Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Falha, compartimentalização e aprendizado

Ao projetar MVPs [1] você deve otimizar para a aprendizagem, em vez de puramente entregas. Com isto em mente, a palavra fracasso tem outro significado.

Um experimento irá resultar em algo. Quando pensar em uma hipótese ou uma feature para o negócio, você provavelmente estará pensando sobre isso de uma forma positiva. É comum pensarmos desta forma. Mas é muito importante organizar a arquitetura do produto para lidar com uma “falha” localizado, dado que este é um resultado possível. Uma falha localizada é uma oportunidade de aprendizagem. Você precisa dela, mas você deve estar bem preparado para lidar efetivamente com essas pequenas “falhas”.

Organize a arquitetura de seu produto para lidar com “falhas” localizadas. A falha  localizado é uma oportunidade de aprendizado. Essencial para quem trabalha com #MVP. Tweet This.

Abaixo seguem algumas fotos de um petroleiro e sua arquitetura.

petroleiro tanker2 oiltanker layouts

Mesmo sendo enormes, petroleiros são projetados com muitos pequenos tanques de petróleo compartimentizados. No caso de um compartimento tem um problema, o petroleiro não afunda. A arquitetura do petroleiro impede que um problema num tanque de óleo afunde o barco.

É desta forma que seu MVP (e suas features) devem ser arquitetados [2]. Você deve estar pronto para experimentar com novas features do produto, sem o risco de afundar.

A consideração mais importante é o seu barco (o produto não pode afundar!). Ele deve sempre permanecer estável com as novas features sendo trabalhadas e adicionadas. Estas são as novas experiências. Elas são essenciais para a validação de um novos aprendizados, e para a evolução do seu produto. Um produto que não evolui está fadado a morrer! Mas suas novas features não podem colocar seu produto em risco.

Organizações inovadoras lidam muito bem com essa nova forma de trabalhar e evoluem seus produtos de forma segura. Elas estão crescendo os seus produtos de forma semelhante aos grandes petroleiros. Elas lidam com novos experimentos, adicionados aos produtos de sucesso já comprovados, sem risco de afundar o barco.

petroleiros-arquitetos

E a sua organização? Está preparada para trabalhar desta forma? Não estamos todos no mesmo barco, mas eu espero que o seu também esteja preparado para o novo mundo.

 

Referências:

 

[1] Lean Inception para alinhar as pessoas sobre o MVP

 

[2] Lean Software engineering para desenvolver o MVP

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
Lean Inception seguida pelo PBB

Lean Inception seguida pelo PBB

Neste artigo, você aprenderá como combinar Lean Inception e Product Backlog Building (PBB) para otimizar o desenvolvimento de produtos. Primeiro, a Lean Inception define funcionalidades e cria o Canvas MVP. Em seguida, o PBB detalha essas funcionalidades em itens de backlog e histórias de usuário, priorizando e planejando as entregas em Sprints. Essa combinação proporciona uma abordagem eficiente e colaborativa, resultando em um backlog bem estruturado e um plano de entrega claro.

ler mais
O Canvas MVP

O Canvas MVP

Construir produtos de muito sucesso, reduzindo tempo, uso de recursos e alinhados às necessidades dos usuários, é o desejo de qualquer organização ou negócio. Neste artigo, o criador do método Lean Inception, Paulo Caroli, traz a você mais detalhes sobre o Canvas MVP, importante ferramenta utilizada para validar ideias de produtos.

ler mais
Construir ou Comprar MVP: Matriz para tomada de decisão

Construir ou Comprar MVP: Matriz para tomada de decisão

O artigo “Construir ou Comprar MVP” ajuda na decisão crucial de desenvolver ou comprar software para novos empreendimentos, enfatizando a rápida validação de ideias de negócios. Ele apresenta uma matriz de decisão e uma ferramenta Excel para ajudar as partes interessadas a pontuar e comparar opções, garantindo que a decisão de construir ou comprar esteja alinhada com os objetivos estratégicos e operacionais. Essa abordagem promove um processo de tomada de decisão colaborativo e baseado em dados.

ler mais

Pin It on Pinterest