Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

MVP para porte pequeno antes do porte grande?

Pergunta:  Eu tenho um produto para segmento A e viso atingir clientes de porte médio/grande, porém com um primeiro MVP liberado eu conseguiria atender clientes menores. Faz sentido?

Resposta: Mais uma vez (assim como na resposta sobre a sua pergunta se MVP antecipa ROI), a resposta é: depende da sua estratégia. Se você usa o MVP para gerar aprendizado, tem de ser intencional para gerar aprendizado útil para o seu próximo passo. No seu exemplo, se o aprendizado do cliente menor for útil para o seu objetivo de atingir o cliente maior, ótimo! O MVP ára o cliente menor gera aprendizado útil para o seu próximo passo.

Ou seja, a melhor opção é um MVP que valide algo do mercado que você quer alcançar.

No seu exemplo, em contrapartida, imagine um MVP para clientes menores que de nada te ajuda a atingir o cliente maior. Esse MVP não seria uma boa opção.

Talvez o mais indicado seria primeiro validar a hipótese que todos tamanhos de cliente (pequeno/médio/grande) precisam da mesma solução. Dependendo desse aprendizado, você decide os passos seguintes.

É difícil julgar um MVP ou uma estratégia. Se der certo, foi ótimo. Se der errado, você deveria ter seguido outro caminho (o meu pai chama isso de “profeta do passado”). Por isso que eu gosto das Lean Inceptions, um workshop colaborativo com pessoas de conhecimento e visões distintas. Nas Lean Inceptions ocorre muito brainstorming, conversa e atividades, para ao final alinhar o MVP. Dessa forma, fica bem mais claro a todos algo de extrema importância: a estratégia e o MVP.

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
MVP: Conheça e saiba como usar o Produto Mínimo Viável

MVP: Conheça e saiba como usar o Produto Mínimo Viável

MVP é abreviação do conceito Minimum Viable Product que, em português, representa o Produto Mínimo Viável. São apenas três letras que carregam um significado muito importante para empreender com sucesso. Neste artigo, você vai conferir todos os detalhes sobre MVP e sua importância para os times e organizações, assuntos trazidos pelo criador da Lean Inception, o autor Paulo Caroli.

ler mais
Tipos de MVP

Tipos de MVP

Entender e escolher entre os tipos de MVP pode acelerar o ciclo de aprendizado e levar ao aperfeiçoamento do produto de maneira eficaz. O MVP não é apenas um lançamento preliminar, mas uma estratégia de teste e aprendizado, essencial para qualquer projeto que busque sucesso e inovação contínuos.

ler mais
Tens uma ideia de produto?

Tens uma ideia de produto?

O artigo ressalta a limitação de planejar e desenvolver um produto completo como método para testar um modelo de negócios ou ideia. Em vez disso, destaca a importância de validar hipóteses através do conceito de MVP (Minimum Viable Product). Ao compartilhar a experiência dos empreendedores cariocas com o Easy Taxi, enfatiza a crucial aprendizagem com usuários reais. O autor também menciona seu projeto, iChooseThisOne.com, como um valioso exemplo de MVP, mesmo sem alcançar o sucesso. O texto sublinha que o sucesso frequentemente exige ajustes e correções de curso, ressaltando a necessidade de um aprendizado contínuo.

ler mais

Pin It on Pinterest