Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Mantenha o anonimato para o checkin da retrospectiva remota

TAG:

Eu adoro o FunRetrospectives.com. Nele consigo buscar opções de atividades e criar rapidamente a agenda para uma retrospectiva. Isso ajuda a resolver um grande problema para equipes que fazem retrospectivas com frequência: a monotonia.

O que foi bom? O que foi ruim? Como melhorar…

Há mil e uma formas de fazer perguntas similares, organizar e facilitar uma excelente retrospectiva. Não deixe que as suas retrospectivas fiquem repetitivas e monótonas.

Esse é o ponto forte do FunRetrospectives.com: opções de atividades para você montar uma agenda customizada para a sua retrospectiva.

Você pode usar o próprio FunRetrospectives.com como board remoto de retrospectivas. Nele, a maioria dos boards remotos das atividades seguem um estilo de colunas, similar ao trello, para fazer as anotações, para depois conversar sobre elas.

Mas tem outras opções de ferramentas para realizar suas retrospectivas remotas. São as novas ferramentas de colaboração online – por exemplo o Mural e o Miro. Elas são ótimas opções para o organizar o quadro visual da sua retrospectiva remota. Elas tem um estilo parede virtual com post-its virtuais.

Por causa das Lean Inceptions remotas, eu uso bastante essas ferramentas de colaboração online. Então passei a usá-las também para retrospectivas.

Se o time já está acostumado com uma ferramenta de colaboração online, eu crio um board para a retrospectiva lá mesmo. Se não, eu uso o App.Funretrospective.com para a retrospectiva remota.

Mas tem um ponto super importante: o anonimato do checkin

…E te confesso que eu já dei furo algumas vezes com isso. Especialmente agora, nesse mundo de retrospectivas remotas.

Outro dia, eu me bobei e o CheckIn não foi anônimo (exemplo: “foi o anonymous bird que colocou isso” disse uma participante se referindo a uma marcação em um Safety Check remoto). Isso foi péssimo! Eu mandei mal.

O CheckIn precisa ser anônimo. Se não for, você não estará medindo como a pessoa se sente no contexto da retrospectiva. Ou pior ainda, a pessoa se fecha e não participa (no meu exemplo, o anonymous bird não escreveu mais nada!)

Para resolver isso, basta colocar o link para o Checkin no seu board. Simples assim. Anonimato garantido. Siga estes passos simples:

  1. Crie seu safety check,
  2. copie o URL e
  3. cole no seu board Mural

Esse é o link para criar seu safety check: https://app.funretrospectives.com/?activity=safety-check

Quer uma boa alternativa para o Safety Check? Recomendo o Happiness radar. Segue:

Esse é o link para criar seu happiness radar: https://app.funretrospectives.com/?activity=happiness-radar

Boas FunRetrospectives, seja remoto ou presencial.

 

ps: Estou atualmente trabalhando no livro FunRetrospectives. Dessa vez eu vou primeiro lançar o livro em Inglês (previsto para Julho), para depois de alguns meses lançar o livro em português.

 

 

 

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
Agenda com 7 passos para uma retrospectiva eficaz

Agenda com 7 passos para uma retrospectiva eficaz

Por um tempo, os autores do livro FunRetrospectives, Paulo Caroli e TC Caetano, catalogaram diversas ideias e atividades para retrospectivas. Neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre uma agenda que eles criaram com 7 passos e atividades para ajudar a estruturar sua próxima retrospectiva.

ler mais
Mais do que Votação por Pontos: 3 opções alternativas de Filtragem para aprimorar suas Retrospectivas

Mais do que Votação por Pontos: 3 opções alternativas de Filtragem para aprimorar suas Retrospectivas

Você deve ir além do método convencional de votação por pontos para priorizar tópicos em uma retrospectiva ou sessões semelhantes. Embora a votação por pontos ofereça simplicidade e eficiência, muitas vezes leva a mal-entendidos devido à sua natureza binária. O artigo apresenta três alternativas e, ao adotar essas diversas abordagens, você pode aumentar o engajamento e obter insights mais profundos durante as retrospectivas, promovendo uma experiência de crescimento da equipe mais inclusiva e enriquecedora.

ler mais
7 atividades quebra-gelo para equipes remotas

7 atividades quebra-gelo para equipes remotas

O quebra-gelo é uma atividade rápida que pode ser executada para energizar a equipe e promover a interação do grupo. É um bom começo para qualquer reunião de equipe, criando um ambiente amigável e deixando as pessoas mais confortáveis ​​para interagir. Neste artigo, o autor Paulo Caroli apresenta sete ótimos quebra-gelos energizadores para você impulsionar as reuniões remotas de seu time e o passo a passo de como desenvolvê-los.

ler mais

Pin It on Pinterest