Priorização por Impacto e frequência

16 jun 2020 | Gestão de Produtos

Eu tenho utilizado a seguinte priorização por impacto e frequência várias vezes, portanto, estou compartilhando-a neste post. Eu aprendi isso no livro de PBB do Fabio Aguiar, quando ele demonstra como priorizar as histórias de usuários para criar o backlog do produto.

Mas eu tenho utilizado os passos descritos nesse post muitos vezes, por exemplo, para priorizar problemas, objetivos e atividades.

1. Liste os itens

Comece listando todos os itens. Se possível em post-it ou anotações (cartões físicos ou virtuais) que podem ser facilmente movidos.

2. Classifique os itens

Classifique todos os itens, comparativamente entre si, em relação ao impacto e à frequência:

  • Qual é o impacto que esse item tem no negócio?
  • Qual a frequência de ocorrência deste item?

Se possível, mova os itens para o gráfico Frequência (eixo X) e Impacto (eixo Y).

3. Identifique os itens com maior valor

Decida quantos itens serão priorizados e desenhe a linha para indicá-los no gráfico (no canto superior direito do gráfico)

 

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é o autor do livro best-seller "Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo" (o primeiro em uma série de livros sobre Estratégia e Entrega Lean). Ele também é o criador do FunRetrospectives.com , site e livro sobre retrospectivas, futurospectives e actividades de team building. Caroli escreve neste blog com frequência. Receba a próxima postagem em seu e-mail. Inscreva-se aqui.
Redesenho do FunRetrospectives.com

Redesenho do FunRetrospectives.com

Entre outras coisas, gosto muito de MVP e retrospectivas. Isso provavelmente explica FunRetrospectives.com ao longo dos anos. FunRetrospectives.com é um blog dedicado para compartilhar atividades comprovadas de retrospectivas. O site tem muito acesso. Acredito que...

ler mais

Pin It on Pinterest

X
X
X