Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Lean Inception, MVP e Scrum

Tenho utilizado Lean Inceptions para começar projetos ágeis e planejar entregas baseadas em MVP. Isso acontece na fase inicial do projeto, que a Rational (na época do RUP e UML) deu o nome de inception. E também tenho acompanhado a execução de alguns desses projetos. A maioria desses utilizando Scrum.

Em posts futuros, vou detalhar esta combinação de Lean Inception com Scrum.

Mas segue abaixo uma representação visuais desta combinação.

MVP-and-Scrum

Segue uma breve descrição das cerimonias do Scrum, e sua relação com a técnica Direto Ao Ponto.

– Refinement / Grooming: reunião realizada alguns dias antes da Sprint Planninng, com o objetivo de deixar as histórias preparadas para entrarem no Sprint backlog. Nesta reunião é apresentado como o MVP e suas features são quebradas em histórias.

– Sprint planning: reunião realizada ao início de uma Sprint com o objetivo de escolher histórias que serão trabalhadas pelo time no sprint que se inicia. MVP e features podem ser utilizados para esclarecer o objetivo ou a meta da Sprint.

– Daily Scrum: reunião diária para acompanhamento do time sobre o seu trabalho e o andamento das histórias.

– Retrospectivas: reunião semanal para melhoria contínua do time.

– Sprint review: reunião realizada ao final da Sprint com o objetivo de apresentar o estado da arte do produto sendo criado, rever o progresso das histórias, e comparar com o planejamento apresentado na Sprint planning. MVP e features auxiliam a vincular as histórias com o progresso do produto,

 

Além dos blog posts, este assunto evoluiu neste eBook.

 

[content_block id=3231 slug=ebook-devoops-para-mvp]

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Determinismo Ágil: A Influência de Team OKR, Lean Inception e PBB

Determinismo Ágil: A Influência de Team OKR, Lean Inception e PBB

Neste artigo, exploramos a teoria do determinismo causal no contexto dinâmico das times ágeis. Discutiremos como as ações e escolhas estratégicas afetam o destino de um time ágil, aplicando os conceitos de Team OKRs, Lean Inception e Canvas PBB. Aqui, o “Determinismo Ágil” é apresentado como uma cadeia de eventos interligados e essenciais para o sucesso da sua equipe

ler mais
Transformando a Experiência do Colaborador com Lean Inception

Transformando a Experiência do Colaborador com Lean Inception

Neste artigo, o autor JP Coutinho aborda a Lean Inception como uma ferramenta valiosa para melhorar a experiência do colaborador desde o início de projetos ou iniciativas. Ele compartilha sua experiência com a metodologia na criação de produtos de Gestão de Pessoas, incluindo ações de desenvolvimento e programas de incentivo, e destaca os benefícios principais para organizações e times com essa abordagem.

ler mais

Pin It on Pinterest