Atividade de Personas: Lean Inception versus Discovery.

25 out 2021 | Lean Inception

Aqui você irá aprender sobre:

Aquí aprenderás sobre:

Here you will learn about:

Ici, vous apprendrez:

Qui imparerai a conoscere:

Hier erfahren Sie Folgendes:

Segue uma breve explicação sobre atividade de Personas na Lean Inception versus atividade de Personas em Discovery. Esse texto é baseado nas excelentes perguntas enviadas pelo Sandro Augusto B. Mourão.

 

PERGUNTAS:

“Na Lean Inception, se invés de começarmos pela Visão do Produto, começássemos pela identificação das personas e os mapas de empatias?

Como definir um produto sem saber ao certo as dores do usuário?

Paulo Caroli , você podia clarear este ponto?”

 

RESPOSTAS:

 

Excelentes perguntas Sandro Augusto B. Mourão!

“Na Lean Inception, se invés de começarmos pela Visão do Produto, começássemos pela identificação das personas e os mapas de empatias?”

 

Na Lean Inception eu sugiro manter essa ordem: Visão do produto antes de personas. Mas veja o início da frase da visão do produto:

PARA Fulana
CUJA necessidade,
O nome-do-produto
É um…

A visão do produto começa pela persona!

Ainda não detalha as personas, mas, logo no início da frase, descreve dois aspectos fundamentais:

  1. Para quem é isso? (PARA) e
  2. Qual o problema / a necessidade? (CUJA).

 

Escrevendo juntos a visão do produto, o grupo vai conseguir entender a conexão entre a necessidade das personas e a proposta do negócio, com sua ideia de produto para atender seus usuários. E a frase da visão do produto continua:

 

QUE…

DIFERENTEMENTE DE …

O NOSSO PRODUTO…

 

Começar pela visão do produto vai ajudar, pois quando seguirmos com as seguintes atividades da Lean Inception, quando detalharmos as personas, já teremos a conexão com o negócio.

Isso ajuda com a busca do alinhamento sobre construir o produto certo, pois evita falar de personas que estão muito longe do que o negócio quer atender.

Por isso, no caso da Lean Inception, onde estamos buscando alinhar sobre o que vamos construir, essa ordem (visão do produto antes de personas) funciona bem.

 

“Como definir um produto sem saber ao certo as dores do usuário?”

 

Concordo contigo e com sua pregunta… Alterando para uma afirmação:

Busque entender as dores do usuário antes de elaborar a solução. Senão você corre o risco de criar uma solução para um problema que não existe. Tweet This.

Para isso temos Discovery, onde fazemos muitas atividades (dentre elas o mapa de empatia) para entender as personas, o contexto e seus problemas / suas necessidades.

Devemos fazer Discovery sem o intuito de definir o que fazer (a proposta de solução). O mais importante, em Discovery, é entender o problema.

Suas perguntas são excelentes, pois questionam o intuito da atividade sobre personas, na Lean Inception versus em Discovery:

  • As atividades sobre personas, em Discovery, tem o intuito de entender mais sobre as personas para entender suas dores, para compreender o problema em questão.
  • As atividades sobre personas, na Lean Inception, tem o intuito de compartilhar o entendimento sobre as personas, no contexto específico daquela visão de produto, para ajudar o grupo a alinhar e decidir a solução proposta.

>> Comentários no Linkedin

 

 

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Técnicas para Facilitação de Lean Inception

Técnicas para Facilitação de Lean Inception

Como você facilita uma reunião, uma atividade ou uma sessão de workshop? Deve ser um grande grupo com todos conversando? Começar com um brainstorming individual? Trabalha em grupos menores? Você deve considerar muitas opções para decidir a formação do grupo e abordagem de comunicação. Neste artigo, o autor Paulo Caroli compartilha algumas técnicas e dicas usadas durante na facilitação de workshops Lean Inception, incluindo conselhos para executá-las remotamente.

ler mais
O Canvas MVP

O Canvas MVP

Construir produtos de muito sucesso, reduzindo tempo, uso de recursos e alinhados às necessidades dos usuários, é o desejo de qualquer organização ou negócio. Neste artigo, o criador do método Lean Inception, Paulo Caroli, traz a você mais detalhes sobre o Canvas MVP, importante ferramenta utilizada para validar ideias de produtos.

ler mais

Pin It on Pinterest