Não somos caros, somos valiosos

Às vezes ouço essa afirmação: “nossa, mas vocês são muito caros.” E por vocês, estão se referindo aos consultores da Thoughtworks.  Resolvi parar para refletir sobre isso.

Inicialmente, fiz uma busca no Google por “significado de caro”.

Significado de Caro

adj. Cujo preço é muito elevado ou pode ultrapassar o valor justo. Em que há ou está relacionado com despesas excessivas; dispendioso.

Preço muito elevado?

(caro) …Cujo preço é muito elevado ou pode ultrapassar o valor justo…

Preço muito elevado. Difícil falar sobre isso sem comparar com algo. Elevado em relação a que? Eu gosto de pensar sobre o preço da construção do produto de software, comparando-o com o resultado do mesmo, com o valor gerado por esse produto criado.

Se o valor para a construção do produto de software for maior do que o valor gerado por esse produto, isso é elevado. O produto em questão não deve ser criado. Melhor verificar se já não existe uma solução para resolver o problema. Logo, não precisamos criar um novo produto de software.

Concordo, nesse cenário seríamos caros. Não nos contrate para isso. E se contratar, provavelmente vamos chegar a essa conclusão logo no início do projeto: É melhor cancelar esse projeto.

Ultrapassar o valor justo?

 

(caro) …Cujo preço é muito elevado ou pode ultrapassar o valor justo

Pode ultrapassar o valor justo. Interessante. Mas o que é um valor justo?

Se for pensar em uma pessoa isolada, aquele profissional com conhecimento específico. Talvez dê para fazer a seguinte conta: se a minha empresa tivesse esse profissional, seu salário mais encargos seria 10000 (número fictício), logo o justo seria pagar próximo a isso para este perfil de consultor.

Mas não trabalhamos assim na ThoughtWorks. Não fornecemos um profissional isolado. Não é isso que nós fazemos. Pensamos no time, na interação de vários times, e na organização. E não em um profissional isolado.

Existe hoje uma fartura de práticas e tecnologias. Mas de nada adianta se você não tiver clareza do que fazer com elas. E esse cenário fica ainda mais complexo quando consideramos um time multifuncional, com pessoas de formação e conhecimento bem diversos. O time precisa se alinhar sobre práticas e tecnologias.

E, indo mais além, a organização precisa se alinhar sobre as práticas e as tecnologias usadas pelos seus vários times. Mas isso não para aí. A organização precisa se alinhar com o que as outras várias organizações estão usando.

Agora volta lá para o inicio, para aquele profissional específico, de uma tecnologia ou prática específica. O valor dele é somente relacionado àquele conhecimento específico? Ou ele tem um alto valor dado a sua conexão com a Thoughtworks, empresa que faz essa cola entre práticas, tecnologias e organizações? Considere ainda o radar de tecnologia, e como isso está entranhado em todos escritórios da ThoughtWorks, com seus consultores constantemente comparando e discutindo tendências.

Profissional valioso

Enquanto escrevia esse texto, percebi que usei o termo “o valor deste profissional…”. Vou ao Google mais uma vez. Agora vou buscar o significado de valioso.

Significado de Valioso

adj. Que tem valia ou valor.Que tem validade; válido.Que tem merecimentos: homem valioso.

É esse o adjetivo que devemos usar. Esse profissional é valioso! Ele tem merecimentos, ele tem valia, ele faz essa conexão entre organizações, contextualizando práticas e tecnologias. Ele conhece bem e usufrui dessa rede social (Thoughtworkers), e vai trazer esse valor para a sua organização.

E é isso que promovemos: Valor.

Esse profissional sênior da ThoughtWorks é valioso. Esse que vai entrar no seu time. Ele já passou por vários times, várias organizações e vários contextos — alguns parecidos, outros bem distintos do que se encontra em sua organização hoje. Ele não vai repetir exatamente o que funcionou no seu último projeto, mas vai refletir sobre o que o seu produto de software está tentando alcançar, e quais das cem formas de fazê-lo devem ser colocadas à prova no seu time, na sua organização. E cabe ressaltar que parte dessa reflexão vai ser feita contatando a rede ThoughtWorkers ao redor do mundo para discutir as opções atuais.

E aquele outro consultor, o mais “Junior” que entrou no time? Ele também é muito valioso. Ele acabou de voltar da Índia, onde passou dois meses debatendo e praticando com umas 40 pessoas de 10 nacionalidades distintas sobre as melhores formas de criar produtos de software. E agora ele fica trocando ideia com esses outros consultores “Junior”, espalhados ao redor do mundo. Esses que estão  entregando produtos de software, aprendendo e compartilhando novas formas de trabalhar. Aliás, eles formaram laços de amizade enquanto estavam na Índia, e estão conectando ideais que emergem em várias localizações.

Não vai ter desperdício

Eu também vou incluir pessoas do meu perfil nessa conversa. Por exemplo, eu poderia participar do inicio do projeto, fazer uma inception direto ao ponto, e depois acompanhar a criação desse produto de software. Isso traz muito valor para o seu projeto. Caro é desperdiçar tempo, dinheiro e esforço criando o produto errado!

(caro) …Em que há ou está relacionado com despesas excessivas; dispendioso.

Concordo plenamente com a segunda frase na definição de caro apresentada: Em que há ou está relacionado com despesas excessivas; dispendioso.

Não vai ter desperdício, pois tudo vai começar com uma inception enxuta. Definitivamente, não somos caros, somos valiosos. Mas, por favor, não deixe de nos convidar para conversar sobre seu portfólio de projetos e produtos. Vamos juntos identificar onde seremos ainda mais valiosos.

 

Seguem os links mencionados ao longo do artigo:

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é o autor do livro best-seller "Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo" (o primeiro em uma série de livros sobre Estratégia e Entrega Lean). Ele também é o criador do FunRetrospectives.com , site e livro sobre retrospectivas, futurospectives e actividades de team building. Caroli escreve neste blog com frequência. Receba a próxima postagem em seu e-mail. Inscreva-se aqui.

Pin It on Pinterest

X
X
X