O Jogo das Garrafas WIP

28 jul 2022 | Cultura Ágil

O Jogo das Garrafas WIP é um jogo rápido e eficaz para equipes ágeis, presenciais ou remotas, para ilustrar aspectos essenciais para melhorias de colaboração e fluxo de trabalho.

 

Quando usar o Jogo das Garrafas?

Você deve usá-lo quando precisar trazer um ou muitos dos seguintes pontos:

  • Limitar trabalho em andamento (WIP)
  • Trabalhar com tamanhos de lote pequenos
  • Priorizar com base no custo do atraso
  • Calcular o custo da oportunidade
  • Colaborar para um lead time mais rápido
  • Provar a Lei de Little (WIP = Throughtput x Lead time)

O material necessário

Você vai precisar de:

  • uma garrafa de água de 300ml para cada participante;
  • uma pequena xícara de café por participante;
  • um quadro branco ou um lugar para escrever os resultados.

Como facilitar o Jogo das Garrafas?

Abaixo, o autor Paulo Caroli explica o jogo para dois grupos de cinco pessoas cada. Mais tarde, contará como facilitar isso com mais pessoas.

Forme dois grupos de cinco pessoas. Todo mundo vai beber.

Distribua 10 xícaras de café, uma para cada bebedor.

Coloque três garrafas de água para cada grupo. Garrafas de água de 300 ml são as melhores.

Garrafas e copos prontos para o grupo I.

Escolha uma pessoa de cada grupo para ser o servidor.
Ele deve seguir as regras, mas não deve compartilhar as mesmas (pelo menos, até que o jogo termine).


As regras para servir as bebidas

Antes de iniciar o jogo, você deve chamar os dois servidores para explicar somente a a eles as regras em particular:

Servidor do grupo I

O servidor do grupo um deve limitar o número de garrafas abertas a uma (O WIP – Work in Progress – de garrafas abertas é 1). Ele começa o jogo abrindo uma garrafa. A segunda garrafa deve ser aberta apenas quando a primeira garrafa estiver vazia.

Na primeira rodada, o servidor deve servir a pessoa A com a garrafa 1, a pessoa B com a garrafa 1, a pessoa C com a garrafa 1 e assim sucessivamente até acabar a garrafa 1., quando a garrafa 2 deve ser aberta.

Servidor do grupo II

O servidor do grupo dois deve abrir todas as quatro garrafas para começar. E deve servir cada pessoa de uma garrafa diferente.

Na primeira rodada, o servidor deve servir a pessoa A com a garrafa 1, a pessoa B com a garrafa 2, a pessoa C com a garrafa 3, a pessoa D com a garrafa 1 e a pessoa E com a garrafa 2. Na segunda porção, a pessoa A com a garrafa 3, pessoa B com a garrafa 1, e assim por diante.


Comemoração dos bebedores

Super importante: sempre que uma garrafa fica vazia, os bebedores do grupo devem comemorar (algumas pessoas batem na garrafa de água na mesa para fazer muito barulho).

É muito importante pedir ao grupo para comemorar muito a conclusão da “tarefa” em progresso – terminar uma garrafa.


O ritmo de beber

Os servidores devem servir assim que o facilitador assim o disser: “por favor, sirva seu grupo”.

Os bebedores devem beber assim que o facilitador disser: “por favor, bebam”.

Nota do facilitador

O facilitador deve anotar em local visível para todos (quadro branco ou flipchart). As notas são uma representação visual que mostra o status de cada garrafa de grupo (aberta, não aberta, ou terminada) conforme a rodada de bebida.

Abaixo, está um resultado final para um jogo das garrafas, para duas equipes (três garrafas para cada equipe, 5 bebedores, três rodadas de bebida):

Abaixo, está um passo a passo da tomada de notas para cada rodada.

Rodada 1, servindo (instruções: “por favor, sirva seu grupo”):

Rodada 1, bebendo (instruções: “bebam, por favor”):

Rodada 2, depois de servir:

Rodada 2, depois de beber:

Rodada 3, depois de servir:

Rodada 3, depois de beber:

Variações no número de pessoas

Se você tiver apenas cinco pessoas, execute o jogo duas vezes. A primeira vez seguindo as regras do servidor I, a segunda vez com as regras do servidor II.

Se você tem quinze pessoas. Crie três grupos. O servidor III deve começar a abrir duas garrafas, só abrir outra se uma terminar (limite WIP = 2).

Se tiver mais pessoas? Você pode fazer grupos maiores de bebedores. Mantenha uma proporção de cinco bebedouros para três garrafas de água de 300 ml.

