🥳  No mês de Aniversário da Caroli.org, você estuda com 30% off usando o cupom: 7ANOSCAROLI. Escolha o seu treinamento!

Precisa de ajuda para escolher o seu
treinamento ou tem alguma dúvida?

Conte a história com OKR

imagem capa do artigo com fundo branco, imagens que lembram ideias, gráficos crescentes, logo da Caroli e em preto e vermelho a palavra OKR

A atividade “Conte a história com OKR” usa o poder da narrativa para ajudar o grupo a pensar sobre seus Objetivos e Resultados-chave (OKRs). Ao compartilhar expectativas e reflexões sobre os objetivos desejados, podemos nos alinhar em relação aos resultados-chave. Isso oferece uma maneira envolvente e colaborativa de incentivar a reflexão, o estabelecimento de indicadores e o acompanhamento do progresso, enquanto promove discussões abertas e honestas entre os membros do grupo.

Passo a passo:

  1. Converse e alinhe sobre o contexto atual: faça as seguintes perguntas: Onde estamos hoje? Qual problema enfrentamos? Qual desafio temos?
  2. Decida o objetivo: promova uma conversa, faça anotações e depois descreva o objetivo que responde às seguintes perguntas: Onde queremos chegar? O que queremos alcançar?
  3. Peça que cada pessoa “conte a história”: Para tanto, elas devem focar em indicadores. Cada pessoa anota em uma cor de post-it e responde às seguintes perguntas: Quais são os itens que mostram progresso em direção ao objetivo? O que você valoriza no processo? Como sabemos que estamos chegando lá? Quais são os indicadores que demonstram progresso na direção ao objetivo?
  4. Agrupe indicadores semelhantes, discuta e defina os resultados-chave – Key Results (KR).
  5. Revise o Objetivo e os KRs

 

  • O passo 1 da atividade é para colocar todos na mesma página e entender o contexto atual.
  • O passo 2 deve resultar em um objetivo. Caso haja mais de um objetivo, concentre-se primeiro em um e depois repita a atividade para os outros objetivos.
  • O passo 3 gera dados necessários.
  • O passo 4 gera a definição de bons KRs, os indicadores quantitativos que mostram progresso em direção ao objetivo.

É importante distinguir entre os KRs que indicam o progresso em direção ao resultado (outcome) e as tarefas, atividades, funcionalidades e entregáveis necessárias para alcançar o resultado (output). Como facilitador, você vai influenciar o grupo entre deixar a conversa sobre output para depois ou falar de ambos – outcome e output – ao mesmo tempo (eu não recomendo). Nesse caso, procure ter pelo menos alguns KRs focados em resultados (outcome), não somente em output.

Template Mural

Segue o template Mural para facilitar esta atividade remota.

Gostou deste conteúdo?

Conheça o Treinamento Team OKR Mastery: Alcançando o Sucesso da Equipe com OKRs.

Paulo Caroli

Paulo Caroli é um consultor, autor e palestrante altamente respeitado, conhecido por criar a metodologia Lean Inception. Como autor de cinco livros influentes sobre agilidade nos negócios, incluindo o best-seller Lean Inception, ele traz uma vasta experiência prática para seu papel como Inception & OKR advisor na Thoughtworks - Expert in Product and Project Inception, Advisor on Team OKR. Paulo está profundamente envolvido em workshops estratégicos, desenvolvimento de produtos digitais e na orientação de equipes sobre agilidade nos negócios e estratégia de produto.
Determinismo Ágil: A Influência de Team OKR, Lean Inception e PBB

Determinismo Ágil: A Influência de Team OKR, Lean Inception e PBB

Neste artigo, exploramos a teoria do determinismo causal no contexto dinâmico das times ágeis. Discutiremos como as ações e escolhas estratégicas afetam o destino de um time ágil, aplicando os conceitos de Team OKRs, Lean Inception e Canvas PBB. Aqui, o “Determinismo Ágil” é apresentado como uma cadeia de eventos interligados e essenciais para o sucesso da sua equipe

ler mais
Team OKR: Alcançando sucesso a cada semana – compromissos na segunda a vitórias na sexta-feira

Team OKR: Alcançando sucesso a cada semana – compromissos na segunda a vitórias na sexta-feira

O livro “Radical Focus” de Christina Wodtke destaca a eficácia da estratégia “Monday Commitments and Friday Wins” (Compromissos na Segunda a Vitórias na Sexta-feira). A combinação de Team OKR alinhada aos eventos Scrum destaca a importância de buscar progressos constantes (output a cada semana) para alcançar resultados desejados (outcome). “Monday Commitments and Friday Wins” é fundamental para motivar a entrega de outputs que demonstram progresso em relação aos resultados desejados.

ler mais

Pin It on Pinterest