Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Lean Thinking e a Fábrica de post-it

A seguinte atividade é útil para ilustrar alguns conceitos de lean thinking, como push versus pull, limitar WIP (work in progress), batch size, gerencia de fila, desperdício, single piece flow, dentre outros.

Você vai precisar de um bloco de post-it e uma caneta por participante.

A atividade será repetida três vezes, descritas abaixo como fase 1, fase 2 e fase 3, onde cada fase segue um estilo distinto de fluxo de trabalho. O tempo de execução das atividades é curto, menos de 10 minutos, entretanto sugiro pelo menos 30 minutos para conversas sobre os resultados obtidos (correlacionando-os com lean thinking).

atividade-lean-thinking-farica-postit

Divida os participantes em grupos de cinco pessoas, onde cada pessoa representa um trabalhador especializado, e comece a fase 1 da atividade. Cada trabalhador realizar trabalho de uma etapa do workshop.

Lean-postit-atividade

Fase 1 – push system

1. Descreve as regras para cada trabalhador:

  • TRABALHADOR 1: Tirar post-it fazendo lotes de 10 (dez a dez)
  • TRABALHADOR 2: Pegar o lote de 10 post-its e desenhar 1 triângulo equilátero em cada um
  • TRABALHADOR 3: Pegar o lote de 10 post-its e desenhar 1 círculo dentro de cada triângulo
  • TRABALHADOR 4: Pegar o lote de 10 post-its e desenhar 1 quadrado e um X dentro de cada círculo
  • TRABALHADOR 5: Inspecionar os lotes no final da linha e separar os post-its fora do padrão.

2. Informe que a fábrica vai funcionar por 2 minutos.

3. Execute

4. Anote e converse sobre os resultados (itens completos, itens incompletos, WIP, como cada trabalhador se sentiu, etc)

pull-system-dog

O que vai acontecer: provavelmente o time não vai terminar nenhum item. O WIP do sistema era de 10, como ilustrado na imagem abaixo.

A próxima fase vai manter o mesmo WIP do sistema, mas adicionar um WIP limit para cada etapa, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Fase 2 – reduzir o WIP de cada etapa

1. Descreve as regras para cada trabalhador:

  • TRABALHADOR 1: Tirar 2 post-its e passar adiante. Assim que o TRABALHADOR 2 terminar o trabalho em um item, passe outro post-it para ele.
  • TRABALHADOR 2: Desenhar um triângulo equilátero em cada post-it e passar adiante. Respeitar o WIP de 2 itens da etapa seguinte.
  • TRABALHADOR 3: Desenhar um círculo dentro de cada triângulo. Respeitar o WIP de 2 itens da etapa seguinte.
  • TRABALHADOR 4: Desenhar um quadrado e um X dentro de cada círculo. Respeitar o WIP de 2 itens da etapa seguinte.
  • TRABALHADOR 5: Inspecionar os lotes no final da linha e separar os post-its fora do padrão.

2. Informe que a fábrica vai funcionar por 2 minutos.

3. Execute

4. Anote e converse sobre os resultados (itens completos, itens incompletos, WIP, como cada trabalhador se sentiu, etc)

lean-thinking-post-it

Notre que mesmo mantendo o mesmo WIP do sistema, em 10, a adição de WIP limits para cada etapa altera (muito) o resultado.

Fase 3 – pull system

1. Descreve as regras para cada trabalhador:

  • TRABALHADOR 5: Cliente pediu 20 post-its –quadrado com X, círculo, triângulo– com qualidade (inspecionados e validados), solicitar post-its, um a um, ao TRABALHADOR 4.
  • TRABALHADOR 4: Produzir um post-it para o TRABALHADOR 5: pedir um post-it com um círculo dentro de um triângulo ao TRABALHADOR 3, e  desenhar um quadrado e um X dentro de do círculo.
  • TRABALHADOR 3: Produzir um post-it para o TRABALHADOR 4.: pedir um post-it com um triângulo equilátero ao TRABALHADOR 2, e  desenhar um círculo dentro do triângulo.
  • TRABALHADOR 2: Produzir um post-it para o TRABALHADOR 3: pedir um post-it ao TRABALHADOR 1, e  desenhar um triângulo equilátero no post-it.
  • TRABALHADOR 1: Destacar e entregar um post-it para o TRABALHADOR 2.

2. Informe que a fábrica vai funcionar por 2 minutos.

3. Execute

4. Anote e converse sobre os resultados (itens completos, itens incompletos, WIP, como cada trabalhador se sentiu, etc).

Essa atividade é uma adaptação de uma atividade similar realizada por Neil Craven. Imagens e vídeo também compartilhados por Neil.

[content_block id=3776 slug=whisky-sushi-systems-flow]

 

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
Alinhando os esforços da equipe com a estratégia da organização: a abordagem Team OKR

Alinhando os esforços da equipe com a estratégia da organização: a abordagem Team OKR

Neste artigo, o autor Paulo Caroli destaca a importância de alinhar os OKRs de equipe (Team OKR) com a estratégia organizacional, utilizando um exemplo prático para demonstrar como esses OKRs podem apoiar as metas corporativas. Ele enfatiza a capacitação das equipes para definir e executar seus OKRs em alinhamento com a visão estratégica mais ampla, promovendo propriedade e responsabilidade. Caroli recomenda a abordagem de alinhar diretamente os Team OKRs aos objetivos organizacionais, evitando a hierarquia em cascata, para garantir uma execução estratégica mais eficaz.

ler mais
Qual é o alicerce da Gestão Ágil de Projetos?

Qual é o alicerce da Gestão Ágil de Projetos?

Quando falamos “Gestão Ágil de Projetos” pensamos várias coisas como agilidade, projetos, ritos, ferramentas… Mas a verdade é que a base, o que é essencial, não pensamos. Talvez porque não temos esse conhecimento, ou porque não tivemos experiências para aprender. E é isso que a autora Annelise Gripp traz para você neste excelente artigo.

ler mais

Pin It on Pinterest