Crie a Visão de Troca de Valor

23 jan 2023 | Cultura Ágil

TAG:

Por Joaquim Torres* e Paulo Caroli

A Visão de Troca de Valor permite o claro entendimento de quem são os principais atores com quem a empresa e seu produto se relacionam, o que cada ator recebe, ou deveria receber, e entrega, ou deveria entregar, de seu produto. Veja o exemplo do Android:

 

 

E aqui o exemplo do Gympass:

 

Para construir a Visão de Troca de Valor:

  1. Desenhe a primeira versão da visão: tendo clareza de quem são os principais atores e o que sua empresa, produto ou time entrega e recebe de cada um desses atores, você já consegue fazer a primeira versão da visão de produto. Dica: Esse é um trabalho de criação e é mais produtivo se feito sozinho.
  2. Itere e refine: uma vez feita a primeira versão da visão de produto, é hora de iterar e refinar. Inicialmente, com as pessoas do próprio time. Depois, com as lideranças das outras áreas, gerentes, diretores, C-level, founders, conselheiros, etc. Dica: Idealmente, faça sessões 1:1 ou, no máximo, com algumas poucas pessoas para dar espaço para que todas comentem.

 

*Joaquim Torres (Joca) é advisor de desenvolvimento e gestão de produtos digitais. Tem mais de 30 anos de experiência hands-on. Liderou a transformação digital da Lopes Consultoria de Imóveis como CDO (Chief Digital Officer). Antes disso, foi CPO (Chief Product Officer) do Gympass, Conta Azul e Locaweb. Iniciou sua carreira montando sua primeira startup em 1992, um BBS que se tornou um dos primeiros provedores de acesso à internet do Brasil. Autor de 3 livros sobre gestão de produtos digitais, escreve regularmente em http://gyaco.com.

 

Gostou deste conteúdo?

Os autores estão organizando um Treinamento sobre este tema. Se você tem interesse, participe deste grupo de WhatsApp, onde iremos definir as datas:

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Retrospectiva 2023

Retrospectiva 2023

Neste conteúdo, você vai conferir a Retrospectiva da Caroli.org neste ano de 2023. Veja o Top 5 de artigos mais lidos, episódios do nosso Podcast Mínimo Viável, eventos ao vivo, além das soluções que foram novidades na área In Company e muito mais.

ler mais

Pin It on Pinterest