Por Joaquim Torres* e Paulo Caroli
A Visão de Troca de Valor permite o claro entendimento de quem são os principais atores com quem a empresa e seu produto se relacionam, o que cada ator recebe, ou deveria receber, e entrega, ou deveria entregar, de seu produto. Veja o exemplo do Android:
E aqui o exemplo do Gympass:
Para construir a Visão de Troca de Valor:
- Desenhe a primeira versão da visão: tendo clareza de quem são os principais atores e o que sua empresa, produto ou time entrega e recebe de cada um desses atores, você já consegue fazer a primeira versão da visão de produto. Dica: Esse é um trabalho de criação e é mais produtivo se feito sozinho.
- Itere e refine: uma vez feita a primeira versão da visão de produto, é hora de iterar e refinar. Inicialmente, com as pessoas do próprio time. Depois, com as lideranças das outras áreas, gerentes, diretores, C-level, founders, conselheiros, etc. Dica: Idealmente, faça sessões 1:1 ou, no máximo, com algumas poucas pessoas para dar espaço para que todas comentem.
*Joaquim Torres (Joca) é advisor de desenvolvimento e gestão de produtos digitais. Tem mais de 30 anos de experiência hands-on. Liderou a transformação digital da Lopes Consultoria de Imóveis como CDO (Chief Digital Officer). Antes disso, foi CPO (Chief Product Officer) do Gympass, Conta Azul e Locaweb. Iniciou sua carreira montando sua primeira startup em 1992, um BBS que se tornou um dos primeiros provedores de acesso à internet do Brasil. Autor de 3 livros sobre gestão de produtos digitais, escreve regularmente em http://gyaco.com.
Gostou deste conteúdo?
Os autores estão organizando um Treinamento sobre este tema. Se você tem interesse, participe deste grupo de WhatsApp, onde iremos definir as datas: