[Lean Inception] Novas Funcionalidades nas Jornadas

16 ago 2018 | Lean Inception

Pergunta: Caroli, eu estava revisando os materiais do Lean Inception e me surgiu uma questão. Depois de mapear as features e classifica-las, temos a etapa de jornada dos usuários. Minha questão é: na etapa da criação das jornadas, não aparecem novas features? Se aparecem voltamos a fazer a etapa anterior de classificação.

Resposta: Excelente pergunta.

Sim, geralmente, ao fazer as jornadas vamos perceber novas features que não pensamos antes. Quando isso acontecer, escreve o cartão da nova feature num post-it e coloca num cartão verde, amarelo ou vermelho com as devidas marcações, segundo os gráficos e tabela da atividade Revisão Técnica, de UX e de negócio.

E tem outro ponto muito importante. Ao terminar de fazer as principais jornadas, verificamos onde podemos melhorar a vida dos usuários por meio das features. Nesse momento fazemos o mapeamento entre passos das jornadas e os cartões de features.

Depois desse passo, vale a pena rever quais features não foram mapeadas nas principais jornadas. Isso pode revelar duas situações interessantes:

(1) feature descrita do ponto de vista técnico e que não está claro como isso se relaciona ao usuário final, ou

(2) uma feature que não se relaciona a nenhuma das principais jornadas, o que pode indicar que deve ser descartada, ou que novas jornadas (algo inovador que surgiu?) devem ser consideradas e discutidas.

 

[content_block id=3005 slug=inception-mvp-e-diretoaoponto]

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é o autor do livro best-seller "Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo" (o primeiro em uma série de livros sobre Estratégia e Entrega Lean). Ele também é o criador do FunRetrospectives.com , site e livro sobre retrospectivas, futurospectives e actividades de team building. Caroli escreve neste blog com frequência. Receba a próxima postagem em seu e-mail. Inscreva-se aqui.

Pin It on Pinterest

X
X
X