Quem vem primeiro as Histórias ou o MVP? O Ovo ou a galinha?

9 out 2020 | Lean Inception, Scrum

TAG:

Para mim, primeiro você decide o MVP, depois descreve as histórias do usuário. Primeiro você decide O QUE você quer validar, para depois você pensar em COMO validar (criar as histórias que implementam esse MVP).

Eu leio posts, artigos e livros de outras pessoas, que fazem o caminho oposto: primeiro decidem as histórias, o COMO irão fazer cada pequeno pedaço do produto, para depois decidir O QUE é o MVP, o conjunto de histórias que é minimamente viável para validar o direcionamento inicial do produto, do negócio.

Estes assuntos geralmente estão entrelaçados: MVP, protótipo e histórias. Eu tento desembolar da seguinte forma:

  • Para alinhar um grupo de pessoas sobre o MVP, eu recomendo fazer uma Lean Inception.
  • Para decidir o backlog das histórias, eu recomendo fazer um PBB.
  • Para alinhar um grupo de pessoas sobre o protótipo e o design de um produto, eu recomento fazer um Design Sprint.

E você? Como tem trabalhado com histórias e MVP? O que você decide primeiro, as histórias ou o MVP?

Favor compartilhar o que tem funcionado para você neste post no LinkedIn.

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Como adaptar a Lean Inception para criar Roadmaps de Produtos Digitais: Um guia prático com Bruna Fonseca

Como adaptar a Lean Inception para criar Roadmaps de Produtos Digitais: Um guia prático com Bruna Fonseca

Neste conteúdo da autora Bruna Fonseca, você vai conferir mais detalhes sobre o pensamento de gerenciamento de Produtos Digitais utilizando o Lean Inception para definir Roadmaps eficazes. Ela compartilha informações importantes sobre sua experiência, além de template no Miro contendo todas as estruturas necessárias para você realizar essa adaptação poderosa da Lean Inception e definir Roadmaps.

ler mais
Template de agenda Lean Inception

Template de agenda Lean Inception

Este artigo apresenta modelos de agenda Lean Inception para facilitar a organização de workshops Lean Inception. O autor Paulo Caroli compartilha sua vasta experiência com o template, fornecendo instruções claras sobre a sequência de atividades sugerida pelo livro Lean Inception. A agenda detalhada inclui sessões de kick-off, visão do produto, brainstorming de funcionalidades, revisão técnica, de UX e de Negócio, além de diretrizes para a interação entre membros do time e stakeholders. Você verá três estilos de agendamento (agendar atividades separadamente, reservar dias inteiros ou dividir em blocos de manhã e tarde), benefícios e desafios de cada abordagem e dicas para mitigar possíveis problemas. O texto também inclui um checklist útil para preparação antes da Inception.

ler mais

Pin It on Pinterest