Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Atividade: Identificando Personas

TAG:

Para efetivamente identificar as funcionalidades de um sistema, é importante ter em mente os usuários e seus objetivos. A maneira normalmente utilizada para representar estes usuários é através de personas.

Uma persona representa um usuário do sistema, descrevendo não só o seu papel, mas também suas necessidades específicas. Isto cria uma representação realística de usuários, auxiliando o time a descrever funcionalidades do ponto de vista de quem interagirá com o produto final.

A seguinte atividade é utilizada para descrição de personas.

Passo a passo da Atividade:

1. Solicite ao time que se divida em pares ou trios e entregue o seguinte template de personas para cada grupo:

template-persona-Natalia-Arsand

template para identificar personas (em folha de papel A4)

 

2. Solicite a cada grupo que crie uma persona, utilizando o template como referência;

3. Solicite aos participantes que apresentem suas personas a todo o time;

4. Solicite ao time que mude os grupos e repita os passos de  1 a 3.

Ao final da  atividade, um conjunto de personas deve ter sido criado e os diferentes tipos de usuários do sistema devem estar descritos. Os stakeholders  que conhecem os objetivos do projeto devem participar ativamente da atividade, auxiliando a equipe na criação das personas e sugerindo alterações em suas descrições conforme necessário.

exemplo-personas-perfil-comp-obj

exemplo de personas (resultado da atividade)

template-persona2

outro exemplo de personas (resultado da atividade)

O template apresentado foi criado por Natalia Arsand, excelente User  eXperience designer e colega de trabalho da Thoughtworks Brasil.

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
Lean Inception seguida pelo PBB

Lean Inception seguida pelo PBB

Neste artigo, você aprenderá como combinar Lean Inception e Product Backlog Building (PBB) para otimizar o desenvolvimento de produtos. Primeiro, a Lean Inception define funcionalidades e cria o Canvas MVP. Em seguida, o PBB detalha essas funcionalidades em itens de backlog e histórias de usuário, priorizando e planejando as entregas em Sprints. Essa combinação proporciona uma abordagem eficiente e colaborativa, resultando em um backlog bem estruturado e um plano de entrega claro.

ler mais
O Canvas MVP

O Canvas MVP

Construir produtos de muito sucesso, reduzindo tempo, uso de recursos e alinhados às necessidades dos usuários, é o desejo de qualquer organização ou negócio. Neste artigo, o criador do método Lean Inception, Paulo Caroli, traz a você mais detalhes sobre o Canvas MVP, importante ferramenta utilizada para validar ideias de produtos.

ler mais

Pin It on Pinterest