Template de agenda da Lean Inception

15 out 2018 | Lean Inception

Aqui você irá aprender sobre:

Aquí aprenderás sobre:

Here you will learn about:

Ici, vous apprendrez:

Qui imparerai a conoscere:

Hier erfahren Sie Folgendes:

Já perdi a conta de quantas vezes usei (e compartilhei) este template de agenda da Lean Inception. Por isso coloco-o aqui para facilitar sua vida, meu caro colega organizador e facilitador de Inceptions.

Note nesta agenda que as atividades de kick-off e showcase do workshop estão marcadas em cor laranja, respectivamente no início e no final da semana. No mundo ideal, todos membros do time estarão presentes na sala de guerra durante a semana, participando de todas as atividades. Entretanto raramente temos a disponibilidade de agenda dos stakeholders. O mínimo necessário, é que os stakeholders participem das sessões de kick-off e showcase, onde são respectivamente, apresentadas as expectativas do negócio para a semana, bem como o resultado obtido pelo time dedicado no workshop.

Sessões

Segue a lista de atividades sugeridas (na ordem recomendada), com suas breves descrições. Compartilhar esta lista (com suas respectivas descrições) ajuda a explicar (ou justificar)  a importância de cada sessão.

Apresentações

Vamos conhecer uns aos outros (fatos pessoais, nível de habilidade, papéis passados, actuais funções, equipes, etc) antes de entrar mais fundo nas atividades da Inception.

Kick off

A sessão de kickoff serve para orientar os participantes com as razões do negócio, e dar início ao entendimento comum das suas principais necessidades e objetivos.

Visão do produto

O entendimento da necessidade do produto  guiará as atividades seguintes. Os conceitos apresentados inicialmente são apenas uma visão, e a ideia será refinada durante a inception.

Objetivos do Produto

Cada membro da equipe deve compartilhar o que entende sobre os objetivos do produto e isto deve ser discutido para que o time alcance um consenso sobre o que é realmente importante.

Personas

Para efetivamente identificar as funcionalidades de um sistema, consideramos importante ter em mente os usuários e seus objetivos. A maneira que normalmente utilizamos para representar estes usuários é através de personas.

Brainstorming de Features

Feature é a descrição de uma ação ou interação de um usuário com o produto. Por exemplo: imprimir nota fiscal, consultar extrato detalhado, e convidar amigos do facebook. A descrição de uma funcionalidade deve ser o mais simples possível. O usuário está tentando fazer uma coisa. O produto deve ter uma funcionalidade para isso. Que feature  é essa?

Revisão Técnica, de UX e de Negócio

Vamos alinhar como a equipe se sente em relação ao entendimento  técnico e o  entendimento de negócio para cada feature, bem como o esforço e o valor de negócio associado a mesma.

Jornadas

A jornada do usuário descreve o percurso de um usuário por uma seqüência de passos dados para alcançar um objetivo. Alguns desses passos representam diferentes pontos de contato com o produto, caracterizando a interação do usuário com ele.

Sequenciador

A partir do conjunto de features já levantados e esclarecidos (inclusive com as personas e jornadas), precisamos elaborar um plano de entrega, coerente com o conceito de MVP.

Canvas MVP

Para cada MVP, vamos criar um Canvas MVP, no qual iremos deixar claro aa visão do MVP, as hipóteses do negócio, as métricas recolhidas, as features, as personas e jornadas atendidas, e o custo e cronograma para a entrega do mesmo.

Showcase

Então, quão grande é este esforço? (Cada MVP e suas funcionalidades). Agora é mais uma oportunidade de repensar se a visão do produto, as personas , as jornadas, as features e os MVPs ainda fazem sentido. Devemos simplificar os MVPs de alguma forma? Devemos mudar alguma coisa? Seguimos com esta iniciativa?

Participantes

Liste (e convide) com bastante antecedência todas as pessoas que irão participar da inception.

Stakeholders e membros to time

O modelo de agenda apresentou dois tipos de sessões (em cores laranja e azul), que correspondem aos níveis de participação: stakeholders ou de membros do time.

  • Membro do time é qualquer pessoa diretamente envolvida pela compreensão e implementação do produto. Estas são as pessoas que devem participar ativamente em todas as sessões do workshop. Estas podem incluir: Produt Owners, desenvolvedores, testadores, scrum master, gerentes de projeto e experiência do usuário.
  • Stakeholder é qualquer pessoa impactada pelo projeto. São pessoas altamente interessadas no direcionamento e resultado da Inception, mas que não tem tempo para participar em todas as sessões. Estas podem incluir: patrocinadores, usuários finais, jurídico, vendas e marketing.

Checklist

Utilize um checklist para verificar todas as ações necessárias antes da inception. São elas:

  • o organizador da Inception já recebeu esta planilha
  • convites enviado para os stakeholders
  • convites enviado para  os membroe da equipe
  • Canetas para todos
  • Post-its coloridos
  • Cartões e papel A4
  • Flipchart
  • Coffee break
  • Disponibilização das agendas
  • Facilitador experiente
  • Reserva de sala

Clique aqui para baixar o template: agenda-inception-enxuta.xlsx

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Técnicas para Facilitação de Lean Inception

Técnicas para Facilitação de Lean Inception

Como você facilita uma reunião, uma atividade ou uma sessão de workshop? Deve ser um grande grupo com todos conversando? Começar com um brainstorming individual? Trabalha em grupos menores? Você deve considerar muitas opções para decidir a formação do grupo e abordagem de comunicação. Neste artigo, o autor Paulo Caroli compartilha algumas técnicas e dicas usadas durante na facilitação de workshops Lean Inception, incluindo conselhos para executá-las remotamente.

ler mais
O Canvas MVP

O Canvas MVP

Construir produtos de muito sucesso, reduzindo tempo, uso de recursos e alinhados às necessidades dos usuários, é o desejo de qualquer organização ou negócio. Neste artigo, o criador do método Lean Inception, Paulo Caroli, traz a você mais detalhes sobre o Canvas MVP, importante ferramenta utilizada para validar ideias de produtos.

ler mais

Pin It on Pinterest