A melhor parte de palestrar em excelentes eventos é poder rever os amigos, fazer novos amigos e aprender coisas novas.
Em um papo de corredor na Agilidade@Recife 2016 entre Fabio Pereira, Giselle Rossi, Rodrigo de Toledo, e eu, aprendi algo bem interessante. Por isso registro aqui o excelente trocadilho para classes de serviço para times de produto compartilhado pelo Rodrigo de Toledo.
Toledo prestou consultoria para uma grande empresa e organizou as tarefas de trabalho de uma dada equipe da seguinte forma:
- Devolução – bugs ou pequenas melhorias no produto
- Evolução – novas funcionalidade já planejadas para o produto
- Revolução – experimentos, algo novo, não planejado, algo possivelmente disruptivo na área de atuação do produto
Segue uma outra forma de representar essas classes de serviço num quadro kanban:
Nossa. Achei os termos simplesmente espetaculares.
Eu gosto muito dos 3Hs para explicar sobre portfólio de produtos e como as empresas devem planejar seu portfólio de investimento: o hoje, um futuro próximo, e um futuro mais distante e incerto–H1, H2 e H3 respectivamente.
E achei excelente a abordagem que o Toledo apresentou. Ele representou os três tipos de item de trabalho –devolução, evolução e revolução — como classes de serviço visíveis no quadro kanban.
Desta forma, ele criou uma forma de visualizar o portfólio do produto, com uma nomenclatura simples, fácil de lembrar e fácil explicar.
O kanban proposto demonstra os itens de trabalho em relação aos três horizontes do produto da seguinte forma: devolução de bugs e melhorias do H1, evolução do produto para o H2, e experimentos para revolucionar o produto em H3.
Adorei!
[divider]
A foto abaixo é para registrar o momento quando escrevi este post. No Aeroporto de Recife enquanto bebia um café e esperava meu voo.
Coloco-a aqui para incentivar o Toledo e outros blogueiros a compartilharem suas ideias. Isso ajuda a nossa comunidade a crescer e prosperar. Estamos aprendendo e crescendo juntos!