Team OKR: Alcançando sucesso a cada semana – compromissos na segunda a vitórias na sexta-feira

Scrum and Team OKR Events

O livro Radical Focus de Christina Wodtke é incrível! Uma leitura obrigatória para equipes que utilizam OKR (Team OKR).

A ideia de “Monday Commitments and Friday Wins” (Compromissos na Segunda e Vitórias na Sexta), que ela compartilha no seu livro, é extremamente útil. Aliás, eu a aplico pessoalmente para publicar artigos e posts no LinkedIn. Toda segunda-feira, faço um compromisso (considerando minha agenda naquela semana) e, na sexta-feira, reviso e comemoro mais uma semana ativa com artigos e postagens no LinkedIn.

No entanto, ao trabalhar com equipes nas organizações, especialmente equipes que criam produtos digitais, equipes de plataforma ou equipes de transformação e advisory, muitas vezes, não consigo alcançar resultados em uma semana. É a natureza do trabalho.

Nesses casos, eu utilizo o Team OKR combinado com Scrum, exatamente como descrito nesta sessão do post de Triple Track Development.

Team OKR and Scrum quarterly cycle

Team OKR and Scrum quarterly cycle

Os resultados-chave serão revisados a cada Sprint Review, ou seja, a cada semana (se for o caso de sprint de uma semana), ou a cada duas semanas, no caso de sprints de duas semanas. No Team OKR, os resultados-chave estão relacionados aos resultados (outcomes, em inglês).

Scrum and Team OKR Events

Scrum and Team OKR Events

Ainda assim, gosto do mantra “Monday Commitments and Friday Wins”, que se encaixa perfeitamente para times Scrum com sprints semanais. Na segunda-feira, a equipe faz o sprint planning, onde faz o compromisso, e, na sexta-feira, o sprint review e retrospectiva, para revisar e comemorar o que foi alcançado.

Para equipes que visam atingir metas associadas a entregas e esforços que se estendem por mais do que alguns dias, como é o caso de muitas das equipes com as quais colaboro, a estratégia de “Compromissos de Segunda e Conquistas de Sexta” pode ser eficaz para impulsionar o progresso dos itens na lista de tarefas da semana (backlog da Srpint). Isso abrange itens de trabalho desde tarefas até histórias de usuários e entregáveis. Estes itens, geralmente, representam os outputs gerados.

Tudo bem com outputs, desde que estejam relacionados a algum resultado (outcome). Talvez na sexta-feira você não consiga comemorar a completude do resultado, mas ao menos deve verificar algum progresso em relação a ele. Por isso, conforme demonstrado na imagem acima, eu sugiro que, se você está usando Scrum e Team OKR, nos últimos 15 minutos da sua Sprint Review, você também verifique o seu Team OKR. Celebre os outputs, mas revise e verifique os resultados (outcomes) do seu Team OKR.

“Monday Commitments and Friday Wins” sempre! Mesmo que leve algumas semanas consecutivas para alcançar o resultado desejado! Tweet This.

 

 

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um apaixonado por inovação, empreendedorismo, produtos digitais, processo, pessoas e transformação. Como autor do best-seller “Lean Inception” e facilitador de workshops estratégicos, sua contribuição tem sido fundamental para o avanço de práticas ágeis em diversas organizações. Como autor, palestrante, consultor e facilitador, Caroli já ajudou muitas pessoas, times e organizações a desbloquear ideias e aprimorar a forma de trabalhar, inspirando muitos a buscar o sucesso em suas próprias trajetórias profissionais.
Questionando ‘Por que este KR’: Aperfeiçoando os Resultados-Chave

Questionando ‘Por que este KR’: Aperfeiçoando os Resultados-Chave

Neste artigo, aprofundamos a questão fundamental: “Por que este KR é importante para o objetivo?” durante o processo de definição dos Resultados-Chave (KRs). Apresentamos três cenários esclarecedores: (1) a transformação de um KR inicialmente centrado em output em um orientado para outcome, (2) a identificação da necessidade de KRs complementares e (3) a validação de que o KR original está bem formulado. Cada cenário oferece valiosas lições sobre a definição de KRs e a garantia de seu alinhamento efetivo com os objetivos.

ler mais

Pin It on Pinterest