pergunta: Caroli, mas você sempre faz a Lean Inception em uma semana?
resposta: Sim, sempre faço a Lean Inception em uma semana, ou cinco dias úteis. Nem mais, nem menos.
Sempre respondi isso até receber um email da minha colega Mayra Rodrigues com a agenda de uma inception que ela iria facilitar para a aceleradora.
A aceleradora é uma aproximação da indústria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) através da elaboração de um novo programa de estágio. Como resultado, surgiu uma parceria entre o Centro de Inovação Microsoft – PUCRS, a Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) e a ThoughtWorks. Através de um programa de TI pré-existente, chamado Software Kaizen, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), alunos da área de TI, matriculados em qualquer semestre de qualquer instituição de ensino superior, são expostos a um ambiente de simulação propício ao aprendizado, sem cobrança de vínculo empregatício.
Os alunos tem de fazer apenas o MVP de um produto bem específico. Como descrito no capítulo do antologia sobre a aceleradora:
“O programa em questão tem como foco principal o ensino de tecnologias e práticas para o gerenciamento de projeto, visando melhor organização, produtividade e qualidade. Espera-se que ele seja capaz de transformar um conjunto de alunos com pouca ou nenhuma experiência em desenvolvimento de software em uma equipe funcional, no período de 15 semanas. Ao término desse período, a equipe deve ser capaz de compreender os princípios dos métodos ágeis, além de práticas de desenvolvimento ágil como: desenvolvimento guiado por testes (Test Driven Development), programação em par e técnicas de governança. Além disso, é fundamental que cada participante seja capaz de identificar o valor e de problematizar cada prática apresentada em vez de possuir apenas o conhecimento teórico relativo a elas.” do capítulo Formando novos profissionais: um relato de parceria entre empresa e universidade por Alexandre Klaser, Émerson Hernandez, Guilherme Froes e Luiza de Souza, Thoughtworks Antologia Brasil, Casa do Código, 2014.
No livro Lean Inception e em várias conversas eu sempre indico que faço as inceptions em uma semana. Nem maior, nem menor que uma semana, ou cinco dias úteis.
Quando tentei fazer em menos que uma semana, percebi que não conseguimos fazer um bom brainstorming, e ter importantes conversas e alinhamentos antes de convergir e decidir o que é o MVP. Quando fiz em mais de uma semana, percebi que o resultado ia muito além do MVP, criando planos que não eram enxutos. Por isso que sempre defendo que a Lean Inception deve ser de uma semana.
Mas a aceleradora é uma exceção. O objetivo maior é o aprendizado. É muito legal que as equipes que passam pela aceleradora entregam seus MVPs. Mas o objetivo principal realmente é o aprendizado, a experiência que todo grupo tem com essa excelente forma de trabalhar em grupo, perto do cliente, colaborando e compartilhando conhecimento, e também entregando sucesso. E tudo isso começando com uma inception mais enxuta ainda.
Segue abaixo um exemplo de agenda da inception enxuta da última turma da aceleradora.
Está ai. Enfim um bom motivo para você não fazer a inception em uma semana: O seu objetivo maior é com o aprendizado; MVP é somente um dos conceitos a serem compartilhados, e uma forma de aproximar todos envolvidos com algo mínimo e viável.
Agradecimentos a Mayra Rodrigues pela imagem e por facilitar a inception da turma do primeiro semestre da aceleradora de 2016.
[content_block id=3005 slug=inception-mvp-e-diretoaoponto]







