Kanban único de MVP – suporte e criação

14 abr 2015 | Kanban

Aqui você irá aprender sobre:

Aquí aprenderás sobre:

Here you will learn about:

Ici, vous apprendrez:

Qui imparerai a conoscere:

Hier erfahren Sie Folgendes:

O time entregou o MVP, e segue trabalhando nas funcionalidades do próximo incremento do produto. Mas agora começou a receber feedback nas funcionalidades entregues: pequenos bugs e melhorias. Como lidar com esse feedback perante o que está planejado como trabalho para o próximo incremento do produto?

Para isso sugiro kanban. Segue abaixo um kanban que demonstra como um time pode lidar com tal situação.

KanbanMVP-past-future

Note neste kanban que o time decidiu a capacidade alocada para lidar com os bugs e para trabalhar no próximo incremento do produto. Isso fica visível pelos limites de WIP das colunas Doing.
Note também que bugs e melhorias passam por uma etapa de priorização antes de entrarem em Doing. Enquanto que as funcionalidades do próximo incremento do produto (MVP2 na imagem) seguem a ordem definida na Lean Inception.

Capacidade para lidar com os bugs

O time deve decidir a capacidade alocada aos MVPs já em produção perante aos próximos incrementos. Por exemplo 20 % / 80%. Esses são os valores decididos no kanban exemplificado acima. Tal razão é definida pelos limites WIPs (Work in Progress) identificados em Doing.

Kanban MVP-WIP
Ao decidir valores de WIP para bugs/feedback e WIP para o MVP em construção, o time estará definindo a capacidade entre pequenas alterações no que está pronto e na criação do que está por vir.

Kanban MVP-wip-capacity

No exemplo apresentado, o time decidiu 20 % da sua capacidade para bugs e feedback; ou seja uma de cinco tarefas em desenvolvimento é relacionada a um bug  ou feedback do produto já entregue. Enquanto que quatro de cinco tarefas em desenvolvimento — 80% da capacidade — é para o próximo incremento do produto, as novas features.

 

>> Você encontra mais sobre esse assunto no eBook Lean Product Development: Guiando a Construção do MvP com Scrum e Kanban

 

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Histórias do usuário e a construção de produtos de sucesso 

Histórias do usuário e a construção de produtos de sucesso 

Conhecer as reais necessidades dos usuários e desenvolver funcionalidades condizentes com essa realidade são fatores primordiais na construção de produtos de sucesso. Neste artigo, você verá mais detalhes sobre esse tema, especialmente, no que se refere a técnicas para escrita de histórias do usuário de qualidade e assertivas, exemplo de aplicação e outros assuntos, que também são trazidos no livro Product Backlog Building (PBB), dos autores Fábio Aguiar e Paulo Caroli.

ler mais

Pin It on Pinterest