Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

[Daily Scrum] Qual o seu estilo?

Diariamente o time seguindo Scrum realiza uma reunião para verificar o andamento das tarefas de trabalho. Esta reunião é a Daily Scrum.

Nesta, basicamente todos os membros do time ficam de pé (para que a reunião não demore demais) e respondem a três perguntas, as quais auxiliam o time a se auto organizar, buscando o alinhamento diário em relação ao trabalho da Sprint.

As três perguntas são:

  • o que fiz ontem,

  • o que vou fazer hoje e

  • o que está impedindo o progresso do meu trabalho.

Eu chamo essa de Daily Scrum tradicional ou Daily Round-Robin.

Daily Scrum Round-Robin (pessoas)

Round-Robin é o algoritmo que atribui frações de tempo para cada processo em partes iguais e de forma circular. E é assim são as Daily Scrum tradicionais. O time forma um círculo e cada pessoa tem uma fração de tempo para responder as três perguntas

Daily Scrum Top Down (tarefas)

Muitas equipes dão visibilidade ao seu trabalho (tarefas, histórias, ou seja lá o item de trabalho da equipe) via alguma lista top down de tarefas representadas em um quadro visual (por exemplo a columa doing no quadro to do – doing – done).

 

Esses quadros visuais podem ter vários nomes (inclusive o nome de ferramentas online). Os mais comuns são: kanban, quadro de tarefas, quadro scrum, parede de cartões, trello e jira.

Na Daily Scrum Top Down a equipe segue o quadro visual (por exemplo to do – doing – done), conversando sobre cada uma das tarefas na etapa doing, de cima para baixo.

Nesse estilo, as três perguntas da Daily Scrum devem ser:

  • o que fizemos nessa tarefa ontem,

  • o que vamos fazer nessa tarefa hoje e

  • o que está impedindo o progresso dessa tarefa.

A tarefa no quadro visual geralmente identifica quem está responsável pelo mesma. Nesse caso, essa pessoa dá o update sobre a tarefa. E a Daily Scrum segue na ordem Top Down da tarefas da equipe.

 

Qual o estilo atual da sua Daily Scrum?

 

É muito comum uma nova equipe adotar um desses dois estilos. E também acontece que, de tempos em tempos, a equipe vai alterar o estilo.

Recomendo que reconheça e decida qual estilo estão usando e evitem misturar ambos estilos ao mesmo tempo. Ou segue a ordem round-robin das pessoas, ou segue a top down da lista de tarefas em doing.

 

Ambos estilos ao mesmo tempo é como tentar colocar uma perna na bicicleta e outra no skate. Vai dar ruim!

 

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Histórias do usuário e a construção de produtos de sucesso 

Histórias do usuário e a construção de produtos de sucesso 

Conhecer as reais necessidades dos usuários e desenvolver funcionalidades condizentes com essa realidade são fatores primordiais na construção de produtos de sucesso. Neste artigo, você verá mais detalhes sobre esse tema, especialmente, no que se refere a técnicas para escrita de histórias do usuário de qualidade e assertivas, exemplo de aplicação e outros assuntos, que também são trazidos no livro Product Backlog Building (PBB), dos autores Fábio Aguiar e Paulo Caroli.

ler mais

Pin It on Pinterest