Se você não tem grupos com múltiplos de cinco participantes? Ajuste a diferença decidindo se o servidor também é um bebedor ou não.

É importante manter a restrição: os grupos devem ter o mesmo número de pessoas bebendo, a quantidade e o tamanho das garrafas são os mesmos, as xícaras de café são do mesmo tamanho e as porções são, aproximadamente, da mesma quantidade.

Perguntas para fazer depois do Jogo das Garrafas

Certifique-se de que o resultado do jogo seja visível para todos. Abaixo, estão algumas perguntas úteis:

  • Qual grupo celebrou mais vezes?
  • Quanto tempo o grupo um levou para terminar a primeira garrafa? E o grupo dois?
  • Os bebedores beberam a mesma quantidade?
  • A quantidade de bebida consumida pelos grupos foi igual?
  • O número de garrafas foi igual para todos os grupos?
  • O que era diferente?
  • E se mudássemos de 300 ml de água para 500 ml de água? E se fossem garrafas de 1 litro? O que seria diferente?
  • Considere que você recebe 100 dólares por minuto por cada garrafa que termina? Qual grupo recebe mais dinheiro depois de 10 minutos (considerando que cada rodada de bebida leva um minuto)? Você poderia calcular?
  • Considere que você recebe 100 dólares por minuto por terminar uma garrafa de 300 ml, 200 dólares por minuto por uma garrafa de 500 ml e 300 dólares por minuto por uma garrafa de 1 litro. Assuma que você limita o WIP a uma garrafa. Qual a primeira garrafa a ser aberta? Por quê?

Jogo das Garrafas Remoto – Relato do autor Paulo Caroli

Criei este jogo em 2011, logo depois de escrever um post no blog sobre meu bar de uísque e parâmetros de fluxo (o nome: WIP – Whisky In Progress – daí o nome do Drinking Game). Não recomendo este jogo com uísque. As pequenas garrafas ou latas de cerveja são boas opções para quem bebe cerveja (certifique-se de que está tudo bem para o grupo antes de propor; troque por suco, refrigerante ou a bebida preferida do grupo).

Em 2020, criei um board online para o jogo. No começo, eu pensei que seria chato. Mas, para minha surpresa, os resultados foram muito bons. Isso desencadeou as conversas importantes sobre fluxo de trabalho, colaboração e priorização.

Aproveite o Mural Jogo das garrafas WIP compartilhado pela Caroli.org:

Abaixo estão algumas imagens após a execução do jogo (os limites de WIP são respectivamente: 6 garrafas, 3 garrafas e 1 garrafa).

Mais info

Se você gosta desse jogo, você vai gostar do E-book Diagrama de Fluxo Cumulativo (disponível na Amazon).

>> Que tal ter uma conversa guiada com sua equipe ágil sobre métricas de fluxo? Melhor ainda, levar conhecimento para a sua equipe por meio de um jogo que simula uma equipe ágil trabalhando efetivamente com métricas de fluxo. Confira o  Treinamento Lean Delivery com Métricas Ágeis.

>> Interessado em orientar a liderança sobre como trazer algumas iniciativas do nível estratégico para os níveis tático e operacional? Como priorizar (e limitar o WIP) de iniciativas, projetos, produtos e/ou funcionalidades? Confira o Treinamento Liderança de Produto e Alinhamento Estratégico.

 

 

Caroli.org

A Caroli.org, com um excelente time e a integração de pessoas autoras, treinadoras, parceiras e demais colaboradoras, tem como missão principal compartilhar conhecimento e, dessa forma, contribuir para a transformação de um mundo melhor. Veja mais detalhes sobre nossos Treinamentos autorais e exclusivos, nossos Livros e muitos outros conteúdos em nosso Blog.
UX Ágil: Como otimizar o UX Design em Times Ágeis

UX Ágil: Como otimizar o UX Design em Times Ágeis

Conheça o framework UX Ágil, que nasceu como um guia de implementação do processo de UX, especialmente, para auxiliar empresas que ainda não possuem a cultura do desenvolvimento orientado ao usuário. Aprenda todas as etapas e atividades do UX Ágil, que irão contribuir, entre outras coisas, para o aumento da eficiência do seu time.

ler mais
O novo normal

O novo normal

Estamos retornando para o mundo presencial, ou melhor, um mundo mesclado, com presencial e remoto. Ao menos essa foi a minha experiencia no dia 28 de outubro de 2021 ao palestrar em um evento presencial e remoto (com transmissão ao vivo para quem se inscreveu para...

ler mais

Pin It on Pinterest

X
X
X