Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

MVP e a Única Métrica que Importa

Ao projetar MVPs para experimentação, é importante identificar uma métrica-chave que nos dirá se as suposições em nossas hipóteses são válidas. Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz, autores do Lean Analytics (O’Reilly), introduziram o conceito de Única Métrica que Importa (UMI em português, ou OMTM, Only Metric That Matters, em inglês).

A UMI é uma única métrica que priorizamos como a mais importante para guiar decisões de um MVP, para nso ajudar com a medição do resultado esperado do MVP.

Mas a UMI não é uma única métrica que iremos usar durante a vida do produto: ela mudará com o tempo dependendo do problema com o qual estamos lidando, ou qual MVP está atualmente em experimentação.

A UMI não deve ser uma métrica que nos atrase, como o retorno sobre investimento (ROI) do projeto ou métricas que medem o rendimento depois do fato, do produto estar estabelecido. Esses indicadores tornam-se interessantes mais tarde, quando alcançamos a estabilidade do produto. Mas são indicadores lentos, e, provavelmente, não ajudam para o aprendizado inicial do MVP.

Escolher uma UMI dá clareza, alinhamento e foco para o MVP, possibilitando a tomada de decisão efetiva. Tal métrica apoia nossa decisão de pivotar, perseverar ou parar.

 

Conhece o Canvas MVP? A UMI deve estar claramente definida no bloco 6 — métricas para validar a hipótese de negócio.

 

[content_block id=3005 slug=inception-mvp-e-diretoaoponto]

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
MVP: Conheça e saiba como usar o Produto Mínimo Viável

MVP: Conheça e saiba como usar o Produto Mínimo Viável

MVP é abreviação do conceito Minimum Viable Product que, em português, representa o Produto Mínimo Viável. São apenas três letras que carregam um significado muito importante para empreender com sucesso. Neste artigo, você vai conferir todos os detalhes sobre MVP e sua importância para os times e organizações, assuntos trazidos pelo criador da Lean Inception, o autor Paulo Caroli.

ler mais
Tipos de MVP

Tipos de MVP

Entender e escolher entre os tipos de MVP pode acelerar o ciclo de aprendizado e levar ao aperfeiçoamento do produto de maneira eficaz. O MVP não é apenas um lançamento preliminar, mas uma estratégia de teste e aprendizado, essencial para qualquer projeto que busque sucesso e inovação contínuos.

ler mais
Tens uma ideia de produto?

Tens uma ideia de produto?

O artigo ressalta a limitação de planejar e desenvolver um produto completo como método para testar um modelo de negócios ou ideia. Em vez disso, destaca a importância de validar hipóteses através do conceito de MVP (Minimum Viable Product). Ao compartilhar a experiência dos empreendedores cariocas com o Easy Taxi, enfatiza a crucial aprendizagem com usuários reais. O autor também menciona seu projeto, iChooseThisOne.com, como um valioso exemplo de MVP, mesmo sem alcançar o sucesso. O texto sublinha que o sucesso frequentemente exige ajustes e correções de curso, ressaltando a necessidade de um aprendizado contínuo.

ler mais

Pin It on Pinterest