“Pare com a prática de contratar com base no preço. Ao invés disso, minimize o custo total. Vá na direção de um único fornecedor para cada item em uma relação de longo prazo de lealdade e confiança.” — Edwards Deming
Esse texto é de 1982! Do livro “Out of the Crisis“, de Edwards Deming, Esse é o princípio número 4 de 14 princípios de gestão que Deming descreve como necessários para que as empresas americanas pudessem melhorar a efetividade de seus negócios.
Nessa época os USA estavam tentando ser mais competitivos, especialmente com o Japoneses que já seguiam práticas como o Sistema Toyota de Produção.
E eu aqui, no Brasil, divulgando uma forma de trabalhar enxuta que tem dado excelentes resultados. Se você ainda não leu, não perca a oportunidade: Direto ao ponto, criando produtos de forma enxuta.
Concordo com Deming: como assim contratar com base no preço? Ainda nem sabemos o que vamos fazer. Essa ideia de requisitos detalhados e um plano eficaz não funciona! Estamos fazendo inception enxuta, criando MVPs e pivotando. Se fizer um plano detalhado, vamos alterá-lo constantemente. Melhor decidir as hipóteses, as principais dores dos seus clientes que devem ser resolvidas. Decide o que vai no MVP, e cria logo! Coloca na rua e verifica se realmente atendeu aos clientes e validou suas hipóteses.
Daí vem a complicação… Não estou falando somente de startups. Estou falando de grandes corporações que estão trabalhando de forma mais enxuta. Essas que contam com o apoio de empresas parceiras (como a ThoughtWorks) para descobrir, definir, e criar o MVP. E depois contam com o apoio para prosseguir, pivotar ou cancelar o produto.
Então ficou complicado: preço do que? Preço daquilo que você imaginou ser o requisito para o primeiro MVP? Ou preço da parceria?
Vai lá. Coloque um preço na parceria que você tem com seus amigos.
Difícil, né?
Eu faço assim: Se é para beber cerveja, vou chamar o amigo tal. Se for para levar os filhos pro parque, é aquele outro. E se for para conversar sobre startups e empreendedorismo vai ser aquele outro amigo.
É mais ou menos assim que escolho que amigo chamar para qual ocasião.
É assim que as empresas devem decidir quem contratar. Olhe para seus parceiros, e veja qual se encaixa melhor em um dado contexto. Daí faz o convite e vê se ele tem disponibilidade e interesse para te acompanhar nessa.
Como disse Deming: “Vá na direção de um único fornecedor para cada item em uma relação de longo prazo de lealdade e confiança.”