Esta crise, como todas as anteriores, vai passar.
As pessoas colaboradoras da Caroli.org vão apoiar a comunidade nesse momento. Confira a iniciativa “Participe agora, pague depois”. E avise aquela colega que vai se beneficiar disso.
Eu digo e repito: Essa crise, como todas as anteriores, vai passar. Eu, por exemplo, já passei por uma grande crise de demissões na área de TI.
Isso foi em 2001, no Vale do Silício. Naquela época, o mundo era bem menos global. Mas, a crise foi muito grande, especialmente para quem era de tecnologia e trabalhava em startup no Vale do Silício.
Isso foi o chamado “estouro da bolha” do Vale do Silício. O preço de algumas ações caíram. Logo, os investidores ficaram preocupados, o que fez o preço de ações de empresas de tecnologia cair ainda mais. Com isso, as organizações maiores reduziram seus gastos e deixaram de consumir das empresas menores. Os preços das ações, consequentemente, caíram ainda mais. Muita gente parou de investir naquelas empresas.
Resultado: muitas e muitas demissões.
E eu lá, morando e trabalhando no Vale do Silício há apenas um ano. Tentando ficar empregado em um mercado com muitas demissões e poucas novas vagas, naquelas poucas empresas que surfavam contra a maré (ou não dependiam dos investidores e/ou tinham produtos que iam bem independente da crise). Essas poucas empresas podiam escolher entre os muitos profissionais disponíveis no mercado.
O que eu fiz? Três movimentos muito importantes:
-
- Passei a surfar. Era grátis, de manhã bem cedo e me dava energia para sair da cama e fazer algo saudável, sem ficar sofrendo o estresse da situação.
- Estudei outras linguagens de programação. Na época, eu somente usava a linguagem Java. Mas, algumas entrevistas pediam outras linguagens. Apesar de preferir Java, eu não podia deixar passar se alguma oportunidade exigisse outra linguagem.
- Tirei uma certificação. Foi a certificação J2EE Architect. Eu não tinha dinheiro para tirar mais de uma certificação. Escolhi a que achava que me ajudaria na busca de emprego.
Resultado: foi difícil, mas consegui. Por pouco, eu não saí do Vale do Silício e voltei a morar no Brasil. A grana quase acabou. Mas, eu consegui uma vaga para ser um J2EE Architect.
Aquela certificação me ajudou e muito. Bendito PDF com meu nome e o selo de uma organização reconhecida no mercado. Até que o processo para tirar a certificação foi bom. Por mais que eu dissesse que não precisava, aprendi um pouco mais.
As recrutadoras da época escolheram meu currículo por aquelas letras específicas nele: Certified J2EE Architect. O diretor de engenharia que me contratou também. Foi o que pediram para eles, foi o que eles buscaram nos currículos.
Mas, por que eu estou te contando essa história?
Primeiro, para te dizer que estamos passando por uma crise e que, como todas as anteriores, vai passar.
Segundo, para dizer que você precisa cuidar da sua saúde mental. Na época, aquelas horas de água gelada pela manhã me ajudaram. Busque aquilo que te ajude.
Terceiro, aproveita o tempo para buscar mais conhecimento, talvez, uma certificação.
Entre certificação e conhecimento, eu considero que conhecimento é mais importante. E, hoje, tem muito conhecimento de forma gratuita ou muito barata. Por exemplo: artigos online e livros.
Certificação também ajuda, isso porque as pessoas recrutadoras estão buscando essas certificações nos muitos currículos que analisam.
Os treinamentos da Caroli.org e suas certificações são muito valiosos, mas, talvez, você não tenha o dinheiro para investir nesse momento. Eu passei por essa situação e foi difícil: o preço da certificação que eu fiz era equivalente a um mês de aluguel.
Eu tinha dinheiro para três meses de aluguel. Se acabasse o dinheiro, eu teria de voltar para o Brasil (eu ia vender meu carro usado para pagar a passagem de volta).
Eu paguei por uma certificação e consegui emprego nos últimos dias antes da minha conta bancária zerar. Eu cheguei a avisar que ia sair do apartamento no mês seguinte (eu tinha de avisar para não pagar multa).
Mas, eu consegui emprego, continuei no apartamento (e no Vale do Silício!) e a crise passou. Pouco mais de um ano depois, as grandes empresas voltaram a contratar. Muitas startups voltaram a crescer. Surgiram novas startups e o Vale voltou a florescer.
Hoje, eu quero e posso ajudar quem está passando por momentos difíceis em relação a busca de novas oportunidades. Seguem duas formas:
-
- Com conhecimento gratuito e livros. Isso você já tem acesso no site da Caroli.org. Mas, eu quero fazer mais, especialmente, no contexto atual. Aliás, eu e todas as pessoas colaboradoras da Caroli.org (muito obrigado trainers, pessoas autoras e equipe por apoiar essa iniciativa!):
- Com a iniciativa “Participe agora, pague depois”, a Caroli.org vai reservar quatro vagas em todas as turmas para quem foi afetado pela crise atual e está melhorando o currículo para buscar novas oportunidades.
Se eu, lá em 2001, tivesse uma oportunidade similar, eu teria tirado mais certificações, participado de muitos treinamentos. Eu tinha tempo, mas não tinha dinheiro. Eu sabia que, com mais conhecimento e certificações, eu teria ainda mais chances de conseguir uma oportunidade melhor.
No entanto, eu não queria usar cartão de crédito para isso. Nem pensar. Eu tinha medo de ficar em dívida no cartão. E tenho colegas dessa época que foram embora do Vale do Silício e dos Estados Unidos e deixaram uma dívida para trás. Histórias horríveis de pessoas deixando o carro (com várias prestações por pagar) estacionado no aeroporto e indo embora.
Bom, tome boas decisões e saiba que a crise vai passar. Mais uma vez, muito obrigado a todas as pessoas colaboradoras da Caroli.org por apoiar essa iniciativa.