Priorização por Impacto e frequência

16 jun 2020 | Gestão de Produtos

Aqui você irá aprender sobre:

Aquí aprenderás sobre:

Here you will learn about:

Ici, vous apprendrez:

Qui imparerai a conoscere:

Hier erfahren Sie Folgendes:

Eu tenho utilizado a seguinte priorização por impacto e frequência várias vezes, portanto, estou compartilhando-a neste post. Eu aprendi isso no livro de PBB do Fabio Aguiar, quando ele demonstra como priorizar as histórias de usuários para criar o backlog do produto.

Mas eu tenho utilizado os passos descritos nesse post muitos vezes, por exemplo, para priorizar problemas, objetivos e atividades.

1. Liste os itens

Comece listando todos os itens. Se possível em post-it ou anotações (cartões físicos ou virtuais) que podem ser facilmente movidos.

2. Classifique os itens

Classifique todos os itens, comparativamente entre si, em relação ao impacto e à frequência:

  • Qual é o impacto que esse item tem no negócio?
  • Qual a frequência de ocorrência deste item?

Se possível, mova os itens para o gráfico Frequência (eixo X) e Impacto (eixo Y).

3. Identifique os itens com maior valor

Decida quantos itens serão priorizados e desenhe a linha para indicá-los no gráfico (no canto superior direito do gráfico)

 

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Tabela de Priorização Relativa WSJF + RICE: Aperfeiçoando Suas Escolhas Estratégicas

Tabela de Priorização Relativa WSJF + RICE: Aperfeiçoando Suas Escolhas Estratégicas

A Tabela de Pontuação Relativa WSJF + RICE combina os princípios do WSJF e do RICE, oferecendo uma abordagem prática para avaliar e comparar iniciativas. A pontuação de valor para o usuário, baseada no RICE (Alcance, Impacto, Confiança, Esforço), fornece insights fundamentais. Este artigo explora o funcionamento da tabela, sua aplicação em decisões estratégicas e seu papel em aprimorar o crescimento organizacional. Prepare-se para explorar uma nova abordagem na priorização, simplificando o processo de tomada de decisão.

ler mais

Pin It on Pinterest