🥳  No mês de Aniversário da Caroli.org, você estuda com 30% off usando o cupom: 7ANOSCAROLI. Escolha o seu treinamento!

Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Cuidado! Você ainda contrata com base no preço?

“Pare com a prática de contratar com base no preço. Ao invés disso, minimize o custo total. Vá na direção de um único fornecedor para cada item em uma relação de longo prazo de lealdade e confiança.” — Edwards Deming

Esse texto é de 1982! Do livro Out of the Crisis“, de Edwards Deming, Esse é o princípio número 4 de 14 princípios de gestão que Deming descreve como necessários para que as empresas americanas pudessem melhorar a efetividade de seus negócios.

Nessa época os USA estavam tentando ser mais competitivos, especialmente com o Japoneses que já seguiam práticas como o Sistema Toyota de Produção.

E eu aqui, no Brasil, divulgando uma forma de trabalhar enxuta que tem dado excelentes resultados. Se você ainda não leu, não perca a oportunidade: Direto ao ponto, criando produtos de forma enxuta.

Concordo com Deming: como assim contratar com base no preço? Ainda nem sabemos o que vamos fazer. Essa ideia de requisitos detalhados e um plano eficaz não funciona! Estamos fazendo inception enxuta, criando MVPs e pivotando. Se fizer um plano detalhado, vamos alterá-lo constantemente. Melhor decidir as hipóteses, as principais dores dos seus clientes que devem ser resolvidas. Decide o que vai no MVP, e cria logo! Coloca na rua e verifica se realmente atendeu aos clientes e validou suas hipóteses.

Daí vem a complicação… Não estou falando somente de startups. Estou falando de grandes corporações que estão trabalhando de forma mais enxuta. Essas que contam com o apoio de empresas parceiras (como a ThoughtWorks) para descobrir, definir, e criar o MVP. E depois contam com o apoio para prosseguir, pivotar ou cancelar o produto.

Então ficou complicado: preço do que? Preço daquilo que você imaginou ser o requisito para o primeiro MVP? Ou preço da parceria?

Vai lá. Coloque um preço na parceria que você tem com seus amigos.

Difícil, né?

Eu faço assim: Se é para beber cerveja, vou chamar o amigo tal. Se for para levar os filhos pro parque, é aquele outro. E se for para conversar sobre startups e empreendedorismo vai ser aquele outro amigo.

É mais ou menos assim que escolho que amigo chamar para qual ocasião.

É assim que as empresas devem decidir quem contratar. Olhe para seus parceiros, e veja qual se encaixa melhor em um dado contexto. Daí faz o convite e vê se ele tem disponibilidade e interesse para te acompanhar nessa.

Como disse Deming: “Vá na direção de um único fornecedor para cada item em uma relação de longo prazo de lealdade e confiança.”

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
Gestão Ágil de Projetos

Gestão Ágil de Projetos

Neste artigo, a autora Annelise Gripp aborda o tema da Gestão Ágil de Projetos e destaca, entre outras coisas, como esse modelo de gestão flexível, simples e fácil de aplicar pode auxiliar você e sua organização.

ler mais

Pin It on Pinterest