Crie a Visão de Troca de Valor

23 jan 2023 | Cultura Ágil

Por Joaquim Torres* e Paulo Caroli

A Visão de Troca de Valor permite o claro entendimento de quem são os principais atores com quem a empresa e seu produto se relacionam, o que cada ator recebe, ou deveria receber, e entrega, ou deveria entregar, de seu produto. Veja o exemplo do Android:

 

 

E aqui o exemplo do Gympass:

 

Para construir a Visão de Troca de Valor:

  1. Desenhe a primeira versão da visão: tendo clareza de quem são os principais atores e o que sua empresa, produto ou time entrega e recebe de cada um desses atores, você já consegue fazer a primeira versão da visão de produto. Dica: Esse é um trabalho de criação e é mais produtivo se feito sozinho.
  2. Itere e refine: uma vez feita a primeira versão da visão de produto, é hora de iterar e refinar. Inicialmente, com as pessoas do próprio time. Depois, com as lideranças das outras áreas, gerentes, diretores, C-level, founders, conselheiros, etc. Dica: Idealmente, faça sessões 1:1 ou, no máximo, com algumas poucas pessoas para dar espaço para que todas comentem.

 

*Joaquim Torres (Joca) é advisor de desenvolvimento e gestão de produtos digitais. Tem mais de 30 anos de experiência hands-on. Liderou a transformação digital da Lopes Consultoria de Imóveis como CDO (Chief Digital Officer). Antes disso, foi CPO (Chief Product Officer) do Gympass, Conta Azul e Locaweb. Iniciou sua carreira montando sua primeira startup em 1992, um BBS que se tornou um dos primeiros provedores de acesso à internet do Brasil. Autor de 3 livros sobre gestão de produtos digitais, escreve regularmente em http://gyaco.com.

 

Gostou deste conteúdo?

O autor, junto à Caroli.org, está organizando um Treinamento sobre este tema. Se você tem interesse, participe deste grupo de WhatsApp, onde iremos definir as datas:

Paulo Caroli

Paulo Caroli é o autor do livro best-seller "Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo" (o primeiro em uma série de livros sobre Estratégia e Entrega Lean). Ele também é o criador do FunRetrospectives.com , site e livro sobre retrospectivas, futurospectives e actividades de team building. Caroli escreve neste blog com frequência. Receba a próxima postagem em seu e-mail. Inscreva-se aqui.
A crise vai passar

A crise vai passar

Esta crise, como todas as anteriores, vai passar. As pessoas colaboradoras da Caroli.org vão apoiar a comunidade nesse momento. Confira neste conteúdo a iniciativa “Participe agora, pague depois” e avise aquela colega que vai se beneficiar disso.

ler mais
Medir a produtividade em equipes de software vai além de olhar apenas o volume de código produzido: você precisa do Coeficiente de Produtividade

Medir a produtividade em equipes de software vai além de olhar apenas o volume de código produzido: você precisa do Coeficiente de Produtividade

Neste artigo, o autor Alberto Silveira usa uma simples metáfora de restaurante para ajudar os leitores a entender que, ao construir software, cada unidade de trabalho é importante e essencial. Entre os temas abordados com a analogia, estão: como as equipes de alto desempenho medem a eficácia, a importância de uma perspectiva mais humana, o desafio de satisfazer o cliente e muito mais.

ler mais
O que é Design Sprint?

O que é Design Sprint?

Neste artigo, a autora Ana Paula da Silva traz mais detalhes sobre o que é Design Sprint. Você vai conferir quais são os pilares, desafios, situações em que a metodologia é efetiva, quem pode participar das sessões, suas respectivas etapas e as principais diferenças entre Design Sprint e Lean Inception.

ler mais

Pin It on Pinterest