Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Como criar um backlog de trabalho para alcançar seus OKRs: um guia prático

Este artigo é o próximo passo na série de artigos sobre OKR (Objectives and Key Results), assumindo que você já escreveu um bom OKR com um objetivo ÁCIDO e KRs SMART focados em outcome. Agora, a pergunta principal a ser respondida é: o que pode ser feito para alcançar seus OKRs?

 

Organize uma sessão de brainstorming

Uma sessão de brainstorming é uma boa maneira de listar opções, atividades, entregáveis e alternativas para alcançá-los. Uma pergunta simples pode ajudar: “Quais tarefas, atividades ou entregáveis devemos trabalhar para atingir o OKR?”

 

Formule as declarações de hipóteses

Outra opção é formular as declarações de hipóteses. Essa é uma boa prática para apresentar as iniciativas e ideias que a equipe acredita serem úteis para alcançar os OKRs, aceitando-as como hipóteses, ou seja, como a possibilidade de algo acontecer. Um template útil para isso é: “Acreditamos que <esta iniciativa> ajudará com <este objetivo>, porque temos a hipótese de que <hipótese>. Sabemos que estamos chegando lá com base nesses <resultados chave>.”

 

Planeje uma Lean Inception

Dependendo do contexto, uma breve sessão de formulação de hipóteses ou brainstorming de atividades pode ser suficiente para criar o backlog de trabalho da equipe na busca de alcançar seus OKRs. Algumas equipes utilizam workshops colaborativos, como a Lean Inception, para ter um melhor entendimento, elaborar opções e, ao final, decidir por onde começar e qual é o mínimo viável que elas acreditam que irá ajudá-las na direção de alcançar seus OKRs.

 

Faça a ponte entre Outcome e Output

Independentemente da abordagem escolhida, é essencial fazer o mapeamento entre os outcomes desejados, que já devem estar nos seus OKRs, e o backlog de trabalho do time, geralmente com tarefas, atividades e entregáveis (outputs).

Ao criar o backlog de trabalho, é crucial estabelecer uma conexão clara entre outcome e output, ou seja, entre os resultados esperados e as entregas tangíveis. As atividades, tarefas e entregáveis listados no backlog devem estar alinhados aos outcomes definidos no OKR, de forma que haja uma compreensão clara de como as entregas se relacionam com os resultados desejados. É fundamental que haja um acompanhamento constante para garantir que as entregas estejam de fato levando a equipe na direção certa. Dessa forma, o backlog de trabalho estará focado nos resultados e não apenas nas tarefas a serem realizadas, o que é essencial para que a equipe alcance seus objetivos e tenha sucesso no cumprimento dos OKRs.

 

Em resumo

Em resumo, para criar um backlog de trabalho que ajude a equipe a alcançar seus OKRs, é preciso identificar e listar as atividades, tarefas e entregáveis necessários. Além disso, é importante formular declarações de hipóteses para as iniciativas e ideias que a equipe acredita serem úteis, bem como garantir o mapeamento entre os outcomes desejados e o backlog de trabalho. Com uma abordagem colaborativa e focada em resultados, é possível criar um backlog de trabalho eficiente que levará a equipe a alcançar seus objetivos e resultados esperados.

 

Gostou deste conteúdo?

Conheça o Treinamento OKR Leadership: Defina, acompanhe e facilite OKRs em sua organização.

Clique no botão abaixo e faça parte do grupo de WhatsApp onde iremos definir as datas das próximas turmas.

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Determinismo Ágil: A Influência de Team OKR, Lean Inception e PBB

Determinismo Ágil: A Influência de Team OKR, Lean Inception e PBB

Neste artigo, exploramos a teoria do determinismo causal no contexto dinâmico das times ágeis. Discutiremos como as ações e escolhas estratégicas afetam o destino de um time ágil, aplicando os conceitos de Team OKRs, Lean Inception e Canvas PBB. Aqui, o “Determinismo Ágil” é apresentado como uma cadeia de eventos interligados e essenciais para o sucesso da sua equipe

ler mais
Transformando a Experiência do Colaborador com Lean Inception

Transformando a Experiência do Colaborador com Lean Inception

Neste artigo, o autor JP Coutinho aborda a Lean Inception como uma ferramenta valiosa para melhorar a experiência do colaborador desde o início de projetos ou iniciativas. Ele compartilha sua experiência com a metodologia na criação de produtos de Gestão de Pessoas, incluindo ações de desenvolvimento e programas de incentivo, e destaca os benefícios principais para organizações e times com essa abordagem.

ler mais

Pin It on Pinterest