O time entregou o MVP, e segue trabalhando nas funcionalidades do próximo incremento do produto. Mas agora começou a receber feedback nas funcionalidades entregues: pequenos bugs e melhorias. Como lidar com esse feedback perante o que está planejado como trabalho para o próximo incremento do produto?
Para isso sugiro kanban. Segue abaixo um kanban que demonstra como um time pode lidar com tal situação.
Note neste kanban que o time decidiu a capacidade alocada para lidar com os bugs e para trabalhar no próximo incremento do produto. Isso fica visível pelos limites de WIP das colunas Doing.
Note também que bugs e melhorias passam por uma etapa de priorização antes de entrarem em Doing. Enquanto que as funcionalidades do próximo incremento do produto (MVP2 na imagem) seguem a ordem definida na Lean Inception.
Capacidade para lidar com os bugs
O time deve decidir a capacidade alocada aos MVPs já em produção perante aos próximos incrementos. Por exemplo 20 % / 80%. Esses são os valores decididos no kanban exemplificado acima. Tal razão é definida pelos limites WIPs (Work in Progress) identificados em Doing.
Ao decidir valores de WIP para bugs/feedback e WIP para o MVP em construção, o time estará definindo a capacidade entre pequenas alterações no que está pronto e na criação do que está por vir.
No exemplo apresentado, o time decidiu 20 % da sua capacidade para bugs e feedback; ou seja uma de cinco tarefas em desenvolvimento é relacionada a um bug ou feedback do produto já entregue. Enquanto que quatro de cinco tarefas em desenvolvimento — 80% da capacidade — é para o próximo incremento do produto, as novas features.
Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Conhecer as reais necessidades dos usuários e desenvolver funcionalidades condizentes com essa realidade são fatores primordiais na construção de produtos de sucesso. Neste artigo, você verá mais detalhes sobre esse tema, especialmente, no que se refere a técnicas para escrita de histórias do usuário de qualidade e assertivas, exemplo de aplicação e outros assuntos, que também são trazidos no livro Product Backlog Building (PBB), dos autores Fábio Aguiar e Paulo Caroli.
Em uma organização que não quer mais perder tempo e recursos ao colocar suas ideias em ação, fazer uso da Lean Inception é fundamental. Com ela, há melhorias não apenas na forma como o trabalho é realizado, o qual se torna ágil e permite a construção de produtos...
Você se confunde com Diagrama de Fluxo Cumulativo (CFD)? Você se confunde com esses parâmetros de fluxo? WIP, Lead time, Cycle time e Throughput? Se respondeu sim, então esse livro vai te ajudar: Diagrama de Fluxo Cumulativo. ...
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.