🥳  No mês de Aniversário da Caroli.org, você estuda com 30% off usando o cupom: 7ANOSCAROLI. Escolha o seu treinamento!

Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Não, nós não estamos alinhados!

É isso aí. Cansei de ouvir essas palavras soltas: “Então estamos todos alinhados. Esse projeto vai ser um sucesso. Conto com a colaboração de vocês”.
estamos-alinhados-chefia

Não, nós não estamos alinhados! Não é porque você fez um discursos bonito, ou mostrou uns slides bem trabalhados que estamos todos alinhados.

perception
Eu entendo o  seu esforço para aprovar este projeto. Para dar esse pontapé inicial. Eu entendo que você quer muito assistir o sucesso desse projeto. Mas eu tenho de te dizer a pura verdade:  nós ainda não estamos alinhados. Nós ouvimos suas palavras (ou preces), mas ainda precisamos conversar para nos entender melhor.

Precisamos de uma semana para obter esse alinhamento. E isso tem um nome: inception.

 

A-Fase-de-Inception-
A inception é um workshop colaborativo que marca o início de um projeto e se caracteriza pela reunião das pessoas envolvidas em um mesmo local. Ela é uma etapa que tem como objetivo fazer com que a equipe descubra e entenda coletivamente  o escopo do que será desenvolvido. Ao seu final, o time deve estar mais entrosado e com uma visão mais clara do caminho a seguir.

A-sala-de-guerra-

O-workshop-de-Inception

Durante a Inception são realizadas dinâmicas colaborativas para definição dos objetivos, estratégias e escopo do produto, bem como o mapeamento e priorização das funcionalidades desejáveis para serem entregues durante o projeto.

inception-time-feliz-colaboracao

A foto acima mostra um time (feliz) ao final da semana da Inception.  O time passou toda semana juntos. Realizou várias atividades e tiveram várias conversas. Comparou opções. Discutiu as oportunidades. Confrontou seus entendimentos e desentendimentos. Até decidiu o que acredita ser o mínimo viável para verificar se o projeto vai estar num bom caminho.

estamos-alinhados-agora-sim

Agora sim, volte aqui nessa sala, olhe ao redor, vamos conversar sobre o que pretendemos fazer. E vamos discursar juntos sobre essa iniciativa. E, ao final, vamos TODOS dizer em voz alta: Estamos alinhados!

estamos-alinhados-inception-enxuta

[content_block id=3005 slug=inception-mvp-e-diretoaoponto]

[content_block id=4004 slug=email-portugues]

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
O Canvas MVP

O Canvas MVP

Construir produtos de muito sucesso, reduzindo tempo, uso de recursos e alinhados às necessidades dos usuários, é o desejo de qualquer organização ou negócio. Neste artigo, o criador do método Lean Inception, Paulo Caroli, traz a você mais detalhes sobre o Canvas MVP, importante ferramenta utilizada para validar ideias de produtos.

ler mais
Construir ou Comprar MVP: Matriz para tomada de decisão

Construir ou Comprar MVP: Matriz para tomada de decisão

O artigo “Construir ou Comprar MVP” ajuda na decisão crucial de desenvolver ou comprar software para novos empreendimentos, enfatizando a rápida validação de ideias de negócios. Ele apresenta uma matriz de decisão e uma ferramenta Excel para ajudar as partes interessadas a pontuar e comparar opções, garantindo que a decisão de construir ou comprar esteja alinhada com os objetivos estratégicos e operacionais. Essa abordagem promove um processo de tomada de decisão colaborativo e baseado em dados.

ler mais
Determinismo Ágil: A Influência de Team OKR, Lean Inception e PBB

Determinismo Ágil: A Influência de Team OKR, Lean Inception e PBB

Neste artigo, exploramos a teoria do determinismo causal no contexto dinâmico das times ágeis. Discutiremos como as ações e escolhas estratégicas afetam o destino de um time ágil, aplicando os conceitos de Team OKRs, Lean Inception e Canvas PBB. Aqui, o “Determinismo Ágil” é apresentado como uma cadeia de eventos interligados e essenciais para o sucesso da sua equipe

ler mais

Pin It on Pinterest