Resultado chave é outcome! Entretanto, percebi que várias pessoas confundem “Resultado-chave” (outcome) com “Atividades para alcançar Resultado-chave” (output). Muitas vezes, eu facilito uma sessão para uma equipe definir seus OKRs. E eu tenho visto essa confusão, em muitas equipes.
Não confunda “Resultado-chave” com “Atividades para alcançar Resultado-chave”. Tweet This.
Veja o exemplo de OKR a seguir (do artigo do Felipe Castro sobre OKR):
Objetivo: criar uma experiência incrível para o cliente
Resultado-chave: Melhorar o NPS de X para Y.
Agora, imagine que o João trabalha na equipe responsável por melhorar esse KR (Key Result, em inglês), então o João sugere o seguinte:
Atividade para alcançar este KR: Criar um novo modelo de assinatura.
O João acredita que essa atividade — criar um novo modelo de assinatura — ajudará a alcançar o KR.
O ponto é que, na sessão OKR, o João e todos devem se concentrar na definição dos KRs. O momento é de definir O QUE constitui os KRs. Depois, em um segundo momento (provavelmente em um outro workshop ou reunião sobre o backlog de trabalho para atingir o KR), esse grupo de pessoas que definiu os KRs deve refletir sobre COMO atingir esses KRs.
Muitas pessoas devem ter ideias de atividades e formas para alcançar o KR. Então, nesse segundo momento — uma sessão sobre COMO alcançar os KRs –, convide mais pessoas e fomente muita conversa sobre possíveis atividades e formas para alcançar o KR. Não se limite somente ao grupo que inicialmente definiu os KRs.
Esse é o ponto principal: Se você está numa sessão de definição dos OKRs, mesmo que você pense em uma atividade para alcançar um KR, não descreva o KR em termos dessa atividade. Em vez disso, descreva-o com base nos resultados que você espera alcançar.
No melhor cenário, você executa a atividade para alcançar o KR e comemora que fez um bom progresso para alcançá-lo.
Mas, por outro lado, se você não conseguir isso com a atividade em que havia pensado originalmente, ainda terá a chance de pensar em outras opções para alcançar o KR.
Não há nada de errado em manter suas opções em aberto, especialmente se você, efetivamente, trabalha com OKR. Então, meu conselho:
Não descreva um KR em termos de uma atividade para alcançar o resultado; em vez disso, descreva-o em termos do resultado esperado.






