalham com MVP

TAG:

Sprint 0 é o tempo necessário para realizar todas as tarefas de set-up para que a equipe começar a entregar as features do MVP. Tipicamente, a Sprint 0 acontece depois da semana da Lean Inception. Depois vem a Sprint 1, 2, e assim por diante.

 

 

Apesar do nome — Sprint— a Sprint 0 pode levar mais ou menos tempo que o período de uma Sprint. Por exemplo, uma organização trabalha com Sprints de uma semana, mas precisa de três semanas para a Sprint 0 de uma iniciativa  envolvendo um sistema legado alguns componentes sem testes automatizados e que nunca foram incluídos no pipeline entrega contínua.

 

Aliás, mesmo equipes que não usam Sprints — por exemplo, usam Kanban e não usam Scrum — ainda assim, ao começar o trabalho em uma nova inciativa, planejam as atividades da Sprint 0 antes do trabalho nas features do MVP.

 

Mas o que deve estar no showcase da Sprint 0?

 

O famoso “Hello World”: algo muito simples, visível no ambiente de produção que foi feito por um desenvolvedor no seu ambiente de desenvolvimento, e passou pelo pipeline de entrega contínua no estado minimamente necessário para a criação MVP.

 

Basicamente, após a Sprint 0,  equipe vai trabalhar no código funcional. Então, é essencial que algo — nesse caso o tal “Hello World”, na falta de um nome melhor — demonstra que o pipeline básico, necessário para trabalhar no MVP esteja funcionando.

 

Assim como o MVP, o pipeline vai evoluir.  Aliás o pipeline deve acompanhar a evolução do produto, garantindo sempre o mínimo necessário para o momento específico. Não crie um pipeline antecipando alguma necessidade distante. Evolua o pipeline de acordo com a necessidade dos produtos e as equipes envolvidas.

 

Mas é somente um “Hello World”?

 

Bom, o tal “Hello World” deve também garantir que os requisitos não funcionais, mínimos, necessário para o MVP também estejam contemplados.

 

A sua Sprint 0 já acabou? Você já tem o “Hello World” e os requisitos caos-funcionais minimamente necessários?

 

Se respondeu que sim, então você está pronto para o showcase da sua Sprint 0.

 

Se respondeu que não… Minha recomendação é não fazer um showcase da Sprint 0 e avisar que essa ainda não acabou. Entretanto se isso não for uma opção, então apresente o que está pronto, mas deixe claro que nas Sprints a seguir, além de trabalhar nas features, a equipe também vai trabalhar em tarefas de set-up, originalmente planejadas para a Sprint 0.

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
Lean Inception seguida pelo PBB

Lean Inception seguida pelo PBB

Neste artigo, você aprenderá como combinar Lean Inception e Product Backlog Building (PBB) para otimizar o desenvolvimento de produtos. Primeiro, a Lean Inception define funcionalidades e cria o Canvas MVP. Em seguida, o PBB detalha essas funcionalidades em itens de backlog e histórias de usuário, priorizando e planejando as entregas em Sprints. Essa combinação proporciona uma abordagem eficiente e colaborativa, resultando em um backlog bem estruturado e um plano de entrega claro.

ler mais
O Canvas MVP

O Canvas MVP

Construir produtos de muito sucesso, reduzindo tempo, uso de recursos e alinhados às necessidades dos usuários, é o desejo de qualquer organização ou negócio. Neste artigo, o criador do método Lean Inception, Paulo Caroli, traz a você mais detalhes sobre o Canvas MVP, importante ferramenta utilizada para validar ideias de produtos.

ler mais

Pin It on Pinterest