Cuidado! Você ainda contrata com base no preço?

4 ago 2016 | Gestão de Produtos

TAG:

“Pare com a prática de contratar com base no preço. Ao invés disso, minimize o custo total. Vá na direção de um único fornecedor para cada item em uma relação de longo prazo de lealdade e confiança.” — Edwards Deming

Esse texto é de 1982! Do livro Out of the Crisis“, de Edwards Deming, Esse é o princípio número 4 de 14 princípios de gestão que Deming descreve como necessários para que as empresas americanas pudessem melhorar a efetividade de seus negócios.

Nessa época os USA estavam tentando ser mais competitivos, especialmente com o Japoneses que já seguiam práticas como o Sistema Toyota de Produção.

E eu aqui, no Brasil, divulgando uma forma de trabalhar enxuta que tem dado excelentes resultados. Se você ainda não leu, não perca a oportunidade: Direto ao ponto, criando produtos de forma enxuta.

Concordo com Deming: como assim contratar com base no preço? Ainda nem sabemos o que vamos fazer. Essa ideia de requisitos detalhados e um plano eficaz não funciona! Estamos fazendo inception enxuta, criando MVPs e pivotando. Se fizer um plano detalhado, vamos alterá-lo constantemente. Melhor decidir as hipóteses, as principais dores dos seus clientes que devem ser resolvidas. Decide o que vai no MVP, e cria logo! Coloca na rua e verifica se realmente atendeu aos clientes e validou suas hipóteses.

Daí vem a complicação… Não estou falando somente de startups. Estou falando de grandes corporações que estão trabalhando de forma mais enxuta. Essas que contam com o apoio de empresas parceiras (como a ThoughtWorks) para descobrir, definir, e criar o MVP. E depois contam com o apoio para prosseguir, pivotar ou cancelar o produto.

Então ficou complicado: preço do que? Preço daquilo que você imaginou ser o requisito para o primeiro MVP? Ou preço da parceria?

Vai lá. Coloque um preço na parceria que você tem com seus amigos.

Difícil, né?

Eu faço assim: Se é para beber cerveja, vou chamar o amigo tal. Se for para levar os filhos pro parque, é aquele outro. E se for para conversar sobre startups e empreendedorismo vai ser aquele outro amigo.

É mais ou menos assim que escolho que amigo chamar para qual ocasião.

É assim que as empresas devem decidir quem contratar. Olhe para seus parceiros, e veja qual se encaixa melhor em um dado contexto. Daí faz o convite e vê se ele tem disponibilidade e interesse para te acompanhar nessa.

Como disse Deming: “Vá na direção de um único fornecedor para cada item em uma relação de longo prazo de lealdade e confiança.”

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Triple Track Development: Inovação Empresarial através de Descoberta e Entrega Contínua

Triple Track Development: Inovação Empresarial através de Descoberta e Entrega Contínua

Triple Track Development, compreendendo Estratégia de Negócios, Descoberta e Entrega, revoluciona o desenvolvimento de produtos. As metas trimestrais substituem os planos anuais, garantindo adaptabilidade. Continuous Discovery investiga profundamente as necessidades do usuário, enquanto Continuous Delivery transforma rapidamente ideias validadas em produtos. Esta abordagem sincronizada promove uma colaboração sem precedentes, impulsionando as equipas para o sucesso coletivo. Não é apenas uma metodologia; é uma vantagem estratégica que permite às empresas inovar rapidamente no mercado dinâmico de hoje.

ler mais
Tabela de Priorização Relativa WSJF + RICE: Aperfeiçoando Suas Escolhas Estratégicas

Tabela de Priorização Relativa WSJF + RICE: Aperfeiçoando Suas Escolhas Estratégicas

A Tabela de Pontuação Relativa WSJF + RICE combina os princípios do WSJF e do RICE, oferecendo uma abordagem prática para avaliar e comparar iniciativas. A pontuação de valor para o usuário, baseada no RICE (Alcance, Impacto, Confiança, Esforço), fornece insights fundamentais. Este artigo explora o funcionamento da tabela, sua aplicação em decisões estratégicas e seu papel em aprimorar o crescimento organizacional. Prepare-se para explorar uma nova abordagem na priorização, simplificando o processo de tomada de decisão.

ler mais

Pin It on Pinterest