🥳  No mês de Aniversário da Caroli.org, você estuda com 30% off usando o cupom: 7ANOSCAROLI. Escolha o seu treinamento!

Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Iniciativa, MVP, Features e Historias

Segue uma ilustração simples e uma breve descrição dos níveis de requisitos antes, durante e depois de uma Lean Inception.
Antes da Lean Inception, alguma iniciativa é priorizada. Depois ela passa por um período de discovery, onde a iniciativa será explorada em mais detalhes, buscando ainda mais dados para ajudar com as decisões sobre o produto e a estratégia de criação e evolução do mesmo. Note que algumas organizações não realizam discovery (ou acreditam que já tem dados suficientes sobre a iniciativa, ou simplesmente não praticam discovery de produto), e vão direto para uma Lean Inception.

 

Durante a Lean Inception, a iniciativa é explorada em detalhes, nas perspectivas do representantes do negócio, dos representantes dos usuários (User eXperience) e das pessoas que irão criar o produto (para produtos digitais, tipicamente desenvolvedores, testadores, DevOps, dentre outros).

 

Ao final da lean Inception, a iniciativa estará compreendida a nível do MVP e os incrementos do produto. O MVP está descrito a nível de features.
Durante o período de criação do produto, as features são descritas no formato de Histórias do Usuário, em inglês User Stories (US). Tipicamente, o time esclarece O QUE tem de ser feito — as features — em mais detalhes, quebrando-as em pedaços menores descrevendo COMO será implementado: as Histórias do Usuário.

 

“O PBB é o passo seguinte à Lean Inception”

 

É assim que o Fábio Aguiar descreve o PBB. O PBB te ajuda a entender e criar as histórias a partir do entendimento do MVP e suas features.

 

Aproveito para compartilhar que o Fábio e eu estamos trabalhando no eBook do PBB. Em breve (previsto para Julho de 2020) vamos ter o livro impresso.

 

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
Tipos de MVP

Tipos de MVP

Entender e escolher entre os tipos de MVP pode acelerar o ciclo de aprendizado e levar ao aperfeiçoamento do produto de maneira eficaz. O MVP não é apenas um lançamento preliminar, mas uma estratégia de teste e aprendizado, essencial para qualquer projeto que busque sucesso e inovação contínuos.

ler mais
Tens uma ideia de produto?

Tens uma ideia de produto?

O artigo ressalta a limitação de planejar e desenvolver um produto completo como método para testar um modelo de negócios ou ideia. Em vez disso, destaca a importância de validar hipóteses através do conceito de MVP (Minimum Viable Product). Ao compartilhar a experiência dos empreendedores cariocas com o Easy Taxi, enfatiza a crucial aprendizagem com usuários reais. O autor também menciona seu projeto, iChooseThisOne.com, como um valioso exemplo de MVP, mesmo sem alcançar o sucesso. O texto sublinha que o sucesso frequentemente exige ajustes e correções de curso, ressaltando a necessidade de um aprendizado contínuo.

ler mais
MVP, equipe de produto e o tempo

MVP, equipe de produto e o tempo

O tempo disponível para emplacar um produto de sucesso é curto. Se você não o fizer, alguém vai fazer. O maior erro é exagerar e se apressar para elaborar e criar todo o produto. Por exemplo, contratar mais gente, planejar todo o produto, trabalhar 14 horas por dia (incluindo fim de semana e feriados).

ler mais

Pin It on Pinterest